Os Professores Leonardo Mathias, Renan Fineto e Eduardo Gonçalves, Auditores de Controle Externo do TCE-SP, deram dicas preciosas para os alunos que pretendem conciliar os concursos da área de Controle neste ano de 2020.
Olá, Estrategista. Tudo bem?
Como já foi dito em muitos dos nossos webinários, o ano de 2020 está sendo considerado o “ano de ouro” para a área de Controle e Gestão. São muitos Tribunais de Contas com editais publicados ou iminentes.
Além do mais, a área é considerada uma das que possui as melhores remunerações e o TCU foi eleito o melhor órgão público para se trabalhar no país!
Isso tudo acaba atraindo muitos concurseiros, inclusive os que estavam se dedicando para outras áreas.
O que ninguém esperava é que todos esses editais fossem ser publicados quase que concomitantemente.
Porém, existe o lado bom em meio ao caos: todos estão suspensos em razão da pandemia causada pelo Covid-19, o que concede um pouco mais de tempo para a sua preparação.
E esse ponto pode ser um grande incentivador à conciliação de todos esses editais.
Ocorre que, quando falamos em conciliação, vem aquela polêmica: devo mirar em várias oportunidades ou o ideal é centralizar os meus esforços em uma só?
A resposta, você vai conferir nas próximas linhas!
Vamos mostrar todas as possibilidades a você. Assim, ficará mais fácil decidir qual é a melhor opção, ou as melhores opções, de acordo com a sua realidade.
Primeiramente, traremos um panorama geral dos quatro concursos da área de controle abordados no webinário:
Antes de passar à avaliação da planilha, o professor Renan Fineto fez uma importante ressalva:
“Não é prudente, não é saudável que todo mundo faça a conciliação de todos os quatro editais de concursos da área de controle. Isso porque há três que já estão em fase de pós-edital, além de que o TCM-SP é outra banca.
Isso porque o aluno iniciante pode sentir muita dificuldade em estudar para todos os editais simultaneamente, o que pode gerar desorganização e comprometer o rendimento.
Mas o aluno intermediário e avançado consegue se organizar para conciliar os estudos e chegar competitivo a todas as provas ora abordadas.
Para ficar mais claro, vamos analisar a tabela comparativa a seguir:
Por meio da tabela apresentada acima, pode-se concluir que, se o aluno quiser conciliar todos os editais, é vantajoso que ele monte o ciclo de estudos com foco no TCU.
Também é possível identificar que o concurso do TCDF é bem similar ao do TCU. Das 19 disciplinas usadas no comparativo, 16 são coincidentes nestes dois concursos.
Assim, apenas Administração Geral/Pública e Análise de Dados são cobradas no TCU, mas não no TCDF; e a disciplina de Finanças Corporativas, que é cobrada no TCDF, mas não no TCU.
É possível afirmar que não dá para perder a chance de fazer o TCU e não fazer a prova do TCDF.
Outro ponto é que o aluno iniciante terá dificuldade de “brigar por uma vaga” para o TCU e TCDF, já que são muitas disciplinas, o que exige maior tempo de preparo e amadurecimento nos estudos.
Já, quanto ao TCE-RJ são apenas 10 disciplinas. Além de que pode se observar que todas elas estão contidas no concurso do TCU. Com isso, pode-se chegar a duas conclusões:
O que também deve ser verificado é a última coluna da tabela acima, que traz a quantidade de vezes que a disciplina foi cobrada. Ou seja, facilita a decisão daquele aluno que está com pouco tempo e que precisa avaliar criteriosamente o que vai priorizar nos estudos.
E esse é o assunto do próximo tópico!
Desse modo, pode-se perceber que as matérias seguintes são as exigidas em todos os editais de concursos da área de controle ora analisados.
Isso significa que elas compõem o “núcleo duro” desses concursos:
Uma disciplina que geralmente é cobrada na área de controle é Contabilidade. Assim, embora não tenha sido exigida no certame do TCE-RJ, está em todos os demais e ainda tem grandes chances de vir a constar nos editais dos próximos concursos.
Além disso, haverá provas discursivas em todos os certames. Inclusive, há uns anos, não era tão comum haver provas discursivas nos concursos da área de controle.
Isso mudou no decorrer dos anos e, agora, é difícil de se imaginar uma prova desta área sem cobrança de questões discursivas.
Mas não precisa ficar preocupado com a discursiva, pois, conforme o aluno for avançando no estudo e formando uma base, mais terá condições de fazer uma boa discursiva.
Como os editais são extensos, para que essa base seja formada, é necessário estudar por ciclos. O Estratégia possui um excelente material para facilitar a vida do aluno quanto a esse ponto: as Trilhas Estratégicas.
Vamos prosseguir, pois esse assunto será abordado no tópico seguinte.
As Trilhas Estratégicas são PDFs que contém uma linha de estudo a ser seguida pelo aluno conforme a sua área ou concurso foco.
Elas seguem um modelo de ciclo de estudos, que é muito importante para que o aluno avance com maior harmonia.
Ademais, há trilhas para todos os níveis de alunos: iniciantes, intermediários e avançados.
Já, para aquele aluno intermediário ou avançado que esteja estudando para a área de controle, o Estratégia preparou a Trilha Estratégica Sprint 70-90% TCDF, TCE-RJ e TCM-SP.
Essa trilha vai fazer o aluno sair do platô e alavancar seu percentual de acertos.
Basta ir à área do aluno, clicar no menu da esquerda chamado “Trilha Estratégica” e baixar os PDFs que são disponibilizados semanalmente. Ou seja, não precisa pensar no que vai estudar, pois a Trilha trará todo o cronograma que deve ser seguido.
Outro ponto é que a Trilha é semanal, sendo preparada para ser cumprida numa carga horária de 30 a 35 horas semanais. Porém, isso não quer dizer que todos os alunos precisam ter essa quantidade de horas disponível para conseguir seguir a Trilha.
Cada aluno deve seguir o seu ritmo, de acordo com a sua realidade. Claro que um aluno que trabalha e estuda provavelmente demorará mais tempo para terminar a Trilha do que aquele que estuda de forma integral.
Enfim, se não for possível cumprir a Trilha em uma semana, então que seja cumprida em 1,5 ou 2 semanas. O importante é seguir a ordem recomendada das tarefas.
Já, para o TCU, como ainda não há edital na praça, há trilhas específicas: de 0 a 70% e de 70 a 90%, a depender do nível do aluno, conforme já mencionado.
O uso de uma planilha de ciclo de estudos também é muito importante para que seja possível controlar a sua carga horária, o andamento e a evolução dos seus estudos.
Tenha acesso à planilha de ciclo de estudos elaborada pelo Professor Renan Fineto, que pode ser usada para monitorar o seu dia a dia de estudos.
Então, o primeiro passo é saber qual a sua carga horária disponível para estudar. Importante lembrar que se trata de carga horária líquida, ou seja, o tempo efetivo de estudo.
Isso serve para que o planejamento seja cumprido e para que a motivação permaneça em alta.
Depois, analise quais as disciplinas compõem o “núcleo duro” do seu concurso, conforme abordamos anteriormente. Distribua essas matérias entre os dias da semana.
Para o aluno avançado, é fundamental que seja feita uma avaliação consciente do que já foi estudado e do nível desse estudo. Após, importante focar nos pontos a melhorar, sempre levando em consideração o que possui maior custo-benefício para a sua prova.
Depois de planejar, é hora de executar. Mas também é imprescindível que haja um acompanhamento e uma avaliação periódica do seu rendimento. Lembrando sempre de fazer ajustes sempre que necessário.
Por fim, leve com você este recado do Prof. Leonardo Mathias:
Deixe o seu comentário com suas dúvidas, sugestões ou elogios ;-)
Grande abraço e bons estudos!
Luana Vicente dos Santos Furlani
Coach do Estratégia Concursos
Instagram: @luvicentesantos
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora uma de nossas opções de Assinatura tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro de todos os concursos:
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
O concurso público da Prefeitura de Santo Antônio do Palma, no Rio Grande do Sul,…
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…