Notícia

Concursos 2022: Congresso Nacional aprova PLDO!

O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2022. Na Câmara dos Deputados a matéria teve 278 votos a favor, 45 votos contra e 1 abstenção. No Senado Federal, o placar foi de 40 votos a favor e 33 votos contra. Agora, o vai para a sanção do presidente da república.

O texto do PLDO garante a destinação de recursos para provimento de cargos de alguns concursos federais com, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O PLDO 2022 permite a concessão de aumentos de salários aos servidores, já que os limites impostos pela LDO 2021 e pela Lei Complementar 173/2020 a reajustes na remuneração de funcionários públicos perdem validade a partir de 1º de janeiro de 2021.

O PLDO 2022 permite a criação de cargos, funções e gratificações, além de despesas com vantagens, aumentos na remuneração e mudanças na estrutura de carreiras, desde que sejam respeitadas as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também fica autorizada a ocupação de vacâncias que não decorram de aposentadoria ou óbito do servidor. Fica permitida também a contratação de profissionais temporários sob a condição de que seja comprovada a disponibilidade de recursos.

O Projeto também prevê a realização do Censo Demográfico de 2022, que ocorre a cada 10 anos e é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização do Censo abre a necessidade de realização de um concurso IBGE, uma vez que a contratação de servidores é fundamental para a execução das pesquisas.

Para saber todas as previsões de concursos para o ano de 2022 acesse o artigo abaixo:

Saiba mais: concursos 2022

2ª Semana Nacional dos Concursos Públicos, de 12 a 19/07! Clique no banner para participar!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.