Concurso TST: veja os recursos possíveis!
Após a aplicação das provas do concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) no último domingo, 21 de janeiro de 2024, o Cebraspe, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos provisórios da etapa.
Com isso, os interessados poderão interpor recursos entre os dias 24 e 25 de janeiro. O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial, e vai te ajudar em mais essa etapa.
Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!
Concurso TST – recursos possíveis!
QUESTÃO 7
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
De acordo com a banca examinadora, as assertivas I e IV estão corretas, e realmente estão. No entanto, não se pode afirmar que a assertiva II está incorreta. A proposta de reescritura apenas transforma uma oração subordinada adverbial desenvolvida (“quando se analisa com cuidado”) em oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio (“analisando cuidadosamente”).
A transposição de uma estrutura oracional desenvolvida para reduzida não acarreta prejuízo gramatical nem quebra de coerência no contexto em que tais orações estão. Portanto, a proposta trazida pela assertiva II também está correta.
Dessa forma, solicita-se a anulação da questão, por não haver um gabarito possível.
QUESTÃO 37
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
A questão aborda um conceito técnico e não deixa absolutamente nenhuma margem para interpretação.
Seguindo vasta literatura temos as definições a seguir:
Drill down
A operação de drill down converte dados menos detalhados em dados mais detalhados por meio de um de dois métodos, sendo eles: movendo para baixo na hierarquia de conceito ou incluindo uma nova dimensão ao cubo.
https://www.ibm.com/br-pt/topics/olap
Roll up
É o oposto da função drill down. Ele agrega dados em um cubo OLAP ao mover para cima na hierarquia de conceito ou ao reduzir o número de dimensões.
https://www.ibm.com/br-pt/topics/olap
Vale salientar que Roll Up também pode ser chamada de Drill UP. Dessa forma, o gabarito oficial aponta como a certa a alternativa que indica exatamente o oposto do que foi solicitado no enunciado, devendo a questão, por óbvio, ter o seu gabarito alterado.
QUESTÃO 45
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: LETRA A
De acordo com o Manual de Práticas de Contagem – IFPUG/CPM, a terceira etapa do processo de medição funcional, que precede a contagem das funções de dados e funções transacionais, tem como título “Determinar o escopo e fronteira da contagem, identificando os Requisitos Funcionais do Usuário“.
Ocorre que esta etapa é subdividida em:
- identificar o propósito da contagem
- identificar o tipo de contagem, com base no propósito, como um dos seguintes:
- determinar o escopo da contagem, com base no propósito e tipo de contagem
d) determinar a fronteira de cada aplicação contida no escopo da contagem com base na visão do usuário e não em considerações técnica
d) os requisitos do usuário podem incluir uma mistura de requisitos funcionais e não-funcionais; identificar quais requisitos são funcionais e excluir os não-funcionais.
Como o enunciado da questão pergunta qual é a etapa IMEDIATAMENTE anterior à contagem das funções de dados e funções transacionais, a única resposta lógica e correta é a letra “A” – identificação dos requisitos funcionais.
Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito da questão para a Letra A – identificação dos requisitos funcionais.
QUESTÃO 48
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: LETRA A
A função .hide() do JQuery é aplicada apenas no elemento que foi selecionado, no caso o elemento <p> com id nome usando #nome. Logo, o botão NÃO será omitido. Solicita-se portanto a alteração do gabarito para letra A.
QUESTÃO 57
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: LETRA A
No contexto de Integração Contínua (CI), conforme definido por Martin Fowler, cada membro da equipe mescla suas alterações na base de código principal diariamente, pelo menos. Cada mesclagem é verificada por uma construção automatizada, incluindo testes, para detectar erros de integração o mais rápido possível. As etapas envolvem: mesclagem de alterações, verificação de integrações e detecção de erros através de testes, culminando no processo de build. Neste contexto, “builds” são os artefatos criados para representar a versão atual de um projeto de software, distribuídos aos usuários finais através de várias redes.
Os pilares da Integração Contínua incluem controle de versão, testes automatizados, e automação de builds e deployments. Esta automação é realizada em uma máquina diferente da do desenvolvedor e é gerenciada por um servidor de integração contínua, como Jenkins, Circle CI ou GitLab. Portanto, a afirmação de que o build local faz parte da integração contínua é imprecisa. No contexto de CI, o processo de build refere-se à geração de artefatos em um processo automatizado.
Dado isso, a opção que mais se aproxima da realidade seria a letra A. Embora seja impreciso afirmar que o build é local, todas as opções contêm esse erro. Portanto, a opção menos errada, que descreve de fato um processo de integração contínua, é a letra A.
https://martinfowler.com/articles/continuousIntegration.html
https://www.atlassian.com/continuous-delivery/continuous-integration/tools
QUESTÃO 58
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA B
GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
O gabarito da questão foi letra B, Swagger Socket, que é um protocolo para permitir a transposição de um serviço REST para WEBSOCKET, não relacionado com o comando da questão. Pede-se portanto alteração do gabarito para letra C, pois o projeto Swagger Editor permite que o usuário descreva e documente sua API no primeiro editor de código aberto que oferece suporte a diversas especificações de API e formatos de serialização. O Editor Swagger oferece uma maneira fácil de começar a usar a especificação OpenAPI (anteriormente conhecida como Swagger), bem como a especificação AsyncAPI, com suporte para as versões Swagger 2.0, OpenAPI 3.* e AsyncAPI 2.*.
https://github.com/swagger-api/swagger-socket
https://swagger.io/tools/swagger-editor/