Concurso TSE Unificado: quais são os requisitos exigidos?
Existe a possibilidade do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) ter um edital por cargo: técnico judiciário e analista judiciário.
A estimativa é que os candidatos possam realizar as provas em qualquer estado. Porém, no ato da inscrição será necessário sinalizar para qual estado deseja concorrer.
Você já sabe qual a escolaridade exigida? Confira abaixo os requisitos!
Concurso TSE Unificado: requisitos
O edital TSE Unificado trará oportunidades para os cargos de técnico e analista judiciário.
Em dezembro do ano passado – 2022, foi publicada a Lei 14.456/2022, que determina o ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário.
Com isso, o novo requisito de escolaridade já deve ser aplicado aos próximos concursos dos tribunais, tanto para técnico quanto para analista judiciário.
No caso da carreira de analista judiciário o edital poderá exigir formação superior em área específica, a depender da especialidade pretendida pelo candidato.
Além da escolaridade, o candidato deverá atender aos requisitos básicos previstos na Lei Geral de concursos públicos:
- ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- possuir os documentos comprobatórios da escolaridade e requisitos exigidos para o cargo/área/especialidade;
- não haver sofrido, no exercício da função pública, as penalidades previstas no artigo 137 e seu parágrafo único da Lei n.º 8.112/1990;
- não pertencer a diretório de partido político ou exercer qualquer atividade partidária (artigo 365 do Código Eleitoral).
Mais do que os requisitos, os candidatos devem estar atentos a todos os detalhes da seleção e para isso temos um artigo completo, confira abaixo!
Saiba mais: concurso TSE Unificado