Como serão as etapas e provas do concurso TSE Unificado?
O edital do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) oferta 412 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, divididas entre 26 Tribunais Regionais Eleitorais e o TSE!
As oportunidades são para os cargos de Técnico e Analista Judiciário, de Nível Superior de escolaridade, com salários iniciais de R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78!
As provas da Justiça Eleitoral serão aplicadas no dia 8 de dezembro de 2024 e seguirão o horário oficial de Brasília/DF,
Concurso TSE Unificado: etapas e provas
Sob organização da banca Cebraspe, os candidatos inscritos no edital do concurso TSE Unificado serão avaliados por meio da aplicação das seguintes etapas:
- Prova Objetiva – eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
- Prova Discursiva – eliminatório e classificatório, para os cargos de Analista Judiciário, todas as especialidades;
- Prova de Capacidade Física (Agente da Polícia Judicial) – eliminatório; e
- Prova de Títulos – classificatório, somente para os cargos de Analista Judiciário.
As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de Analista Judiciário terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável do dia 8 de dezembro de 2024, no turno da manhã.
Já as provas objetivas para os cargos de Técnico Judiciário terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas também na data provável do dia 8 de dezembro de 2024, no turno da tarde.
Provas Objetivas
A prova objetiva será composta de 120 itens e valerá 190,00 pontos. Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados.
O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Cairão as seguintes disciplinas:
- Nível Superior:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito Eleitoral (para os cargos de Analista Judiciário – Área Administrativa, e Técnico Judiciário – Área Administrativa);
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Constitucional; e
- Conhecimentos Específicos.
Prova Discursiva
A prova discursiva valerá 50,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos do cargo/área/especialidade.
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
Prova de Capacidade Física
A prova de Capacidade Física do edital TSE Unificado terá caráter eliminatório, e será aplicada somente aos candidatos par o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativo – Especialidade: Agente da Polícia Judicial .
Segundo o edital, os candidatos serão avaliados por meio dos seguintes testes:
- flexão de braço na barra fixa (para os candidatos do sexo masculino) ou de barra estática (candidatas do sexo feminino);
- flexão abdominal;
- corrida de 12 minutos.
Avaliação de Títulos
De caráter apenas classificatório, a Avaliação de Títulos será aplicada aos cargos de Analista Judiciário. A etapa valerá até 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a esse valor.
Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, observados os limites de pontos do quadro a seguir:
Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o certame da Justiça Eleitoral? Então clica no link abaixo:
Saiba mais: concurso TSE Unificado