Ontem, 23 de Novembro de 2016, foi divulgado no Diário Oficial da União o edital do concurso público para Analistas e Técnicos Judiciários do Tribunal Regional Federal da 2 Região, integrada pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (concurso TRF 2 – RJ / ES). As inscrições para o certame já se iniciaram ontem mesmo, e podem ser realizadas na página da banca CONSULPLAN até 21 de Dezembro. Já as provas ocorrerão somente em Março de 2017, o que deixou os candidatos com mais de 3 meses disponíveis para preparação. As provas dos diferentes cargos estão distribuídas entre 4 períodos diferentes: manhã e tarde do dia 05 de Março, e manhã e tarde do dia 12 de Março.
Dentre os vários cargos que terão provas no concurso TRF 2, aqueles que costumam ser mais procurados são os seguintes:
A remuneração prevista no edital é de 10 mil reais para o cargo de Analista e 6 mil reais para o cargo de Técnico. Entretanto, quando são somados os benefícios, como o auxílio alimentação de 884 reais por mês e o adicional de qualificação (que pode ser de até 12,5% do vencimento), bem como uma função gratificada (que é bem comum no TRF 2), o salário inicial do Analista pode superar os 14 mil reais, enquanto o do técnico pode superar os 10 mil reais.
A exemplo do edital do último concurso TRF 2, realizado em 2012 pela banca FCC, o edital de 2016 da banca CONSULPLAN não previu nenhuma vaga, mas simplesmente a formação de cadastro de reserva. Entretanto, este ponto não deve desmotivar os interessados, uma vez que a tradição do Tribunal é nomear um grande volume de aprovados. Ao longo da validade do certame de 2012 foram nomeados mais de 1.000 candidatos, com destaque para os mais de 600 nomeados para o cargo de TJAA e os mais de 300 nomeados para o cargo de AJAJ.
Os candidatos precisarão enfrentar provas objetivas, discursivas e, em alguns casos, provas práticas ou testes físicos. As provas objetivas serão constituídas por questões de múltipla escolha com 4 alternativas, sendo apenas uma correta. As questões serão distribuídas em uma prova de conhecimentos gerais, com peso de 1 ponto por questão, e uma prova de conhecimentos específicos, cujo peso é de 2 pontos por questão. As provas discursivas podem ser do tipo Redação ou Estudo de Caso, a depender do cargo escolhido. Veja a seguir as informações relativas a cada cargo:
Na tabela a seguir é possível verificar as localidades onde é possível realizar as provas. É preciso ter em mente, entretanto, que os candidatos que fizerem prova em qualquer cidade do Rio de Janeiro só poderão concorrer às vagas deste estado, assim como as pessoas que realizarem suas provas nas cidades do Espírito Santo só poderão concorrer às vagas ali localizadas. Os cargos de formação especializada, como é o caso dos Arquitetos, Biblioteconomistas, Psicólogos etc., só poderão ser lotados nas capitais dos estados, enquanto os cargos mais abundantes (AJAJ, AJAA, TJAA, OJAF etc) poderão ser lotados em qualquer seção judiciária.
As disciplinas exigidas para praticamente todos os cargos são as seguintes:
Cumpre registrar que as disciplinas de Direito citadas acima possuem conteúdos programáticos diferentes, a depender do cargo, podendo estar localizadas nas provas de conhecimentos básicos ou específicos. Também é interessante notar que o Tribunal cumpriu o disposto na Resolução CNJ 230/2016, que tornou obrigatória a cobrança de conteúdos relacionados com os direitos das pessoas com deficiência. Este é o conteúdo exigido na disciplina de Noções de Acessibilidade.
A disciplina Raciocínio Lógico-Matemático, que até então era cobrada apenas para o cargo de Técnico Judiciário da Área Administrativa no último concurso TRF 2, foi estendida para praticamente todos os cargos. O seu conteúdo, entretanto, foi significativamente reduzido. Temas de matemática e matemática financeira foram excluídos, ficando apenas o conteúdo mais diretamente relacionado com Raciocínio Lógico. Segundo o prof. Arthur Lima, o edital se resume a dois tópicos principais: as Estruturas Lógicas e Lógica de Proposições (embora este último tema não esteja tão explícito no edital).
Na noite de 23 de Novembro, mesma data da publicação do edital TRF RJ/ES, os especialistas do Estratégia Concursos realizaram um evento gratuito, transmitido ao vivo pelo youtube, no qual foi apresentada uma análise detalhada do edital, e foram debatidas diversas técnicas e métodos focados na preparação na fase “pós-edital”.
O Estratégia Concursos está disponibilizando cursos completos, formados por videoaulas, aulas escritas (em formato PDF) e com acesso aos professores por meio do fórum de dúvidas. Estes cursos são focados no edital do concurso TRF 2 de 2016/17, e dão grande ênfase ao estilo da banca CONSULPLAN, possuindo várias resolvidas para que o candidato já vá se familiarizando com o estilo de cobrança desta instituição. Os interessados podem acessar as páginas dos cursos e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas, de modo a conhecer melhor os produtos disponibilizados. Este acesso pode ser feito pelo link:
CURSOS COMPLETOS PARA CONCURSO TRF 2 (RJ / ES) DE 2017
Assessoria de Comunicação – Estratégia Concursos
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Muito bom
Gostei muito deste site que identifica e auxilia a todo candidato na trajetória e busca de seu objetivo esperado.