As provas objetivas do concurso TJ SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) foram aplicadas no último domingo (09/06).
O candidato poderá interpor recurso contra o gabarito preliminar. Neste artigo você poderá conferir possíveis recursos elaborados pela equipe de professores do Estratégia Concursos.
A prova comentada é a tipo verde para o cargo de Técnico Judiciário.
Veja as sugestões de recursos:
FUNDAMENTAÇÃO RECURSO CONCURSO TJ SC:
A alternativa A, indicada pela banca como gabarito preliminar, traz de forma evidente uma interpretação de fatos. O texto cita alguns dados relativos à guerra, nos quais o autor se baseia para afirmar que “a Segunda Guerra foi mais ‘mundial’ que a primeira”.
O autor chega a esse entendimento interpretando os seguintes dados: diminuição da neutralidade (de 10% para 2,5%), aumento de mobilizados (de 73 milhões para 110 milhões) e aumento das perdas humanas.
Entendendo ‘interpretação’ como “sentido ou significado que se atribui a alguma coisa” (Dicionário Michaelis), pode-se afirmar que o segmento indicado na letra A evidencia esse processo de atribuição de sentido aos dados elencados, não sendo um gabarito possível.
A alternativa que melhor atende ao enunciado da questão é a letra C, uma vez que traz de forma objetiva um dado relativo à Segunda Guerra, sem qualquer viés interpretativo.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
Referência:
Dicionário Michaelis (https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/interpreta%C3%A7%C3%A3o/)
FUNDAMENTAÇÃO RECURSO CONCURSO TJ SC:
De acordo com o Dicionário Michaelis, razão é o “motivo que representa a explicação de certa atitude”. Na letra C, os dois-pontos introduzem justamente o motivo, a razão de João estar motivado. Portanto, a substituição de “coisa” por “razão” está adequada.
Já a alternativa D, indicada pela banca como gabarito preliminar, propõe a substituição de “coisas” por “encomendas”. De acordo com o dicionário supracitado, encomenda é “pedido ou solicitação de mercadoria ou de prestação de serviço”, portanto a substituição proposta não se mostra adequada, uma vez que “coisas” que os amigos trouxeram não necessariamente foram solicitadas pelo enunciador. A reescritura com o emprego do vocábulo “encomendas” restringiria o sentido original do trecho.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
Referência:
Dicionário Michaelis
(https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/encomenda/)
FUNDAMENTAÇÃO RECURSO CONCURSO TJ SC::
Tomando o texto dado na questão como exemplo da tipologia argumentativa, não se pode afirmar que a argumentação apresenta ausência de localização temporal, uma vez que há indicação de temporalidade em seu 3º período: “O século XX é o século da polêmica e do insulto”. Além disso, no processo de construção de uma argumentação, sabe-se que a citação de uma informação histórico-temporal pode ser uma das estratégias argumentativas empregadas pelo enunciador para fundamentação, como menciona Silva (2020, p. 54). Portanto, a afirmação em (B) não pode ser considerada correta.
Dessa forma, o gabarito mais adequado seria a letra D, uma vez que substantivos e verbos compõem um material linguístico de suma importância para construção textual do tipo argumentativo, por possuírem maior carga informacional, além de, no caso das formas verbais, poderem atuar como modalizadores.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
Referência:
SILVA, Helio Ponciano. O horizonte do texto dissertativo-argumentativo: uma reflexão com base na teoria das operações argumentativas. (Dissertação USP, 2020)
FUNDAMENTAÇÃO RECURSO CONCURSO TJ SC::
A letra A, indicada pela banca como o gabarito, de fato traz uma afirmação correta com base no texto, uma vez que o desconhecimento do rapaz em relação ao conteúdo da carteira fica evidente, o que contribui para a construção do suspense.Além disso, é possível identificar passagem de tempo a partir da sucessão das ações narradas.
No entanto, a letra D também se mostra um gabarito possível, pois há enumeração de ações possíveis no texto (abrir a carteira no mesmo local em que a encontrou, ir a um bar e trancar-se no banheiro para ver o conteúdo da carteira…) e o clima de dúvida do rapaz quanto a que atitude tomar, até decidir ir para sua casa. Essas ações possíveis também constróem o suspense narrativo.
Portanto, por haver dois gabaritos possíveis, solicita-se a anulação da questão.
Para ficar por dentro de todas as informações do concurso TJ SC não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
As provas do concurso da Prefeitura de Rio Paranaíba, estado de Minas Gerais, foram aplicadas…
Cadernos de Questões para o concurso CAGE RS: resolva questões sobre as disciplinas previstas no edital…
Foram publicados dois editais de concurso público para a Prefeitura de Itabaianinha, município de Sergipe.…
O Instituto AOCP é a banca organizadora do próximo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do…
Foram iniciadas as inscrições para concurso público do INSS para área de Perícia Médica. O período…
Inscrições abertas O edital do concurso público INSS foi publicado para provimento de 500 vagas…