O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou a formação de uma nova comissão responsável pela coordenação do certame.
A comissão foi formada após a suspensão do Concurso TJ PR em fevereiro, quando publicaram uma nota de esclarecimento informando a suspensão temporária do certame para Técnico Judiciário, cujo edital foi lançado em 2017 e que não teve provas aplicadas.
Confira abaixo a publicação de uma nova comissão:
Segundo a Assessoria de Comunicação do TJ PR, a decisão da suspensão temporária do certame ocorre em virtude da modificação da cúpula diretiva do tribunal e da necessidade de avaliação do impacto financeiro de decisões do Conselho Nacional de Justiça na força de trabalho do 1º grau de jurisdição.
De acordo com a nota, o CNJ determinou recentemente a estatização de uma série de serventias judiciais, o que demandam uma análise detida de seu impacto financeiro e a elaboração de um plano para o cumprimento da medida. Não há previsão de reabertura do concurso.
Confira abaixo a íntegra da nota:
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em consideração aos candidatos inscritos no concurso destinado ao provimento de cargos de Técnico Judiciário do 1º Grau de Jurisdição (Edital nº 0001/2017), vem prestar as seguintes informações.
O mencionado concurso foi temporariamente suspenso em razão da modificação da cúpula diretiva deste Tribunal e da necessidade de avaliação de decisões do Conselho Nacional de Justiça, sobretudo quanto à força de trabalho do primeiro grau de jurisdição.
Além disso, em razão de julgamento de recente mandado de segurança pelo Supremo Tribunal Federal, no qual foi restabelecida a vigência da determinação do Conselho Nacional de Justiça para que diversas serventias judiciais do Estado do Paraná sejam estatizadas, este Tribunal de Justiça necessita realizar estudos a respeito do impacto financeiro que tal medida representará no orçamento deste tribunal, até para a elaboração de plano para cumprimento dessa ordem, levando em conta a demanda da força de trabalho a ser suprida em cada unidade judicial, circunstância que também justifica a suspensão do concurso.
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por fim, reitera o seu respeito a todos os candidatos inscritos no concurso e o seu comprometimento com a continua melhoria da prestação jurisdicional, anseio de toda a sociedade.Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Paraná em 7 de fevereiro de 2019
O concurso para Técnico Judiciário teve seu edital publicado em janeiro de 2017, antes da contratação de uma instituição especializada para a aplicação de provas e da definição de uma data para aplicação das provas.
As inscrições do certame foram abertas em 2017 e em virtude da abertura de procedimentos de controle administrativo no CNJ, o certame passou quase um ano sem andamento. Em abril de 2018 as inscrições foram reabertas e o processo licitatório para a escolha da banca lançado.
Para se adequar às exigências do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal ampliou o número de vagas de 100 para 114 e fixou os percentuais de reserva de vagas para candidatos com deficiência e afrodescendentes em 5% e 20%, respectivamente.
Em 1º agosto de 2018 foi divulgado no site do TJ PR a relação de candidatos que desistiram do concurso. Foram no total, 6.923 pedidos homologados. Vale lembrar que antes da reabertura das inscrições, o certame tinha registrado 141.077 inscritos.
A remuneração inicial para Técnico Judiciário é de R$ 5.741,58, mas pode passar de R$ 6 mil, com o Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde.
Veja na imagem abaixo, a estrutura remuneratória do cargo:
O concurso é regido por uma única etapa, composta por prova objetiva e discursiva a serem aplicadas no mesmo dia.
A prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, tem duração de cinco horas e é constituída por 60 questões de múltipla escolha, com peso 01 ponto cada.
Já a prova discursiva é composta por uma questão com conteúdo programático que inclui língua portuguesa. Esta etapa valerá 40 pontos.
As provas do concurso TJ PR contemplam as seguintes disciplinas:
Português (20 questões)
Matemática (15 questões)
Noções de Direito e Legislação (15 questões)
Informática (05 questões)
Atualidades (05 questões)
Visando sempre te deixar o mais preparado possível, estamos disponibilizando abaixo o Vade Mecum TJ PR para o cargo de Técnico Judiciário.
O Vade Mecum Estratégico trás toda a legislação atualizada e compilada para os concursos mais recentes. Clique na imagem para fazer o download gratuito:
Deseja se preparar para esta oportunidade? O Estratégia Concurso possui cursos para o certame. Confira:
Informações do Concurso TJ PR
►Data da prova: a definir
►Vagas: 114
►Cargos: Técnico Judiciário
►Lotações: Paraná
►Banca: a definir
►Escolaridade: Nível médio
►Prova do último concurso – Técnico
Fernanda Brito
Ascom Estratégia
ascomestrategia@gmail.com
Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!
Cadastre-se clicando no ícone abaixo
Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Achei absurdo reabriram as inscrições, pois já haviam encerradas!! Teriam apenas que ter dado continuidade no processo
Quem já realizou as inscrições no momento adequado então não precisará realizar novamente, né?
Olá Betina,
isso mesmo! Se você já havia realizado sua inscrição não precisa fazer novamente.
Bons estudos!
Esse concurso já virou bagunça. Vão reabrir inscrições novamente (Pra quê?) e marcar data de prova, definir banca que é bom: nada.
Reabriram as inscrições porque aumentaram o número de vagas. Caso ao contrário ai sim seria injusto.
Desanimador!
Alem de ter sido um recorde histórico de inscrições do Sul do país, quase 142 mil inscritos, como se não bastasse, o TJ-PR reabre as inscrições. E pra ficar melhor ainda, sem previsão de data para prova.
Sinceramente!
Sem cabimento, abrir novamente as inscrições que desrespeito aos inscritos, que se programaram para fazer essa prova ano passado, absurdo total!!!aff
Fiz a inscrição no ano passado, mas depois de toda essa palhaçada eu quero é meu dinheiro de volta!! Estratégia, vocês sabem se dá pra pedir devolução da taxa de inscrição?
Olá Camila,
no ano passado eles informaram que os candidatos poderiam pedir a devolução da taxa de inscrição sim, mas te aconselho a entrar em contato com o Tribunal para maiores explicações. Creio também que em breve eles se posicionarão através do site.
Bons estudos!
Forma de arrecadar mais dinheiro, apenas isso. Ou seja, divulgam aumento de 14 míseras vagas, pra justificar a reabertura das inscrições, não levando em conta os quase 142 millllllllll inscritos na primeira inscrição, e ainda sem previsão de data para a prova.
Ou seja, até avaliarem todos os pedidos de isenção das taxas, leva mais uns 3 ou 4 meses; até definirem a banca, leva mais uns 3 ou 4 meses. Resumindo: esse concurso só sai no ano que vem. Desanimador!!!!! Ainda mais pra quem até se desligou do trabalho (como eu) para poder se dedicar inteiramente aos estudos, estando na expectativa que sairia esse ano. Negócio é fazer outro concurso, Gente!
Pra quem quiser entrar em contato com o TJ-PR para informações de devolução do dinheiro, segue o contato:
041-3228-5711
Att,
Eu tô no time dos que quer o dinheiro de volta, demorou tanto que já passei noutro concurso... e ainda por cima reabrindo inscrições e sem data de prova... ai, ai, mas não rola mesmo!
Vai reabrir as inscrições para arrecadar mais e depois fazem do mesmo, sem banca e sem data da prova, vão procrastinar o concurso novamente. Quero e meu dinheiro de volta.
Olá Antonio. Para pedir a devolução da taxa, consulte o tópico 39 na página 2 do edital (disponível na ficha técnica do artigo).
Att. Equipe Estratégia Concursos