Concurso TJ PR: após suspensão, nova comissão é formada para certame
O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou a formação de uma nova comissão responsável pela coordenação do certame.
A comissão foi formada após a suspensão do Concurso TJ PR em fevereiro, quando publicaram uma nota de esclarecimento informando a suspensão temporária do certame para Técnico Judiciário, cujo edital foi lançado em 2017 e que não teve provas aplicadas.
Confira abaixo a publicação de uma nova comissão:
Segundo a Assessoria de Comunicação do TJ PR, a decisão da suspensão temporária do certame ocorre em virtude da modificação da cúpula diretiva do tribunal e da necessidade de avaliação do impacto financeiro de decisões do Conselho Nacional de Justiça na força de trabalho do 1º grau de jurisdição.
De acordo com a nota, o CNJ determinou recentemente a estatização de uma série de serventias judiciais, o que demandam uma análise detida de seu impacto financeiro e a elaboração de um plano para o cumprimento da medida. Não há previsão de reabertura do concurso.
Confira abaixo a íntegra da nota:
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em consideração aos candidatos inscritos no concurso destinado ao provimento de cargos de Técnico Judiciário do 1º Grau de Jurisdição (Edital nº 0001/2017), vem prestar as seguintes informações.
O mencionado concurso foi temporariamente suspenso em razão da modificação da cúpula diretiva deste Tribunal e da necessidade de avaliação de decisões do Conselho Nacional de Justiça, sobretudo quanto à força de trabalho do primeiro grau de jurisdição.
Além disso, em razão de julgamento de recente mandado de segurança pelo Supremo Tribunal Federal, no qual foi restabelecida a vigência da determinação do Conselho Nacional de Justiça para que diversas serventias judiciais do Estado do Paraná sejam estatizadas, este Tribunal de Justiça necessita realizar estudos a respeito do impacto financeiro que tal medida representará no orçamento deste tribunal, até para a elaboração de plano para cumprimento dessa ordem, levando em conta a demanda da força de trabalho a ser suprida em cada unidade judicial, circunstância que também justifica a suspensão do concurso.
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por fim, reitera o seu respeito a todos os candidatos inscritos no concurso e o seu comprometimento com a continua melhoria da prestação jurisdicional, anseio de toda a sociedade.Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Paraná em 7 de fevereiro de 2019
Entenda o caso
O concurso para Técnico Judiciário teve seu edital publicado em janeiro de 2017, antes da contratação de uma instituição especializada para a aplicação de provas e da definição de uma data para aplicação das provas.
As inscrições do certame foram abertas em 2017 e em virtude da abertura de procedimentos de controle administrativo no CNJ, o certame passou quase um ano sem andamento. Em abril de 2018 as inscrições foram reabertas e o processo licitatório para a escolha da banca lançado.
Para se adequar às exigências do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal ampliou o número de vagas de 100 para 114 e fixou os percentuais de reserva de vagas para candidatos com deficiência e afrodescendentes em 5% e 20%, respectivamente.
Em 1º agosto de 2018 foi divulgado no site do TJ PR a relação de candidatos que desistiram do concurso. Foram no total, 6.923 pedidos homologados. Vale lembrar que antes da reabertura das inscrições, o certame tinha registrado 141.077 inscritos.
Remuneração e Benefícios
A remuneração inicial para Técnico Judiciário é de R$ 5.741,58, mas pode passar de R$ 6 mil, com o Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde.
Veja na imagem abaixo, a estrutura remuneratória do cargo:
Etapas do concurso TJ PR 2018
O concurso é regido por uma única etapa, composta por prova objetiva e discursiva a serem aplicadas no mesmo dia.
Prova de Conhecimentos
A prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, tem duração de cinco horas e é constituída por 60 questões de múltipla escolha, com peso 01 ponto cada.
Já a prova discursiva é composta por uma questão com conteúdo programático que inclui língua portuguesa. Esta etapa valerá 40 pontos.
Conteúdos Exigidos
As provas do concurso TJ PR contemplam as seguintes disciplinas:
Português (20 questões)
Matemática (15 questões)
Noções de Direito e Legislação (15 questões)
Informática (05 questões)
Atualidades (05 questões)
Atribuições do Cargo
- Executar tarefas de suporte técnico, judiciário e administrativo e apoio em geral ao adequado funcionamento das Secretarias;
- Prestar atendimento ao público;
- Redigir e assinar ofícios, mandados, editais e demais atos da Secretaria;
- Efetuar a autuação, cadastramento e arquivamento de processos;
- Auxiliar no cumprimento de decisões judiciais;
- Auxiliar nas audiências com serviços de digitação ou datilografia;
- Auxiliar na expedição e recebimento de processos, documentos e correspondências;
- Zelar pela manutenção e controle de processos, documentos, livros e arquivos sob sua guarda;
- Executar outras tarefas correlatas a critério de seu superior hierárquico.
Preparação
Visando sempre te deixar o mais preparado possível, estamos disponibilizando abaixo o Vade Mecum TJ PR para o cargo de Técnico Judiciário.
O Vade Mecum Estratégico trás toda a legislação atualizada e compilada para os concursos mais recentes. Clique na imagem para fazer o download gratuito:
Deseja se preparar para esta oportunidade? O Estratégia Concurso possui cursos para o certame. Confira:
Informações do Concurso TJ PR
►Data da prova: a definir
►Vagas: 114
►Cargos: Técnico Judiciário
►Lotações: Paraná
►Banca: a definir
►Escolaridade: Nível médio
►Prova do último concurso – Técnico
Fernanda Brito
Ascom Estratégia
[email protected]
Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!
Cadastre-se clicando no ícone abaixo
Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram