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Concurso TJ MG: quais são as atribuições dos cargos?

O responsável por realizar o novo certame do concurso TJ MG para níveis médio e superior do órgão será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Com data prevista para divulgação do edital entre meados de março e início de abril, você sabe o que faz um Oficial Judiciário e um Analista Judiciário?

Preparamos este artigo para detalhar a carreira. Acompanhe-nos até o final!

Concurso TJ MG: quais são as atribuições?

Confira abaixo as atribuições dos cargos ofertados no concurso TJMG:

Oficial Judiciário

Especialidade: Assistente Técnico de Controle Financeiro

  • auxiliar na elaboração da proposta orçamentária anual, na análise e planificação de contas, no detalhamento de despesas, nos serviços contábeis, na elaboração dos balanços, balancetes,
    demonstrativos de movimento de contas, nos cálculos diversos e na organização de processos de prestação de contas;
  • realizar procedimentos e rotinas concernentes ao acompanhamento da execução de contratos;
  • executar atualização de débitos em precatórios;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico

Especialidade: Oficial de Justiça

  • realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias de seu ofício, ordenadas em processos judiciais e lavrar termos e certidões respectivas;
  • executar atividades preparatórias para a realização da sessão de julgamento;
  • dar suporte às sessões realizadas pelos órgãos do Tribunal, executando os serviços que lhe forem determinados;
  • dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário, e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem;
  • promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei;
  • fazer hasta pública, onde não houver leiloeiro público ou designado para esse fim;
  • executar atividades de suporte nas áreas judiciárias da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado;
  • executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade-fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.

Analista Judiciário

Especialidade: Administrador

  • promover a atualização do Plano Estratégico de Gestão Institucional e a programação anual de projetos e atividades a serem desenvolvidos pelas áreas da Secretaria do Tribunal e na Justiça de Primeira Instância;
  • planejar, organizar, analisar e controlar as proposições de metas e seus desdobramentos nas diversas áreas do Tribunal, a partir da elaboração e implementação do Plano Estratégico de Gestão Institucional;
  • assessorar os gestores e assessores do TJMG, com vistas a favorecer o alcance dos objetivos institucionais;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado;
  • realizar viagens para executar inspeção técnica, orientação e fiscalização em secretarias de juízo, em serviços auxiliares da direção do foro e serviços de tabelionato e de registro do Estado de Minas Gerais;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.

Especialidade: Analista de Tecnologia da Informação

  • identificar e analisar, juntamente com as áreas de negócios do TJMG, as demandas de informatização de processos de trabalho, serviços e soluções de tecnologia da informação;
  • especificar métodos, normas e padrões para aquisição, desenvolvimento, manutenção, segurança física e lógica, integridade dos dados, desempenho e gestão de bens e serviços de tecnologia de informação;
  • realizar diagnóstico de defeitos de funcionamento em equipamentos, programas, aplicativos, sistemas, ambientes de banco de dados, ambientes de rede, e demais serviços de tecnologia da informação e propor as medidas necessárias para a solução;
  • prospectar e elaborar a especificação técnica para contratação de bens e serviços de tecnologia da informação, mediante a execução de atividades tais como levantamentos de mercado, obtenção de propostas orçamentárias e análises de propostas técnicas e de preço;
  • fiscalizar e acompanhar contratos e convênios de produtos e serviços relativos a sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • realizar viagens, quando necessárias, para realizar atividades ou capacitações externas relativas à sua área de atuação;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Analista Judiciário

  • Analisar autos, precatórios judiciais e demais documentos, acompanhar licitações e lavrar termos;
  • elaborar contratos, documentos administrativos, certidões, laudos, pareceres e outros documentos de informação técnico-jurídica, a fim de fornecer suporte aos magistrados, superiores hierárquicos, órgãos julgadores, fiscalizadores, auditores e de correições do Tribunal de Justiça;
  • pesquisar, selecionar, analisar, catalogar, indexar e divulgar regulamentos, acórdãos, legislação, doutrina e jurisprudência;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado;
  • realizar viagens para executar inspeção técnica, orientação e fiscalização em secretárias de juízo, em serviços auxiliares da direção do foro e serviços de tabelionato e de registro do Estado de Minas Gerais;
  • executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas;
  • prestar serviços sociais a magistrados e servidores, propondo soluções para situações que interfiram no desempenho do servidor ou grupo de servidores;
  • pesquisar sobre a realidade social da instituição, para planejar, executar e acompanhar programas e ações na sua área de atuação;
  • elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
  • realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade-fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.

Especialidade: Bibliotecário

  • planejar, cadastrar, catalogar, classificar, indexar, organizar, conservar, controlar, pesquisar e manter atualizado o inventário do acervo bibliográfico;
  • criar ferramentas para disseminação dos serviços e produtos da biblioteca;
  • gerir e alimentar bases de dados, redes e sistemas de informação da biblioteca;
  • prestar atendimento, orientar e treinar usuários nas suas diversas necessidades de informação;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Contador

  • executar atividades de elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, parametrização de aplicativos contábeis, fiscais e de suporte, análise de balanços, balancetes e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial;
  • realizar outras atividades relacionadas ao planejamento, organização, supervisão, assessoramento, documentação, informação, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam análise contábil.
  • efetuar o controle das obrigações tributárias principais e acessórias;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Enfermeiro

  • realizar procedimentos de enfermagem segundo prescrição médica ou odontológica ou primeiros socorros;
  • planejar e executar programas da área de saúde, de forma preventiva e curativa;
  • orientar e executar os serviços de esterilização de material cirúrgico e de curativos de utilização médica e de enfermagem;
  • controlar a distribuição interna de estoque de medicamentos básicos;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas, demonstrativos de exames periódicos e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Engenheiro Civil

  • Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos na área da construção civil;
  • fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos;
  • analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarca do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Engenheiro Eletricista

  • Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de instalações elétricas, de redes de telecomunicações, segurança eletrônica, automação, sonorização e outros inerentes às atribuições de engenheiro eletricista;
  • fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos;
  • analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Engenheiro Mecânico

  • Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de sistemas de climatização e especificação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos a serem instalados nas edificações destinadas
    ao Tribunal de Justiça;
  • fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos;
  • analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Médico

  • realizar atividades relacionadas com o atendimento médico aos magistrados e servidores, para fins de admissão, avaliação, perícia, concessão de licenças e promoção da saúde;
  • supervisionar e fiscalizar o controle e a distribuição interna de medicamentos básicos;
  • realizar, quando necessário, perícias externas a magistrados e servidores em licença para tratamento de saúde;
  • planejar e executar programas da área de saúde, de forma preventiva e curativa;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação;
  • elaborar laudos, relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Psicólogo

  • pesquisar, planejar, elaborar, analisar, promover, atuar e acompanhar ações de integração, conciliação, mediação, lotação, acompanhamento, movimentação, formação, desenvolvimento e
    promoção da saúde;
  • atuar como instrutor em ações de desenvolvimento de pessoas;
  • subsidiar, quando necessário, as diversas áreas da Instituição nas ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas;
  • propor, acompanhar e supervisionar a realização de estudos psicológicos para subsidiar o ingresso, o vitaliciamento e a orientação quanto ao desenvolvimento de magistrados;
  • acompanhar e participar dos processos de reinserção, readaptação e desligamento profissional;
  • elaborar laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos, compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
  • realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação e em outras situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação.
  • elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

Especialidade: Revisor Judiciário

  • realizar atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas a revisão e adequação linguística, ortográfica e gramatical de textos técnicos, administrativos, jurídicos e atos normativos;
  • substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
  • participar de comissões e grupos de trabalho;
  • elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação;
  • executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.

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Guilherme Abarno

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