Artigo

Concurso TJ-BA: Questões comentadas de AFO – Analista Judiciário – Área Administrativa

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

Seguem as questões comentadas de Administração Financeira e Orçamentária para Analista Judiciário da Área Administrativa do concurso TJ-BA. Foram apenas duas:

 46 (FGV – Analista Judiciário – Administrativa – TJ/BA – 2015) A competência pela inciativa da Lei Orçamentária é:

(A) circunscrita a cada Poder;

(B) concorrente dos Poderes Executivo e Legislativo;

(C) exclusiva do Poder Executivo;

(D) exclusiva do Poder Legislativo;

(E) partilhada pela administração direta e indireta.

 A competência pela inciativa da Lei Orçamentária é do Poder Executivo.

Na esfera federal, a Constituição Federal, em seu art. 84, XXIII, determina que a iniciativa das leis orçamentárias é de competência privativa do Presidente da República.

No entanto, importantes doutrinadores consideram tal competência exclusiva. A diferença que se faz é que a competência exclusiva é indelegável e a competência privativa é delegável. O problema é que a CF/1988 não é rigorosamente técnica neste assunto. No caso das leis orçamentárias, seriam matérias de competência exclusiva do presidente da República, porque são atribuições indelegáveis.

 Devemos então procurar uma alternativa que diga que a competência pela inciativa da Lei Orçamentária seja exclusiva do Poder Executivo ou que seja privativa do Poder Executivo.

Resposta: Letra C

47 (FGV – Analista Judiciário – Administrativa – TJ/BA – 2015) As receitas arrecadadas pelas entidades públicas derivadas de sua competência tributária e também originárias da exploração do patrimônio público se destinam a cobrir as despesas incorridas para prestar serviços públicos. No sistema contábil, a receita se processa em estágios. O estágio em que se realiza a verificação da procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta é o(a):

(A) empenho;

(B) lançamento;

(C) liquidação;

(D) previsão;

(E) recolhimento.

Questão sobre os estágios da receita pública.

O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta (art. 53 da Lei 4.320/1964). Questão respondida.

Para complementar, o lançamento, segundo o art. 142 do Código Tributário Nacional (CTN), é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Resposta: Letra B

Quer uma preparação mais geral para diversos concursos? Faça o curso regular de Administração Financeira e Orçamentária e Lei de Responsabilidade Fiscal com videoaulas:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/curso-regular-de-administracao-financeira-e-orcamentaria-e-lei-de-resp-fiscal-com-videoaulas-6129/

Forte abraço!

Sérgio Mendes

Cursos online:  http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/sergio-mendes-3000/

Blog: http://www.portaldoorcamento.com.br/

e-mail: [email protected]

Twitter: @sergiomendesafo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.