Presidente do TCU fala sobre cotas para o novo concurso!
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, defendeu sobre a aplicação de cotas raciais nas comissões de heteroidentificação do mais novo concurso público do órgão federal!
O comentário foi realizado através das redes sociais nesta terça-feira, 2 de janeiro de 2024. Confira:
“A ideia de cota racial na banca é ótima e trará olhar mais diverso às questões do concurso para auditor federal de controle externo”, afirmou Bruno.
O presidente elogiou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aprova a necessidade de comissões de heteroidentificação compostas por cinco integrantes e com maioria negra.
A resolução, ainda, exige que o futuro integrante seja formado em Relações Raciais e Enfrentamento ao Racismo. O regulamento começará a contar a partir de abril de 2024.
Além disso, o CNJ também aprovou uma resolução afim de ampliar a participação de mulheres no Poder Judiciário, o que Bruno relata já possuir no TCU, com paridade de gênero desde 2021, segundo o presidente.
Ademais, já está formada a comissão organizadora para a grande disputa do TCU, cujas remunerações iniciais podem chegar a mais de R$ 23 mil!
O edital é uma expectativa do órgão há algum tempo, uma vez que o presidente do Tribunal, Bruno Dantas, em 2022, mencionou acerca da necessidade de repor o quadro e realizar outro concurso.
Em agosto, houve novas convocações do certame, realizado em 2021. O documento refere-se à quarta chamada para o Programa de Formação.
Quer ficar ligado em tudo sobre o concurso do TCU, não somente das cotas?! Então confira o nosso artigo com todas as informações possíveis sobre o certame:
Mais informações sobre o concurso TCU