Com inscrições encerradas, foi divulgada a demanda de candidatos ao concurso público do Tribunal de Contas do Piauí – TCE PI.
No total, são 3.259 candidatos que concorrem a 12 vagas para cargos de nível superior: Auditor de Controle Externo em diversas especialidades e áreas.
A função com maior procura foi a de Auditor de Controle Externo – Específica de Área Comum, com 1.841 inscritos. (Veja a demanda na íntegra).
Agora, esses candidatos se preparam para as provas, que agora serão realizadas no dia 12 de janeiro de 2025.
Ademais, são ofertadas 12 vagas imediatas mais 60 posições para formação de cadastro reserva para Auditor de Controle Externo:
O vencimento base do cargo é de R$ 17.642,47 e, além desse valor, também são acrescidas gratificações de desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
A expectativa, conforme fala do presidente do TCE, Kennedy Barros, é de que as nomeações não demorem a acontecer: “Queremos convocar os aprovados de forma imediata”, garantiu.
Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o concurso TCE PI 2024. Acompanhe através dos tópicos abaixo:
Confira abaixo a distribuição das vagas do mais novo concurso público TCE PI:
Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação: Diploma de conclusão de curso superior na área de Tecnologia da Informação ou curso superior em qualquer área com pós graduação na Área de Tecnologia da Informação.
Auditor de Controle Externo – Engenharia: Diploma de conclusão de curso superior de Engenharia e inscrição nos órgãos reguladores do exercício da profissão.
Auditor de Controle Externo – Área Comum: Diploma de conclusão de curso superior de qualquer área de formação.
O desempenho de todas as atividades de caráter técnico de nível superior relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, abrangendo a coordenação e execução qualificada de serviços de controle externo, com a realização de inspeções e auditorias, emissão de relatórios, pareceres, instrução de processos, análises, elaboração de estudos, pesquisas, assessoria especializada e demais atividades administrativas na área de sua competência
Em junho de 2024 (Lei Nº 8.402/2024), foi aprovado o reajuste salarial de 6%, que passou a ter os seguintes valores:
A Prova Objetiva do concurso TCE PI será realizada no turno da manhã, de 08h às 13h, e a Prova Discursiva será realizada no turno da tarde, das 14h30 às 18h30. Ambas as etapas possuem caráter eliminatório e classificatório.
A Prova Objetiva será composta por 100 questões de múltipla escolha (5 alternativas), sendo 30 de conhecimentos básicos, 35 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos especializados.
Será considerado aprovado na Prova Objetiva, o candidato que, cumulativamente:
A Prova Discursiva para as áreas de Engenharia e Comum será constituída por 1 parecer técnico a ser respondido em, no máximo, 90 linhas, e 2 questões discursivas, a serem respondidas em, no máximo, 20 linhas, tendo por objeto conhecimentos específicos e especializados.
A prova discursiva para a área de Tecnologia da Informação será constituída por 1 parecer técnico a ser respondido em, no máximo, 90 linhas, e 2 questões discursivas, a serem respondidas em, no máximo, 20 linhas, tendo por objeto apenas conhecimentos especializados.
Publicado em 2021, o último concurso TCE PI ofertou seis vagas mais cadastro reserva para os cargos de Assistente de Administração (5) e Auditor de Controle Externo – Engenharia (1).
Foram registradas 5.949 inscrições válidas, sendo 5.417 para o cargo de Assistente e 531 para Auditor. Desse total, 2.554 não compareceram aos locais de prova, representando 43% de abstenção.
19 candidatos aprovados foram nomeados. Entretanto, apenas 15 seguem em exercício, enquanto os outros 4 foram desligados.
De caráter eliminatório e classificatório, a etapa foi composta por questões do tipo múltipla escolha, sendo 100 itens para o cargo de Auditor e 70 para Assistente.
Foi considerado aprovado o candidato que, cumulativamente:
Foi considerado aprovado o candidato que, cumulativamente:
A Prova Escrita Discursiva foi composta por duas questões discursivas. Foi considerado aprovado o candidato que obtivesse, no mínimo, 10 pontos do total de 20 pontos da Prova Escrita Discursiva.
A Prova Escrita Discursiva foi composta por uma redação do gênero dissertativo argumentativo, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas de produção textual.
Foi considerado aprovado na Prova Escrita Discursiva o candidato que obtivesse nota igual ou superior a 10, em uma escala de 0 a 20 no total.
Considerando a lista do resultado final de aprovados, confira na tabela abaixo a nota final (objetiva + discursiva) do candidato classificado na última colocação dentro do número de vagas ofertadas para cada cargo:
Cargo | Classificação | Nota de corte |
---|---|---|
Auditor de Controle Externo | 1º | 96 |
Assistente de Administração | 4º (ampla concorrência) | 79,2 |
Assistente de Administração | 1º (PcD) | 65 |
Acesse no link abaixo os Cadernos de Questões elaborados, para cada matéria, conforme o conteúdo programático previsto para o edital TCE PI:
Foram prorrogadas as inscrições para o concurso Guarda de Palhoça, no estado de Santa Catarina,…
O Governo do Paraná autorizou a realização de um novo concurso para Cadete da Polícia…
Se você está ligad@ aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas, sabe a aprovação está no horizonte proximo!…
Edital para Cadete é autorizado para 2025! Está devidamente autorizado pelo governo a realização do…
Foi formada temporariamente uma comissão responsável pela análise das propostas das bancas interessadas no próximo…
A Comissão de Trabalho Temporária, responsável pelas atividades do novo concurso ALE RO (Assembleia Legislativa…
Ver comentários
tenho interesse no material