Foi publicado o resultado final do concurso público TCE PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba), para o cargo Auditor (Conselheiro Substituto).
Além disso, será possível ter acesso às justificativas da banca para o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório na avaliação de títulos a partir do dia 10 de fevereiro, através do site da banca organizadora, o Cebraspe.
Vale lembrar que, para o cargo de Médico, o resultado final já havia sido divulgado. Agora, o próximo passo será a homologação de ambos os concursos.
O cargo de Auditor (Conselheiro Substituto) exige bacharelado em Direito, Economia, Administração ou Contabilidade e possui remuneração inicial de R$ 33,6 mil. Já o cargo de Médico possui inicial de R$ 7 mil.
Se você tem interesse no Concurso TCE PB, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
O edital do concurso TCE PB oferta duas vagas mais cadastro reserva para os cargos de Auditor Conselheiro Substituto e Médico. Confira a distribuição logo abaixo:
Requisitos: bacharelado em Direito, Economia, Administração ou Contabilidade, e exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija conhecimentos relacionados à formação de nível superior, por, no mínimo, 10 anos.
Atribuições: substituir os Conselheiros em suas ausências ou impedimentos; presidir a instrução dos processos que lhe forem distribuídos, relatá-los com proposta de decisão a ser votada pelos integrantes do Plenário e participar da discussão sobre eles; atender a convocação da Presidência para completar o quórum das sessões.
Requisitos: bacharelado em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Atribuições: prestar assistência médica de caráter imediato aos membros e servidores do Tribunal e seus dependentes; fornecer atestados médicos para efeito de dispensas de expediente; planejar, executar e avaliar programas preventivos e campanhas educacionais na área de saúde.
O concurso TCE PB é composto por quatro fases para o cargo de Auditor e apenas uma para a função de Médico. Veja abaixo:
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve a duração de 4 horas e foi aplicada no dia 16 de outubro, no turno da manhã. O exame valeu 150,00 pontos e abrangeu os objetos de avaliação constantes abaixo:
Confira abaixo as disciplinas que foram cobradas na prova objetiva do concurso TCE PB para o cargo de Auditor:
As provas discursivas valeram um total de 100,00 pontos e consistiram de:
As provas discursivas foram avaliadas quanto ao domínio do conteúdo dos temas abordados – demonstração de conhecimento técnico aplicado –, bem como quanto ao domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.
Abaixo você confere os detalhes acerca da prova de títulos do concurso TCE PB, especificamente para o cargo de Auditor:
A prova objetiva teve a duração de 3 horas e 30 minutos e também foi aplicada no dia 16 de outubro, no turno da manhã. A exame, de caráter eliminatório e classificatório, teve 120 questões, totalizando 120,00 pontos.
Confira abaixo as disciplinas que foram cobradas na prova objetiva do concurso TCE PB para o cargo de Médico:
A primeira retificação alterou pontos relativos à Prova Objetiva. A etapa passou a ser dividida em duas partes, sendo a primeira de Conhecimentos Básicos, com 30 questões, e a segunda de Conhecimentos Específicos, com 90 questões.
Também foram alterados os critérios de avaliação. Antes, era necessário somente acertar o mínimo de 60 pontos na prova. Agora, fica-se estabelecido da seguinte forma:
Sob organização do Cebraspe, o último concurso TCE PB foi homologado em 2018 e posteriormente prorrogado. Entretanto, tendo em vista a suspensão temporária por conta da pandemia, a validade final foi reajustada para 13 de maio de 2024:
Foram ofertadas 20 vagas mais formação de cadastro de reserva para os cargos de Auditor de Contas Públicas e Agente de Documentação.
Desses, foram nomeados 35 candidatos, sendo 30 Auditores de Contas e 05 Agentes de Documentação.
O certame registrou 6.981 inscritos, sendo que o cargo com maior procura foi o de Agente de Documentação, com 3.940 inscrições.
Inscritos | Demanda | |
Auditor de Contas | 3.041 | 202,73 |
Agente de Documentação | 3.940 | 788,00 |
TOTAL | 6.981 | – |
Para o cargo de Auditor de Contas, a prova foi composta por 100 questões distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Já para Agente, a etapa teve a metade de questões. 50 para as disciplinas de:
Para ambos os cargos do concurso TCE PB, a Prova Discursiva foi composta por uma redação de texto dissertativo. Os conhecimentos exigidos na etapa também variaram conforme o cargo:
Auditor de Contas | Agente de Documentação |
Controle Externo da Administração Pública; Noções de Administração Orçamentária e Financeira e Orçamento Público; Administração Pública; Direito Administrativo; Direito Constitucional; e Direito Financeiro | Direito Constitucional e Noções de Administração Pública |
Requisitos: diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições: realizar as atividades de controle externo necessárias ao funcionamento da organização, atuando individualmente ou como integrante de grupo multidisciplinar de trabalho, no sentido de investigar, examinar, analisar e relatar atos e fatos relacionados com a Administração Pública Estadual ou Municipal sujeitos à apreciação do Tribunal, para efeito de instruir as decisões deste no tocante à adequação e compatibilidade dos mesmos atos com os princípios constitucionais da Administração Pública, bem assim com as disposições legais e normativas a que estejam sujeitos os administradores; Entre outros.
Requisitos: certificado de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
Atribuições: realizar atividades de nível intermediário, a fim de fornecer auxílio administrativo, compreendendo, entre outras, o encaminhamento dos autos processuais; a consulta a bancos de dados, digitação de textos, mapas e tabelas estatísticas; a elaboração de minutas de correspondências e despachos interlocutórios, preenchimento de formulários; o controle e a tramitação de documentos, expedientes e processos e outras atividades determinadas pela chefia imediata.
Segundo informações do próprio órgão, existem atualmente 61 cargos vagos, distribuídos entre as seguintes funções:
O novo concurso SESA AP (Secretaria de Estado da Saúde do Amapá) já conta com…
Edital pode contemplar 3 mil vagas! Foi oficialmente constituída a comissão organizadora do novo concurso…
O Ministério Público do Ceará (MP CE) definiu o Cebraspe como banca organizadora para seu…
Edital iminente com 100 vagas; organização do Cebraspe! A Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) aprovou…
O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) está com edital publicado oferecendo vagas…
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB MG) publicou o edital…
Ver comentários
Vocês poderiam informar o salário atual e não o da época... Acredito que esteja mais de 14.000
Presidente do tce anunciou hoje que amanhã sai a portaria com a comissão do concurso e que espera que as provas sejam ainda em 2017. Hora de agilizar o curso.
13k para auditor.
vocês sabem a previsão de quando sai o edital?
http://portal.tce.pb.gov.br/2017/07/presidente-do-tce-pb-assina-portaria-que-designa-membros-da-comissao-especial-do-concurso-publico/
Bom dia Alessandro,
Muito obrigada pela informação! Sempre bom ter alunos cooperando!
Bons estudos!
Marcelo, vá lá no site do TCE-PB, entre em "acesso à informação" e depois em "folha de pagamento".
Você achará a remuneração de todos os efetivos!
Bons estudos e boa sorte!
Equipe do estratégia, o cara do vídeo falou em bacharelado, quem tem tecnólogo, que é o meu caso, se lascou. Pode ser que mude no edital... vocês sabem algo a respeito?
Sou Estagiário aqui, TCE/PB, aos que pretendem, vai a realidade do Órgão: trabalham 30h semanais (só pela manhã ou à tarde), não batem ponto; ganham, em média, 15mil - o que para realidade de João Pessoa, é muito, pois o custo de vida é um dos mais baixos do país; terá o resto do dia livre para aproveitar as praias do nordeste, cuidar da família, enfim... O Órgão tem muita estrutura, tudo novinho, há muito dinheiro investido aqui, não há o que reclamar do conforto. Além disso, os colegas de trabalho são muito inteligentes e, como não vejo ninguém ganhando mal, costumo ver gente sempre sorrindo, de bem com a vida. Em síntese: um dos melhores locais para se trabalhar, combinado com uma bela cidade e um baixo custo de vida.
O Estratégia vai disponibilizar Pacote Completo com aulas de todos os assuntos que caíram na prova de Auditor de Contas-Demais áreas do TCE-PB?
Poucas vagas e sem cadastro reserva, péssimo.