Após a aplicação das provas do concurso SES DF ao cargo de Técnico de Enfermagem no último domingo (3), foi divulgado o gabarito provisório da etapa.
Com isso, o período para interposição de recursos contra o gabarito de Técnico de Enfermagem do concurso SES DF segue aberto até 12 de setembro, no site da banca Funatec.
O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, realizou a correção da prova e apresentou o gabarito extraoficial. Por isso, nosso time de professores elaborou sugestões de recursos para te ajudar em nessa etapa.
Atenção: a prova utilizada para elaborar os recursos foi do tipo B. Você pode conferir cada questão pelo enunciado.
Questão 36: Com relação aos recursos do Windows 10…
Sugestão de recurso:
Gabarito Oficial: A
Gabarito Proposto: Anulação
Fundamentos:
No Item I, ao afirmar que e possível através de cliques e arrastos, usando o Aero Shake, alinhar
as janelas de modo que seja possível visualizar mais de uma janela e a vosualização já pode ser
considerada uma forma de “trabalho”, visto que eu posso estar lendo em uma e consultando
em outra.
No Item II, ao afirmar que TODAS as funcionalidades do Painel de Controle foram incorporadas
pelo menu Configurações, também não temos um ponto totalmente verdadeiro, visto que
algumas funcionalidades foram eliminadas ou substituídas nas novas versões.
Dessa forma, solicita-se a anulação da questão por termos itens mal escritos e com sentido
dúbio.
Questão 42: Durante o treinamento para técnicos de enfermagem…
Sugestão de recurso:
Segundo a Portaria 2.616/98, a realização da higienização das mãos para execução de procedimentos assépticos pode realizada através da utilização da água e sabão (higienização simples) e a Higienização antisséptica das mãos (com uso de antissépticos), conforme evidenciado no item 5.1:
5.1 A lavagem das mãos com anti-séptico é recomendada em:
– realização de procedimentos invasivos;
– prestação de cuidados a pacientes críticos;
– contato direto com feridas e/ou dispositivos invasivos, tais como cateteres e drenos.
Ademais, segundo o Manual Segurança do Paciente em Serviço de Saúde: Higienização das Mãos da ANVISA (2007), o sabonete comum, como evidenciado no item A, não contém agentes antimicrobianos ou os contém em baixas concentrações, funcionando apenas como conservantes. Os sabonetes para uso em serviços de saúde favorecem a remoção de sujeira, de substâncias orgânicas e da microbiota transitória das mãos pela ação mecânica, enquanto os agentes antissépticos, como evidenciado no item B, são utilizados para a higienização das mãos devido ação antimicrobiana imediata e efeito residual ou persistente.
Desta forma, segundo as boas práticas em saúde, para a técnica asséptica em curativos, ambos agentes podem ser utilizados, tanto o sabão, como o antisséptico.
Portanto, peço a anulação da questão uma vez que possui compatibilidade com a mais de uma alternativa.
Referências:
Brasil. Portaria Nº 2616, 12 de Maio de 1998. Brasília: Ministério da Saúde, 1998. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt2616_12_05_1998.html
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos. Brasília: Anvisa, 2009. 105p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf
Questão 45: Durante uma consulta de enfermagem em um posto de saúde, um técnico de enfermagem está orientando uma mãe…
Sugestão de recurso:
A banca aborda especificamente o conhecimento sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo.
O gabarito considerou correta a alternativa D: “(Capacidade do sistema digestivo do bebê de processar apenas leite materno).”
Apesar da compreensão estabelecida pela banca, solicito a avaliação da ponderação abaixo:
MINISTÉRIO DA SAÚDE – SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, 2019:
“As reservas de ferro da criança que recebe com exclusividade o leite materno, nos seis primeiros meses de idade, atendem às necessidades fisiológicas, não necessitando de qualquer forma de complementação nem de introdução de alimentos sólidos (SIIMES; SALMENPERA; PERHEENTUPA, 1984; DEWEY et al., 1998; DOMELLOF et al., 2001). Entre os quatro e seis meses de idade, ocorre gradualmente o esgotamento das reservas de ferro, e a alimentação passa a ter papel predominante no atendimento às necessidades desse nutriente. É necessário que o consumo de ferro seja adequado à demanda requerida para essa fase etária).”
Sendo assim, fica evidenciado, que o Ministério da Saúde estabelece que até os 6 meses de vida as reservas de ferro são mais concentradas no leite materno, e após essa idade, tais valores reduzem significativamente, sendo necessária a suplementação desse nutriente através dos alimentos sólidos (BRASIL, 2019, p.62).
Tal orientação ministerial é contemplada pela banca na alternativa A “maior concentração de nutrientes no leite materno nesse período (6 primeiros meses de vida)”.
Além disso, o Ministério da Saúde acrescenta a seguinte informação: “Quando o desmame não pôde ser revertido após orientações e acompanhamento dos profissionais ou em situações em que a mãe não está recomendada a amamentar, como no caso da mãe soropositiva para o vírus HIV e HTLV-1 e HTLV-2, o uso de leite de vaca e/ou fórmula infantil deve ser avaliado pelo profissional de saúde” (BRASIL, 2019, p.91).
Assim, fica evidenciado que em algumas situações as crianças menores de 6 meses podem receber o leite de vaca e as fórmulas infantis, tal afirmação, vai de encontro a alternativa D (a capacidade do sistema digestivo do bebê de processar apenas o leite materno).
Portanto, peço a alteração do gabarito da questão uma vez que possui compatibilidade com a alternativa A e não com a letra D.
Referência:
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE – SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Disponível em: Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar (saude.gov.br) Acesso em 05/09/2023.
Questão 67: Qual das seguintes alternativas representa uma intervenção adequada no suporte básico de vida…
Segundo as Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da AMERICAN HEART ASSOCIATION
A sequência da RCP é C-A-B, ou seja, realização da compressão torácica, abertura de vias aéreas e ventilação.
Inclusive, caso o socorrista não disponha de nenhuma barreira de segurança para a ventilação, poderá apenas comprimir o tórax.
Cabe ressaltar que a ventilação ganha mais importância na pediatria, já que as possíveis causas da parada se relacionam com hipóxia.
As interrupções devem ser mínimas. Quando necessárias, não devem ultrapassar 10 segundos.
Além disso, se considerarmos adulto, o tórax deve ser comprimido com força, com pelo menos 5cm de profundidade. Na criança, a orientação é que a compressão seja maior ou igual a um terço do diâmetro do tórax.
Acrescenta-se ainda que a epinefrina entra no suporte avançado de vida, na via endovensa e não oral.
Portanto, peço a anulação da questão uma vez que não possui compatibilidade com a nenhuma alternativa.
Referências:
Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da AMERICAN HEART ASSOCIATION, Hghlghts_2020ECCGuidelines_LR_PTBR (heart.org)
Para saber mais informações sobre o concurso SES DF, acesse o artigo completo e exclusivo no blog do Estratégia Concursos!
Mais uma semana do mês de novembro vai chegando ao fim e com um feriado…
Olá, pessoal! Tudo bem? Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu nessa…
O fim de semana está com uma programação cheia de eventos para você reforçar seus…
Olá senhoras e senhores! Neste corrente artigo abordaremos um conteúdo essencial e com grandes chances…
A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí (SC) publicou o novo edital de concurso público com…
O novo concurso da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) está com edital publicado! O…