Notícia

Concurso Seplan PI: inscrições encerradas; Inicial de R$ 11 mil!

Provas em 08 de setembro

Após um breve período de prorrogação, as inscrições do concurso público da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan PI) estão oficialmente encerradas.

Os candidatos puderam se inscrever na seleção até o dia 10 de julho, através do site da banca FCC, ao custo de R$ 180,00.

Vale lembrar que são ofertadas 45 vagas, além de cadastro reserva, para o cargo de Analista Governamental em áreas específicas, como Gestão Pública, TI e Infraestrutura. A remuneração inicial é de R$ 11.549,35!

A data para a aplicação das provas objetiva e discursiva segue prevista para 08 de setembro. Além disso, os candidatos passarão pela etapa de prova e títulos e curso de formação.

  • Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN PI
  • Status: inscrições encerradas/provas em 08/09
  • Banca: FCC
  • Vagas: 45 + CR
  • Salário: R$ 11.549,35
  • Edital: Seplan PI 2024

Ao longo deste artigo, você encontra um panorama completo sobre o concurso SEPLAN PI para que possa se preparar o quanto antes. Não perca nenhum detalhe.

Principais datas do concurso Seplan PI

  • Inscrições: 07 de junho a 10 de julho
  • Isenção da taxa: 07 a 11 de junho
  • Pagamento da taxa: até 11 de julho
  • Data da prova: 08 de setembro

Cargos e vagas do concurso Seplan PI

Etapas e provas do concurso Seplan PI

O concurso Seplan PI consta de até quatro etapas, sendo elas:

  • Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório; e
  • Curso de formação, de caráter eliminatório.

Prova Objetiva

Com duração de 5 horas, a prova objetiva do concurso PiauíPrev será aplicada no dia 08 de setembro, no período da manhã e tarde, na cidade de Teresina.

A etapa contará com 70 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta e apenas uma considerada a correta, assim distribuídas:

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Arquitetura e Urbanismo):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Arquitetura;
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Engenharia Civil):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Engenharia Civil;
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Engenharia de Agrimensura):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Agrimensura;
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Engenharia Elétrica):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Engenharia Elétrica;
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Planejamento e Orçamento):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Contabilidade Geral;
    • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
    • Planejamento;
    • Orçamento Governamental;
    • Direito Constitucional;
    • Administração Geral;
    • Direito Administrativo;
    • Direito Financeiro;
    • Direito Tributário;
    • Direito Civil e Penal;
    • Políticas Públicas em Contexto Federativo.

Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura (Tecnologia da Informação):

  • Conhecimentos Básicos (30 questões)
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico;
    • Tecnologia da Informação;
    • Economia;
    • Ciências Políticas;
    • Legislação Estadual;
    • Conhecimentos Regionais do Piauí.
  • Conhecimentos Específicos (40 questões)
    • Contratações de Tecnologia da Informação;
    • Gestão e Governança de Tecnologia da Informação;
    • Infraestrutura de Tecnologia da Informação;
    • Redes de Computadores;
    • Banco de Dados;
    • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Na avaliação de cada prova será utilizado o escore padronizado, com média igual a 50 e desvio padrão igual a 10.

Será considerado habilitado o candidato que tenha obtido o total de pontos, no somatório das notas padronizadas das Provas Objetivas de Conhecimentos Básicos e Específicos, igual ou superior a 200.

Prova discursiva

A Prova Discursiva – Estudo de Caso consistirá de uma questão prática, na qual o candidato deverá apresentar, por escrito, a solução.

O tema versará sobre conteúdo pertinente aos Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Anexo II do edital.

Na ocasião, serão avaliados o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e suas especialidades.

A prova será avaliada na escala de 0 a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50,00.

Prova de títulos

A Prova de Títulos será aplicada para todos os candidatos habilitados na Prova Discursiva – Estudo de Caso.

Serão considerados títulos os relacionados na tabela abaixo, limitados ao valor máximo de 1,75 pontos, observado o limite máximo para cada item, sendo desconsiderados os demais:

Tabela de atribuição de pontos na avaliação de títulos

Carreira na SEPLAN PI

Conforme a Lei Nº 8.202/2023, cuja finalidade foi a criação do cargo de Analista Governamental, a carreira possui um total de três áreas específicas, com o mesmo número de cargos vagos sendo o número de vagas autorizadas:

  • Analista Governamental – Especialidade Planejamento e Orçamento – 25 vagas;
  • Analista Governamental – Especialidade Tecnologia da Informação – 10 vagas;
  • Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura – 10 vagas.

Remuneração

De acordo com a Lei Nº 8.202/2023, que estabelece a criação do cargo de Analista Governamental, os futuros servidores na carreira ganharão, inicialmente, R$ 11.549,35, e, ao final, poderão receber R$ 20.860,19. Veja:

Estrutura remuneratória do cargo de Analista Governamental

Atribuições

Analista Governamental – Especialidade Planejamento e Orçamento:

  • Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas, com o uso de tecnologias modernas nas áreas de planejamento e orçamento;
  • Desenvolver estudos e pesquisas para a elaboração de programas e projetos estruturantes de interesse do Estado do Piauí;
  • Realizar estudos para compatibilização dos planos estaduais com os nacionais;
  • Desenvolver ações de normatização para a elaboração do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, consolidando propostas setoriais;
  • Desenvolver trabalhos de articulação entre o planejamento e os orçamentos governamentais, modernização e informatização do sistema orçamentário do Estado;
  • Supervisionar, coordenar e executar os trabalhos referentes à elaboração, monitoramento e revisão das peças orçamentárias;
  • Acompanhar e avaliar a execução orçamentária dos órgãos da administração direta e entidades da administração indireta do Estado;
  • Prestar assessoria aos órgãos estaduais na elaboração, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico e setorial;
  • Desenvolver ações inerentes ao sistema de planejamento territorial;
  • Desenvolver ações de identificação de financiamento de investimento e efetuar a contratação de recursos necessários à política de desenvolvimento do Estado do Piauí;
  • Desenvolver atividades inerentes ao sistema de controle de convênios do Estado, celebrados ou a celebrar com os municípios ou entidades;
  • Promover estudos e análises dos indicadores conjunturais;
  • Atuar na área de planejamento de políticas públicas do Governo Estadual, abrangendo pesquisas socioeconômicas, análise de cenários macroeconômicos, estabelecendo orientações e diretrizes estratégicas;
  • Coordenar trabalhos ligados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, elaboração de pesquisas e estudos de suporte técnico aplicados à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas adotadas no Estado;
  • Realizar diagnósticos sobre as condições de desenvolvimento econômico, social e espacial do Estado, prestando assessoria técnica no processo de elaboração de políticas públicas;
  • Atuar na avaliação de impactos e eficácia das políticas, projetos e ações desenvolvidas pelo Governo Estadual;
  • Elaborar e redigir documentos oficiais;
  • Desempenhar atividades de informática na área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos e segurança da informação.

Analista Governamental – Especialidade Tecnologia da Informação:

  • Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas.
  • Especificar, coordenar, administrar e analisar contratações de bens e serviços de tecnologia da informação.
  • Apresentar soluções em ambientes informatizados utilizados em atividades relacionadas aos instrumentos de planejamento do Estado do Piauí.
  • Dar suporte, desenvolver e manter infraestrutura, sistemas e ferramentas digitais utilizadas na gestão da execução dos instrumentos de planejamento.
  • Atuar na análise e visualização de dados.
  • Operar na modelagem e administração de bases de dados.
  • Prestar suporte técnico e treinamento ao usuário.
  • Estabelecer padrões, dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas, definir alternativas físicas de implantação, especificar a arquitetura do sistema, montar protótipo do sistema.
  • Realizar testes e avaliação de desempenho de sistemas computacionais.
  • Identificar falhas no sistema, executar procedimentos para melhoria de desempenho do sistema, elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos, documentar estrutura de rede, administrar recursos internos e externos.
  • Gerenciar projetos, avaliar qualidade de produtos gerados e executar outras tarefas na área de tecnologia da informação, dentro das competências do Órgão de atuação.
  • Projetar, desenvolver e realizar a manutenção de software, aplicativos e sistemas.
  • Elaborar e redigir documentos oficiais.
  • Desenvolver projetos baseados em Inteligência Artificial e Governo Digital.

III – Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura:

  • Realizar atividades especializadas de planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de infraestrutura de grande porte, abrangendo competências nas áreas de infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de produção mineral, de comunicações, e de desenvolvimento regional e urbano.
  • Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho, e demais dados necessários para orientar a construção, manutenção e reparo das obras e infraestruturas estaduais, assegurando os padrões técnicos exigidos.
  • Desempenhar atividades de suporte finalísticas, incluindo a avaliação de viabilidade, análise, monitoramento e emissão de pareceres relativos à assistência técnica para a execução de projetos e obras de grande porte, bem como a avaliação de estruturas já edificadas.
  • Desempenhar outras atividades de suporte finalísticas, inerentes à assistência técnica para a execução de projetos e obras nas áreas de infraestrutura.
  • Desempenhar as atividades de informática na sua área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos, bem como segurança da informação.

Sobre a SEPLAN PI

A SEPLAN PI é uma instituição governamental responsável por coordenar e executar atividades relacionadas ao planejamento, orçamento e gestão pública no estado do Piauí.

A SEPLAN PI desempenha um papel crucial na definição de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de estar envolvida na elaboração e monitoramento de políticas públicas, programas e projetos. A secretaria também desempenha um papel importante na gestão orçamentária, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e eficaz para atender às necessidades da população.


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Informações do concurso SEPLAN PI

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