Estão encerradas as inscrições para o concurso público SEPLAG MG (Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais).
O período esteve disponível até o dia 04 de outubro, diretamente no site da banca organizadora, CEFETMINAS, ao custo de R$65,00.
Vale ressaltar que, além de se inscrever no certame, o candidato também deve estar devidamente inscrito no Exame Nacional do Ensino médio – ENEM.
Ademais, são ofertadas 40 vagas ao cargo da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), nível I, grau A.
Os candidatos inscritos no concurso Seplag MG serão avaliados por meio do Enem 2024 (3 e 10 de novembro), habilitação documental e graduação em Administração Pública.
Além deste, há previsão de edital para Pesquisador, Gestor e Técnico em Atividades de Ciência e Tecnologia. A comissão, inclusive, já está formada.
Ao longo deste artigo, você confere todas as informações e novidades sobre o concurso Seplag MG, que ocorre anualmente. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe!
A primeira etapa deste concurso, de caráter eliminatório e classificatório, se constitui no Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 (Enem 2024).
O conteúdo programático das provas objetivas e da prova de redação do Enem 2024 consta nas Matrizes de Referência disponíveis no Portal do Inep/Mec.
A partir das notas obtidas no Enem 2024, os candidatos serão classificados para a segunda etapa de habilitação, prévia à realização da terceira etapa.
Será eliminado o candidato que não obtiver no Enem 2024, no mínimo, 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.
A segunda etapa, de caráter eliminatório, se constitui na habilitação dos candidatos aprovados e classificados na primeira etapa, por meio da análise documental dos candidatos.
Será convocado para a habilitação o candidato que for aprovado e classificado até o limite de 120 vagas, respeitada a reserva de vagas a pessoas com deficiência na proporção de 10%, a pessoas autodeclaradas negras na proporção de 20%, a pessoas autodeclaradas indígenas na proporção de 3% e a pessoas autodeclaradas de baixa renda egressos de escola pública na proporção de 17%.
A terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, se constitui no Curso de Graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo/FJP.
Além do concurso para a carreira e EPPGG, a Seplag também prepara outro certame, voltado para as carreiras de Pesquisador, Gestor e Técnico em Atividades de Ciência e Tecnologia.
Após ter sido divulgada a comissão do concurso SEPLAG MG, o grupo precisou ser alterado. De acordo com a resolução conjunta, agora os novos membros são os listados abaixo:
Veja também as principais atribuições da comissão organizadora:
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Que concurso mais estranho!!!!
deveria ser de nível superior
e ainda ter por base a nota do ENEM
Tá parecendo concurso da PM.
UM ABSURDO
Na verdade, isso aí é o vestibular para o Curso Superior (graduação) em "Administração Pública" oferecido todos os anos pela Fundação João Pinheiro. ;)
Gente, isso é um vestibular! Só que, quando você se forma, já tem uma vaga no serviço público.
Pessoal, apenas para esclarecer. O meio de ingresso é o vestibular pois uma das etapas do concurso público é o curso superior de 4 anos de duração. Após concluí-lo, respeitando as regras de não reprovação, o candidato está apto ao ingresso na carreira pública. Não há nada de absurdo! Pelo contrário, iniciativa louvável de Minas Gerais investir na formação de servidores preparados para lidar com as políticas públicas voltadas para melhora da condição de vida da população mineira. E apenas para constar, o curso superior tem recebido excelente avaliação.
quem ja tem um curso superior concluido em Faculdade federal, , pode participar?
Bom dia, @Estratégia, mas ai recebe-se alguma especie de bolsa auxilio até durante o curso de graduação, ou só após terminado o curso?
Olá, após colação de gral e a Homologação do concurso, os gradados logo tomam posse?
Existem turmas para quais não foram dada posses?
O governo de Minas consegui absorver todos os que terminam a graduação todos os anos?
Durante o curso eles pagam alguma ajuda de custo?
Será que a nota de corte dessa instituição é quanto?
Durante o curso há uma bolsa-auxilio de um salário. Minha dúvida é, esse concurso abre todos os anos? Perdi a inscrição do Enem nesse ano.
Olá Wellington. Sim, o concurso SEPLAG MG ocorre anualmente.