Notícia

Concurso Seplag MG: banca definida para EPPGG!

Edital de 2023 está na fase do curso de graduação

Um novo edital do concurso público SEPLAG MG (Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais) vai acontecer em breve.

Isso porque, foi a vez da banca ser definida. A Fundação CEFETMINAS será a responsável pelo certame, cuja oferta será de 40 vagas ao cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Confira aqui!

  • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais
  • Status: banca definida
  • Banca: CEFETMINAS
  • Vagas: 40
  • Salário inicial: R$ 5.226,60
  • Último edital: Seplag MG 2023

Ao longo deste artigo, você confere todas as informações e novidades sobre o concurso Seplag MG, que ocorre anualmente. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe!

Concurso Seplag MG: novo concurso EPPGG

Banca

A banca do novo concurso Seplag MG já foi definida. A Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (CEFETMINAS) será a responsável.

Ao todo, estão previstas 40 vagas ao cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Dispensa de licitação que confirma a CEFETMINAS como banca do novo edital
Concurso Seplag MG: banca definida para EPPGG!

Concurso Seplag MG: concurso Pesquisador, Gestor e Técnico

Comissão formada

Além do concurso para a carreira e EPPGG, a Seplag também prepara outro certame, voltado para as carreiras de Pesquisador, Gestor e Técnico em Atividades de Ciência e Tecnologia

Após ter sido divulgada a comissão do concurso SEPLAG MG, o grupo precisou ser alterado. De acordo com a resolução conjunta, agora os novos membros são os listados abaixo:

Resolução conjunta com os nomes dos servidores da comissão do concurso

Veja também as principais atribuições da comissão organizadora:

  • planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos necessários para realização do certame;
  • elaborar o termo de referência e outros documentos necessários para instrução do processo de contratação de instituição executora ou para realização do certame;
  • definir as etapas que irão compor o Concurso Público;
  • acompanhar a execução do contrato com a instituição contratada para realização do serviço, formalizando em processo eletrônico todas as ocorrências relacionadas com a execução dos serviços e determinando as providências cabíveis;
  • validar, no que couber, os documentos e ações programadas pela instituição executora contratada no tocante à realização das etapas do concurso público.

Concurso Seplag MG: último edital para EPPGG

Cargo, vagas e salários

O concurso Seplag MG ofertou vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Confira abaixo mais detalhes:

CargoVagasRemuneraçãoEscolaridade
Especialista em Políticas Públicas
e Gestão Governamental
40R$ 5.226,60Nível médio
Quadro de vagas, remuneração e escolaridade

Remuneração

Esse valor é considerado antes da obtenção da primeira nota da avaliação especial de desempenho, considerada a proporção de 70% como nota da referida avaliação, sendo composta pelo vencimento básico relativo ao referido grau e nível da carreira, especificado no Anexo IV da Lei Estadual nº 18.974/2010, e pela Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI), prevista no art. 16 da Lei Estadual nº 13.085/1998, com regulamentação pelo Decreto Estadual nº 46.030/2012.

Requisitos do cargo

Para participar do concurso foi preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data de investidura.

Ao ingressar na carreira, o candidato irá realizar o nível superior, conferido pelo diploma do Curso de Graduação em Administração Pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro.

Com isso, a escolaridade mínima para participar do certame é o nível médio.

Atribuições

São atribuições gerais do cargo de EPPGG, previstas na Lei Estadual nº. 18.974/2010, a formulação, a supervisão e a avaliação de políticas públicas; além do exercício de atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

Etapas e provas

O concurso Seplag MG foi composto pelas seguintes etapas:

a) Primeira Etapa: Realização do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem 2023), constituído de provas objetivas e prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, nos termos deste Edital, sendo o seu resultado utilizado como mecanismo único de ingresso ao Curso de graduação em Administração Pública (Csap);

b) Segunda Etapa: Habilitação Documental dos candidatos aprovados e classificados na primeira etapa, para matrícula no Csap, ministrado pela Escola de Governo/FJP, de caráter eliminatório;

c) Terceira Etapa: Realização e integralização do Csap, ministrado pela Escola de Governo/FJP, mediante a obtenção do título de graduação, nos termos da Lei Estadual nº 18.974/2010, de caráter eliminatório e classificatório.


Assinatura e cursos para o concurso Seplag MG:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Informações do concurso Seplag MG

Informações do próximo concurso Seplag MG

  • Data prevista: 2024
  • Vagas: 40
  • Cargos: Especialista em Politicas Públicas e Gestão Governamental
  • Banca: Cefetminas
  • Escolaridade: Nível médio
  • Último edital: Seplag MG 2023 | ENEM 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Durante o curso há uma bolsa-auxilio de um salário. Minha dúvida é, esse concurso abre todos os anos? Perdi a inscrição do Enem nesse ano.
    Wellington em 05/07/20 às 10:55
    • Olá Wellington. Sim, o concurso SEPLAG MG ocorre anualmente.
      Camila Leite em 09/07/20 às 13:48
  • Será que a nota de corte dessa instituição é quanto?
    Nilsilva em 22/06/20 às 22:25
  • Durante o curso eles pagam alguma ajuda de custo?
    diogo em 16/05/20 às 00:42
  • Olá, após colação de gral e a Homologação do concurso, os gradados logo tomam posse? Existem turmas para quais não foram dada posses? O governo de Minas consegui absorver todos os que terminam a graduação todos os anos?
    Lidio Cabral em 15/05/20 às 15:07
  • Bom dia, @Estratégia, mas ai recebe-se alguma especie de bolsa auxilio até durante o curso de graduação, ou só após terminado o curso?
    leo em 26/04/20 às 11:59
  • quem ja tem um curso superior concluido em Faculdade federal, , pode participar?
    Janita Resende em 19/04/20 às 17:58
  • Pessoal, apenas para esclarecer. O meio de ingresso é o vestibular pois uma das etapas do concurso público é o curso superior de 4 anos de duração. Após concluí-lo, respeitando as regras de não reprovação, o candidato está apto ao ingresso na carreira pública. Não há nada de absurdo! Pelo contrário, iniciativa louvável de Minas Gerais investir na formação de servidores preparados para lidar com as políticas públicas voltadas para melhora da condição de vida da população mineira. E apenas para constar, o curso superior tem recebido excelente avaliação.
    ._. em 27/06/19 às 10:12
  • Gente, isso é um vestibular! Só que, quando você se forma, já tem uma vaga no serviço público.
    Amanda em 11/09/18 às 15:35
  • Na verdade, isso aí é o vestibular para o Curso Superior (graduação) em "Administração Pública" oferecido todos os anos pela Fundação João Pinheiro. ;)
    Cris em 13/05/16 às 11:27
  • Que concurso mais estranho!!!! deveria ser de nível superior e ainda ter por base a nota do ENEM Tá parecendo concurso da PM. UM ABSURDO
    FABIO em 11/05/16 às 09:30