Concurso Senado: polêmica sobre convocação de cotas
As convocações de candidatos aprovados nas cotas do concurso Senado Federal para o cargo de Analista Legislativo têm gerado polêmica.
De acordo com Educafro, a lei de cotas não foi observada na convocação dos candidatos negros. A instituição argumenta que dos oito convocados, seis têm notas suficientes para estarem na lista de ampla.
Segundo a lei de cotas, os candidatos que concorrem às vagas reservadas aos negros disputam as vagas de ampla concorrência ao mesmo tempo.
A advocacia do Senado elaborou um parecer de 32 páginas em que afirma que a convocação dos candidatos que concorrem às vagas de cotas do concurso foi respeitada.
De acordo com o parecer, a referida lei estabelece a margem de 20%, mas não indica o procedimento específico a ser observado. Por isso, para cumprir o estabelecido na legislação, foi convocado um negro a cada três vagas.
Concurso Senado Federal
O edital do concurso Senado ofertou 22 vagas imediatas, além 992 oportunidades em cadastro reserva para diversos cargos de nível superior.
Os salários iniciais variavam de R$ 19.427,79 a R$ 33.461,68. Sob organização da FGV, as provas foram aplicadas no dia 06 de novembro. O certame teve resultado final homologado e segue válido até 2025, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
O Estratégia Concursos preparou um artigo completo e exclusivo sobre o concurso Senado. Acesse e confira mais informações: