O edital SEJUSP MG (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) foi publicado com oferta de 270 vagas para o cargo de Agente Socioeducativo.
Com inscrições encerradas, os interessados em participar da seleção puderam se inscrever até o dia 03 de novembro, no site da banca organizadora, IBFC. A taxa de participação ficou fixada em R$ 80,00.
As oportunidades são de nível médio de formação. O salário inicial é de R$ 5.097,15, correspondente ao Nível I, Grau A, da carreira, de acordo com o último reajuste concedido pela Lei nº 24.035, de 04/04/2022.
Inscrições: 05/10 até às 23h do dia 03/11/2022
Isenção da taxa: 05/10 até às 23h do dia 07/10/2022
Último dia para pagamento: 04/11/2022
Prova: 18/12/2022
AC | PcD | Total | |
---|---|---|---|
Masculino | 219 | 24 | 243 |
Feminino | 24 | 3 | 27 |
A seleção dos candidatos inscritos no edital SEJUSP MG se dará mediante aplicação das seguintes etapas:
A 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação será realizada nas cidades de:
Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados em determinada cidade de realização da 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação, os candidatos poderão ser alocados em outras cidades próximas, não assumindo o IBFC e a SEJUSP, entretanto, qualquer responsabilidade quanto ao transporte, alojamento e demais despesas dos candidatos.
As Etapas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª serão realizadas em Belo Horizonte e a 6ª Etapa será realizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação terá duração de 05 horas, incluído o tempo para leitura das instruções, coleta de digital e preenchimento da Folha de Respostas.
A Prova Objetiva, terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída conforme a seguir:
Cada questão conterá 04 alternativas e apenas 1 correta. A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 a 80 pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que, cumulativamente:
A Prova de Redação será constituída de um tema, que será fornecido no momento da 1ª Etapa – Prova Objetiva e Redação.
Para o desenvolvimento da Redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, observando os critérios de correção a seguir:
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica será realizada mediante o uso de técnicas e testes psicológicos, em conformidade com a legislação do Conselho Federal de Psicologia – CFP e que sejam aprovados, à época da avaliação, pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.
A Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica permite avaliar as condições psicológicas do candidato para o exercício do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Serão convocados para a 3ª Etapa – Exames Médicos, de caráter eliminatório, os candidatos que foram APTOS na 2ª Etapa – Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica.
O candidato que não for convocado na 3ª Etapa – Exames Médicos, nos termos do item 10.5.1 deste Edital, estará automaticamente ELIMINADO do Concurso Público.
A avaliação médica objetiva aferir se o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
Para efeito de convocação da 4ª Etapa – Prova de Condicionamento Físico, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
A Prova de Condicionamento Físico do edital SEJUSP MG consistirá na execução dos testes, conforme a seguir:
Serão convocados para a 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada, de caráter eliminatório, os candidatos que foram APTOS na 4ª Etapa – Prova de Condicionamento Físico.
Para efeito de convocação da 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
Serão convocados para a 6ª Etapa – Curso de Formação Técnico Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos que foram INDICADOS na 5ª Etapa – Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.
Para efeito de convocação da 6ª Etapa – Curso de Formação Técnico Profissional, a classificação será determinada pelas listas de ampla concorrência e pessoas com deficiência, de forma independente, ainda que o candidato conste classificado nas 2 listas.
Na hipótese de não haver número suficiente de candidatos deficientes convocados para ocupar os quantitativos reservados, as quantidades remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.
O Curso de Formação Técnico-Profissional – CFTP terá como finalidade a capacitação e a avaliação dos candidatos matriculados, para o exercício das atribuições do cargo de Agente de Segurança Socioeducativo.
Saiba mais: Concurso SEJUSP Minas Gerais
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…