Este é último dia de inscrição, 05 de fevereiro, do Concurso SEDU ES que foi publicado na edição do dia 12 de janeiro, no Diário Oficial do Espírito Santo, com o oferecimento de mais de mil vagas no cargo de Professor da Secretaria de Educação.
A banca organizadora deste certame é a Fundação Calos Chagas – FCC e distribui 1.025 vagas por todo estado, com remuneração inicial de até R$ 3.554,92 para carga horária de 25 horas semanais.
Análise de Edital SEDU-ES:
As vagas e cargos serão distribuídas entre 78 municípios do Estado, nas disciplinas de:
As vagas são distribuídas por cargo/disciplina:
Pedagogo (87 vagas),
Arte (58 vagas),
Biologia/Ciências (108 vagas),
Educação Física (73 vagas),
Espanhol (01 vaga),
Filosofia (03 vagas),
Física (67 vagas),
Geografia (117 vagas),
História (58 vagas),
Língua Inglesa (10 vagas),
Língua Portuguesa (170 vagas),
Matemática (227 vagas),
Química (44 vagas),
Sociologia (02 vagas).
O subsidio mensal para todos os cargos será definido em função da escolaridade nos termos da Lei nº 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações e da Lei Complementar nº 428, de 17 de dezembro de 2007, conforme quadro a seguir:
As inscrições poderão ser realizadas no site da banca organizadora, FCC, entre os dias 15/01/2018 às 14h do dia 05/02/2018, no valor de R$ 66,65.
O certame será composto pelas seguintes fases:
a) Provas objetivas + Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
A Prova Objetiva
Para todos os cargos
A Prova Discursiva
OBS: As Provas Objetivas e Discursiva serão realizadas nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, conforme opção de Cidade de Prova indicada pelo candidato no Formulário de Inscrição via Internet, com previsão de aplicação no dia 18/03/2018 no período da manhã (horário de Brasília).
Os diplomas poderão ser apresentados em cópia autenticada por tabelionato. Não serão aceitos protocolos de documentos. Certidões ou declarações, só serão aceitas na versão original e se o candidato colou grau nos últimos 12 meses, desde que acompanhadas de histórico escolar.
Os documentos e diplomas relacionados a cursos realizados no exterior somente serão considerados quando vertidos para o português, por tradutor oficial, e reconhecidos segundo a legislação própria.
Cada título será considerado e avaliado uma única vez, situação em que fica vedada a cumulatividade de créditos e deverão ser encaminhados pelos candidatos no período previsto de 19/03/2018 a 21/03/2018.
Língua Portuguesa
1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: 1.1 Identificação de informações explícitas e implícitas; 1.2 Significado de palavras e expressões; 1.3 Distinção entre fato e opinião; 1.4 Tema do texto; 1.5 Suporte, gênero e enunciador do texto; 1.6 Função sociocomunicativa de um gênero textual; 1.7 Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; 1.8 Reconhecimento de textos de diferentes gêneros. 2. Relação entre textos: 2.1 Diferentes formas de tratar uma informação; 2.2 Posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema;
Intertextualidade. 3. Coerência e coesão referencial e sequencial: 3.1 Relações entre as partes do texto; 3.2 Identificação da tese do texto; 3.3 Relação entre tese e argumentos; 3.4 Estratégias argumentativas; 3.5 Partes principais e secundárias no texto; 3.6 Relações de sentido entre recursos verbais e não verbais; 3.7 Relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 3.8 Relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. 4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: 4.1 Efeitos de ironia ou humor em textos
variados; 4.2 Efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; 4.3 Exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. 5. Variação linguística: 5.1 Marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; 5.2 Marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
Conhecimentos Pedagógicos
1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1 O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 1.2 Pedagogia da Autonomia. 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1 Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social; 2.2 Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1 A relação desenvolvimento/aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2 Crescimento e desenvolvimento: biológico, psicológico e social; 3.3 O desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança e
no adolescente. 4. Avaliação: 4.1 A avaliação da aprendizagem como processo: concepções, procedimentos, técnicas e instrumentos; 4.2 Funções da avaliação, diagnóstica, formativa e somativa; 4.3 Avaliação do sistema educacional (PAEBES, SAEB e Prova Brasil), avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação no planejamento de ensino; 4.4 O fracasso escolar: abordagens atuais. 5. Didática: 5.1 A relação professor/aluno; 5.2 Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.3 As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos e os aspectos socioemocionais; 5.4 Organização social da sala de aula e sua pluralidade; 5.5 Planejamento da ação didática: Planos de curso, Planos de Aula. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1 A LDB atual, Lei Nº 9394/1996 e suas alterações; 6.2 O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Nº 8069/1990; 6.3 O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo (www.educacao.es.gov.br); 6.4 Resolução CEE Nº 3.777/2014 (Fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo e dá outras providências); 6.5 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências); 6.5 Resolução CNE Nº 4/2009 (Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado); 6.6 Resolução CEE Nº 2.152/2010 (Dispõe sobre a Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Espírito Santo); 6.7 Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146/2015. 7. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB Nº 3, de 26 de junho de 1998.
Conhecimentos Básicos de Informática
1. Segurança da Informação/Segurança na Internet. 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de apresentações: ambiente Microsoft Office. 3. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de edição de textos: ambiente Microsoft Office. 4. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de planilhas: ambiente Microsoft Office. 5. Sistema operacional Windows. 6. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet. 8. Portaria Nº 107-R (Publicada no Diário Oficial do Espírito Santo em 12/08/2016 – Estabelece critérios para a utilização do telefone celular como ferramenta didático pedagógica nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública estadual).
♦Informações do Concurso Sedu ES
►Vagas: 1.025
►Lotações: Todo Espírito Santo
►Remuneração inicial: até R$ 3.554,92
►Banca: FCC
►Escolaridade: Ensino Superior
►Cursos Estratégia Concursos: CURSO PARA CONCURSO
Edital 2018 – DOE-ES-2018-PÁG-20
Natália Scarano
Ascom Estratégia
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
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