Com avaliações aplicadas em setembro, os candidatos do concurso público da Secretaria de Administração do Piauí (SEADPREV PI) já podem conferir os resultados preliminares das provas.
Agora, os candidatos terão até dois dias úteis para interpor recursos contra as respostas, sendo que o procedimento deverá ser feito em link específico no site da banca, a FCC.
Além disso, a vista da Folha de Repostas da Prova Objetiva e da Prova Discursiva – Estudo de Caso, estarão disponíveis durante o período recursal.
O certame oferta 45 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Analista Governamental, nas áreas de Gestão Pública, TI e Infraestrutura. O salário inicial é de R$ 11,5 mil.
No total, foram registrados 2.341 inscritos, sendo que o cargo com maior procura foi o de Analista Governamental – Gestão Pública:
Ao longo deste artigo, você encontra um panorama completo sobre o Concurso SEADPREV PI para que possa se preparar o quanto antes. Não perca nenhum detalhe.
Cargos/especialidades | AC | PcD | Negros | Total |
---|---|---|---|---|
Analista Governamental – Gestão Pública | 17 | 02 | 05 | 20 + CR |
Analista Governamental – TI | 09 | 02 | 04 | 15 + CR |
Analista Governamental – Infraestrutura (Arquitetura e Urbanismo) | 02 | – | – | 02 + CR |
Analista Governamental – Infraestrutura (Engenharia Civil) | 03 | 01 | 01 | 05 + CR |
Analista Governamental – Infraestrutura (Engenharia de Agrimensura) | 01 | – | – | 01 + CR |
Analista Governamental – Infraestrutura (Engenharia Elétrica) | 02 | – | – | 02 + CR |
Conforme a Lei Nº 8.202/2023, cuja finalidade foi a criação do cargo de Analista Governamental, a carreira possui um total de três áreas específicas, com o mesmo número de cargos vagos sendo o número de vagas autorizadas:
De acordo com a Lei Nº 8.202/2023, que estabelece a criação do cargo de Analista Governamental, os futuros servidores na carreira ganharão, inicialmente, R$ 11.549,35, e, ao final, poderão receber R$ 20.860,19. Veja:
I – Analista Governamental – Especialidade Gestão Pública:
a) Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas, incluindo funções de direção, supervisão, execução e controle.
b) Desenvolver estudos, pesquisas e capacitações para aprimorar processos e sistemas na Administração Pública.
c) Assessorar instâncias superiores da administração pública.
d) Desenvolver, coordenar e avaliar a área de gestão do Estado em conjunto com as demais Secretarias.
e) Prover assessoramento aos órgãos e programas da Administração Pública, articulando-se com outras organizações de interesse comum para o desenvolvimento e melhoria das ações de governo.
f) Coordenar tecnicamente a formulação e o acompanhamento do planejamento estratégico, tático e operacional, formulando e articulando programas e parcerias estratégicas.
g) Atuar nas políticas de recursos humanos, elaborando estratégias para avaliação de desempenho, recrutamento, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
h) Atuar no controle e gestão de pessoas, mantendo os cadastros de servidores atualizados, incluindo lotações, cessões e disposições.
i) Coordenar a administração de materiais e patrimônio, incluindo atividades de padronização, codificação de materiais, conservação e alienação de bens e materiais, inventariando bens e materiais do Estado, inclusive bens imóveis.
j) Acompanhar, gerenciar e controlar o processo de gestão contratual desde a formalização até o encerramento do contrato.
k) Desenvolver e disponibilizar metodologias e técnicas de concepção, elaboração, monitoramento e avaliação de índices de gestão do Governo Estadual.
l) Formular e implementar métodos e processos para o incremento da produtividade.
m) Propor a estruturação de técnicas de desenvolvimento gerencial.
n) Estudar, pesquisar e implementar métodos e práticas modernas de gestão pública e de modernização administrativa voltadas para resultados.
o) Coordenar a formulação e o acompanhamento do planejamento estratégico, tático e operacional.
p) Elaborar anteprojeto de lei, minutas de decretos, convênios e outros atos normativos, inclusive redigir documentos oficiais.
q) Desempenhar atividades de informática na sua área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos e segurança da informação.
II – Analista Governamental – Especialidade Tecnologia da Informação:
a) Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas.
b) Especificar, coordenar, administrar e analisar contratações de bens e serviços de tecnologia da informação.
c) Apresentar soluções em ambientes informatizados utilizados em atividades relacionadas aos instrumentos de planejamento do Estado do Piauí.
d) Dar suporte, desenvolver e manter infraestrutura, sistemas e ferramentas digitais utilizadas na gestão da execução dos instrumentos de planejamento.
e) Atuar na análise e visualização de dados.
f) Operar na modelagem e administração de bases de dados.
g) Prestar suporte técnico e treinamento ao usuário.
h) Estabelecer padrões, dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas, definir alternativas físicas de implantação, especificar a arquitetura do sistema, montar protótipo do sistema.
i) Realizar testes e avaliação de desempenho de sistemas computacionais.
j) Identificar falhas no sistema, executar procedimentos para melhoria de desempenho do sistema, elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos, documentar estrutura de rede, administrar recursos internos e externos.
k) Gerenciar projetos, avaliar qualidade de produtos gerados e executar outras tarefas na área de tecnologia da informação, dentro das competências do Órgão de atuação.
l) Projetar, desenvolver e realizar a manutenção de software, aplicativos e sistemas.
m) Elaborar e redigir documentos oficiais.
n) Desenvolver projetos baseados em Inteligência Artificial e Governo Digital.
III – Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura:
a) Realizar atividades especializadas de planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de infraestrutura de grande porte, abrangendo competências nas áreas de infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de produção mineral, de comunicações, e de desenvolvimento regional e urbano.
b) Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho, e demais dados necessários para orientar a construção, manutenção e reparo das obras e infraestruturas estaduais, assegurando os padrões técnicos exigidos.
c) Desempenhar atividades de suporte finalísticas, incluindo a avaliação de viabilidade, análise, monitoramento e emissão de pareceres relativos à assistência técnica para a execução de projetos e obras de grande porte, bem como a avaliação de estruturas já edificadas.
d) Desempenhar outras atividades de suporte finalísticas, inerentes à assistência técnica para a execução de projetos e obras nas áreas de infraestrutura.
e) Desempenhar as atividades de informática na sua área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos, bem como segurança da informação.
O certame consta de quatro etapas:
Com duração de 5 horas e aplicada no período da manhã, a prova objetiva foi aplicada junto à prova discursiva no dia 08 de setembro, sendo ambas de caráter classificatório e eliminatório.
O exame foi composto por questões de múltipla escolha, com pesos distintos para cada disciplina contemplada, que possuem conteúdos programáticos diferentes para cada área específica.
Confira abaixo a tabela, retirada do edital, de critérios, número de questões, pesos, caráter e duração das provas:
A prova discursiva, aplicada junto à prova objetiva, foi composta por um estudo de cargo para todos os cargos/especialidades.
Sendo composta por uma questão prática, o exame teve de ser realizado pelo candidato a fim de encontrar a solução do respectivo estudo e foi avaliado em até 100 pontos.
Os temas versaram sobre o conteúdo pertinente aos conhecimentos específicos dos cargos. Para o candidato ser considerado aprovado nesta etapa, este devia pontuar, no mínimo, 50 pontos.
A prova de títulos tem o objetivo de avaliar as titulações acadêmicas de cada candidato já aprovado nas etapas anterior, meramente para fins classificatórios.
De caráter eliminatório, o curso de formação será realizado em Teresina, capital de Piauí e será ministrado para todos os cargos contemplados no edital.
Para fins de convocação o curso de formação utilizará a soma ponderada das provas objetivas e discursivas, acrescida, ainda, pela pontuação da prova de títulos.
Serão considerados APTOS os candidatos que obtiverem 50% na prova objetiva do curso e 80% de frequência nas aulas ministradas.
Criada através da lei 3.320, a Secretaria da Administração é o órgão central de coordenação e execução da política de pessoal, material, patrimônio e serviços gerais da administração pública do Estado do Piauí.
A SEAD foi reformulada através da lei complementar 028 de 09 de junho de 2003. Inclusive, em 2015, a Secretaria passou a ser denominada de Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí – SEADPREV.
O principal objetivo do órgão é de prestar um serviço de qualidade ao cidadão, qualificar e valorizar seus recursos humanos, zelar pelo patrimônio móvel e imóvel do Estado.
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