Concurso RioPrevidência: Alerj autoriza convocações
Na última quinta-feira, 05 de agosto de 2021, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) nº 2.747/20, que autoriza o Poder Executivo a convocar todos os aprovados no concurso Rioprevidência de 2014.
Com isso, os aprovados para os cargos de Especialista em Previdência Social e de Assistente Previdenciário poderão ser convocados para lotação no Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro.
Além disso, a proposta ainda proíbe a realização de novos concursos enquanto não forem convocados todos os aprovados do certame de 2014, com as suas respectivas vacâncias previstas em edital, respeitadas as decisões judiciais e o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
“Alguns aprovados estão aguardando há anos o chamamento para início da carreira, não sendo crível a realização de novos certames enquanto existirem aprovados em concursos anteriores, evitando, dessa forma, mais gastos e movimentação da administração pública”, justificou o deputado Rodrigo Amorim (PSL).
Novo concurso Rioprevidência
Suspenso desde julho de 2020, as atividades do concurso Rioprevidência segue sem previsão de retomada. Para que a seleção aconteça, a autarquia necessita de aval do governo e de outros órgãos jurídicos, assim como ocorreu com a Polícia Civil do estado.
Vale lembrar que a suspensão foi determinada pelo Decreto nº 47.117/2020, dispondo a respeito do bloqueio de 15 cargos. Com comissão já formada, o concurso foi autorizado com 41 vagas para Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social.
Para mais detalhes do concurso RioPrevidência, cuja Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro autorizou convocações, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:
Saiba mais: concurso RioPrevidência