Olá, pessoal!
Estou aqui para trazer as questões comentadas do concurso da Rede Sarah.
É com grande satisfação que trago a grande notícia que 95% das questões da prova estavam em nosso material!!! =D
1) A punção arterial é considerada atividade complexa, logo, na equipe de enfermagem, ela é função privativa do enfermeiro.
Gabarito: Letra B.
2) As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, são da alçada do Conselho Regional de Enfermagem, serão registradas no prontuário do profissional de enfermagem; a pena de cassacão do direito ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem.
Gabarito: Letra C.
3) Segundo o artigo 42 – É proibido assinar as ações que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
Gabarito: Letra B.
4) A mensuração da saturação de oxigênio pode acontecer de duas formas: oximetria de pulso e gasometria arterial.
Gabarito: Letra C.
5) A palavra somente deixa a segunda alternativa errada.
Gabarito: Letra A.
6) Comentário:
a) A prioridade para este paciente é aliviar a dor.
b) Se o paciente não tem nenhum agravo é possível esperar a esposa dele.
c) As fezes são ácidas. É necessário dar um banho no paciente para o conforto dele e também para não haja assadura.
d) É possível aguardar um pouco para que melhore o cansaço do paciente.
Gabarito: Letra C.
7) Comentário:
I. O torniquete (garrote) caso permaneça após a retirada da agulha ocasionará hematoma.
III. Na verdade, a punção superficial é que impediria no procedimento a lesão de um nervo ou a punção de uma artéria.
IV.Para que a punção seja efetiva, a agulha não deverá deve ultrapassar a parede posterior da veia puncionada para que previna o risco de infiltração do acesso do venoso.
Gabarito: Letra A.
8) Comentário: A sonda de alimentação enteral deverá ser lavada, sempre que for realizado um procedimento, para a prevenção da obstrução da sonda em casos de administração de medicamento por via sonda e da infusão da dieta enteral, lembrando que a quantidade da ingesta hídrica deverá ser monitorada de acordo com o balanço hídrico do paciente.
Os frascos da dieta deverão ser substituídos a cada período para a prevenção de infecção.
Gabarito: Letra C.
9) Comentário. Vamos aos esclarecimentos:
10. Olha que beleza! As questões de cálculo de medicamento foram mamão com açúcar.
I. 0,125mg —— 1 com
0,0625 ——– X
X = 0,5 comp
II. Kg ——– 0,15mg
30Kg ——- X
X = 4,5ml
Logo, 4ml ——- 8mg
X ——— 4,5mg
8X = 18
X= 2, 25ml
III. 1ml ——– 8mg
X ——— 40mg
8X = 40
X = 5ml
IV. Ml/h à 1000 = 166,67 (167)
6
Gabarito: Letra D.
11) O que eu tenho?
10g —— 100ml
x ——- 10ml
100X = 100
X = 1g
O que eu quero? – 3g de KCl
10ml ——– 1g
X ———– 3g
X = 30 ml
Logo, Preciso de aspirar 30 ml para ter 3 gramas.
Gabarito: Letra B.
12) Comentário: Vamos analisar os itens.
I – O técnico de enfermagem não pode aumentar o oxigênio por conta própria, ou seja sem prescrição.
II – A cabeceira deve ser elevada para facilitar a respiração.
IV – Não devemos interromper a administração de oxigênio para avaliar o quadro do paciente.
Gabarito: Letra D.
13) Comentário: Vamos por partes!
I – O tratamento prioritário consiste nas mudanças comportamentais e não no uso de produtos absorventes.
II – Item correto.
III – Item incorreto. O percentual é maior. Cerca de 33% dos idosos institucionalizados apresentam incontência urinária.
IV – A SVD deve ser evitada, devido ao risco de infecção, e não realizado de forma breve conforme a banca trouxe.
Gabarito: Letra D.
14) Comentário:
II – A respeito da escala de Braden o item é considerado falso, visto que quanto maior for a pontuação do paciente menor será sua chance para ocorrência dessa lesão. Lembrando que a escala terá a seguinte variação de pontuação: 6 a 23 pontos.
IV- Não se deve massagear as proeminências ósseas ou áreas hiperemiadas durante a hidratação devido a fragilização do tecido.
VI- A mudança de decúbito tem por finalidade diminuir a duração e magnitude da pressão exercida sobre as áreas vulneráveis do corpo.
Gabarito: Letra A.
15) Comentário: Para quem estudou SAE essa ficou fácil. Eles pediram o entendimento do Art. 6º praticamente na íntegra dessa resolução.
Lembramos que o Processo de enfermagem deve ser registrado formalmente envolvendo:
Art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo:
a) um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;
b) os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;
c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados;
d) os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.
Perceba que o único erro da questão está no item I que diz que devemos registrar a integralidade dos dados coletados, enquanto na lei diz que devemos registrar UM RESUMO. Os demais itens ficaram corretos, por isso o gabarito foi a letra C.
Gabarito: Letra C.
16) Comentário: Vamos analisar cada item.
Tuberculose laríngea – As tuberculoses de vias respiratórias são sempre precaução por aerossóis, inclusive na suspeita delas, portanto máscara N95.
Tuberculose pulmonar – As tuberculoses de vias respiratórias são sempre precaução por aerossóis, inclusive na suspeita delas, portanto máscara N95.
Rubéola – A Rubéola é precaução por Gotículas por isso que apenas a máscara cirúrgica é suficiente.
Varicela – A varicela é precaução por aerossóis, necessitando também de máscarca N95.
Suspeita de tuberculose pulmonar – As tuberculoses de vias respiratórias são sempre precaução por aerossóis, inclusive na suspeita delas, portanto máscara N95.
Tanto a caxumba, quanto a coqueluche e a Meningite são precauções por gotículas necessitando apenas da máscara cirúrgica.
Gabarito: Letra A.
17) A alternativa IV foi considerada falsa, pois para a preparação e manipulação de medicamentos seria suficiente a higienização simples das mãos.
Gabarito: Letra D.
18) Comentário: Olha a pegadinha….
Posição semi-recumbente significa cabeceira elevada em 30 a 45º, e não 45 a 90º como trouxe a banca.
Gabarito: Letra B.
19) Comentário: Questão de fácil resolução, primeiramente as alternativas “B”, “C” e “D” não caracterizam infecções nosocomiais – que são doenças adquiridas no ambiente hospitalar, portanto, a única alternativa que comporta esse tipo de infecção seria a do trato urinário ocasionada pela forma incorreta do posicionamento da bolsa.
Gabarito: Letra A.
20) Comentário: Diante de complicações do cateter vascular: aparecimento de edema, dor e calor, os famosos sinais flogísticos, deve-se imediatamente retirar o cateter. Gabarito: Letra D.
21) Comentário: Pessoal, essa questão precisaria da memorização de conceitos. Vejamos: Quanto ao grau de contaminação, as feridas podem ser limpas, limpas-contaminadas, contaminadas ou sujas e infectadas.
Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário.
Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.
Feridas contaminadas incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirurgias em que a técnica asséptica não foi respeitada devidamente.
Feridas infectadas ou sujas são aquelas nas quais os microorganismos já estavam presentes antes da lesão.
Gabarito: Letra A .
22) Comentário: As afirmativas I e II encontram-se falsas, visto que na raquianestesia não existe necessidade de instalar um cateter, pois o controle da dor será realizado por via parenteral e um dos principais objetivos da anestesia segura é proporcionar conforto não apenas por meio da analgesia e também são inclusos o posicionamento do paciente, condição clinica e estado físico e psicológico do paciente.
Gabarito: Letra C.
23) Comentário: O Posicionamento do paciente deverá ocorrer na mesa cirúrgica após ser anestesiado. Assim será determinado qual intervenção cirúrgica ele será submetido e logo realizar o posicionamento especifico como: dorsal, ventral, litotomia, trendelenburg, entre outras. Portanto, os itens II e III estão incorretos.
Gabarito: Letra D.
24) Comentário: O item II encontra-se incorreto, pois o índice de Aldrete e Kroulik é utilizado na sala de recuperação anestésica e não a nível ambulatorial. No III é importante lembrar que o processo anestésico – cirúrgico pode vir a provocar reações fisiológicas. Não é uma regra, pode ter variação de acordo com a idade do paciente, tipo de cirurgia, quadro clínico e os riscos específicos para cada tipo de anestesia e cirurgia.
Gabarito: Letra A.
25) Comentário: Primeiramente, quando for abordado a respeito do período intraoperatorio estamos falando da cirurgia propriamente dita sendo considerado o seu preparo estéril, ou seja, os procedimentos serão realizados com luva estéril e o preparo da pele com soluções de álcool iodado; soluções de iodóforos a 10%; soluções de clorohexidine a 0,5% alcoólico. Portanto, a alternativa que contempla essas recomendações é a “b”.
Gabarito: Letra B.
26) Comentário: O Manguito é considerado um artigo não crítico, assim deverá ser realizada a limpeza e logo após a desinfecção de nível baixo ou intermediário utilizando o álcool a 70% que estará dentro da porcentagem que a questão trouxe de 60 % a 90%.
Gabarito: Letra A.
27) Gabarito: Letra D.
28) Comentário: A questão trouxe a respeito da limpeza na unidade cirúrgica, lembrando que a limpeza de paredes, portas e focos cirúrgicos são realizadas ao término das cirurgias do dia e não apenas as eletivas, pois acredita-se que todas as cirurgias são consideradas contaminadas. Já a limpeza é recomendado colocar pano limpo para a remoção de partículas de poeira com álcool a 70%, não necessariamente sendo úmido.
Gabarito : Letra C.
29) Comentário: De acordo com o novo calendário de vacinação 2016. Veja como ficou as orientações sobre a vacina de pólio:
VIP – Administrar 3 (três) doses, aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias. Em situação epidemiológica de risco, o intervalo mínimo pode ser de 30 dias entre elas.
VOP – Administrar o primeiro reforço aos 15 meses de idade e o segundo reforço aos 4 anos de idade. O esquema vacinal está indicado para as crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias. Repetir a dose se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar.
Gabarito: Letra C.
30) Comentário: Segundo a PNAB à Para UBS com Saúde da Família em grandes centros urbanos, reco- menda-se o parâmetro de uma UBS para até 12 mil habitantes, localizada dentro do território pelo qual tem responsabilidade sanitária, garantindo os princípios da Atenção Básica.
Gabarito: Letra A.
31) Comentário: Todas as alternativas estão corretas.
Gabarito: Letra D.
32) Comentário:
a) o tratamento de escolha é o penicilínico. Havia essa informação no nosso material em PDF! Lembra?
c) os que apresentam testagem positiva mesmo sem sinais e sintomas precisam sim ser tratados.
O gabarito foi tido como a letra B, porque na letra D o acompanhamento que se segue não é somente o preconizado no pré- natal, ele é um tratamento mais intenso e peculiar. Portanto, o único item trazido como correto foi a letra B.
Gabarito: Letra B.
33) Comentário: Veja a pegadinha: Nascer baixo peso significa que a criança não está dentro da normalidade.
Gabarito: Letra D.
34) Comentário: Vamos comentar as questões erradas.
I – Não há defasagem nos reflexos da criança.
II – O fato da criança não sustentar a cabeça faz com que haja defasagem no desenvolvimento da criança.
III – Uma criança de oito meses é ativa, rola, e tem risco de queda.
Gabarito: Letra B.
35) Comentário: A fontanela deprimida siginifica que a criança pode estar desidratada, logo, a criança não está com os parâmetros dentro da normalidade.
Gabarito: Letra C.
36) Comentário: Pessoal, o único item incorreto é o III. E por quais motivos?
– O leite inicial é rico em água e açucar.
– O leite final é rico em gordura e proteína
Isso significa que a banca trouxe os conceitos trocados.
Gabarito: Letra B.
37) Comentário: Opa! Essa estava no nosso material lembra? Eles trouxeram essa atualização assim como imaginamos.
Na presença de um socorrista relembre comigo como deve ser o atendimento inicial:
– Acionamos o serviço médico e solicitamos o DEA
– Atendimento com 30:2 compressões por ventilação
– Frequência das compressões é atualização à 100 a 120 por minuto
– Profundidade do tórax houve também a atualização que colocamos no material de pelo menos 5 cm e no máximo 6 cm
– Ventilação de 1 segundo
Gabarito: Letra A.
38) Comentário: Diante da suspeita de AVC todos os itens estão corretos quanto ao nosso atendimento inicial e investigação.
Gabarito: Letra D
39) Comentário: De acordo com o protocolo de atendimento do paciente politraumatizado o nosso atendimento deve seguir a sequência ABCDE. Onde na verdade o A é a manutenção das vias aéreas e também a permeabilidade da coluna.
A letra “A” encontra-se incorreta pois a cânula de aspiração necessita ser rígida e metálica, conforme detalhado em protocolo.
Na letra “B” eu faria a consideração de que o colar utilizado na imobilização das vítimas deveria ser o de 2 peças de preferência rígido. Porém, ainda assim o item foi considerado correto.
Gabarito: Letra B.
40) Comentário:
Na emergência hipertensiva
Na urgência hipertensiva
Note o detalhe também de que a urgência é aumento da diastólica.
Gabarito: Letra C.
Confira também aqui as questões comentadas de português com o ilustre professor Décio Terror.
Espero que você tenha se saído muito bem!
Conte com nossa equipe!
Abraços!
Poliana Gesteira
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…