Quando será o próximo Concurso da Receita Federal?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje pela manhã eu estava em uma ligação telefônica (sim, eu ainda faço ligações! rs) por motivos profissionais. Após um questionamento feito por mim, vem a resposta do interlocutor.
– Mário, isso sempre foi assim, replicou o interlocutor.
Se você já assistiu ao filme Hancock (estrelado por Will Smith), você deve se lembrar dos efeitos que a expressão “asshole” (em tradução livre – babaca) causava no personagem principal. Hancock tinha um ataque de revolta e fúria. Pois bem, a expressão “sempre foi assim” me causa um sentimento bem similar.
Diferente de Hancock, não tenho força sobre humana, tampouco superpoderes para voar. Por essas razões, ao ouvir o “sempre foi assim” ao telefone, respirei fundo e vi uma excelente oportunidade para praticar a tolerância, especialmente em tempos tão acalorados (embora o inverno aqui em SP já esteja dando as caras) de discussões virtuais.
– Que tal dessa vez a gente tentar de um jeito melhor, em vez do jeito que sempre foi? Devolvi ao interlocutor.
Após uma típica gaguejada de quem perdeu os argumentos na batalha do convencimento, o interlocutor se deu por vencido e ouviu a minha sugestão. Talvez você, leitor, tenha achado um pouco (ou muito, não sei) arrogante de minha parte falar em “jeito melhor”. Mas eu tinha convicção de que era melhor mesmo (baseado em fatos, não em sentimentos).
A retórica do “sempre foi assim” está em todo lugar. Parece-me que o ser humano se sente intimidado em contestar/desafiar um evento que, desde que se tem notícia, sempre foi assim. O medo de ficar destacado da multidão que abraça o consenso (ou a maioria) paralisa grande parte das pessoas. Talvez essa realidade nunca mude, mas você deveria impedir que esse tipo de medo te impeça de colocar suas convicções em prática, acredite ;-)
Quando o assunto é concurso Receita Federal, a maldita retórica não se abstém de provocar seus danos. Desde 2014 não temos concurso para esse órgão tão cobiçado pelo público concurseiro, notadamente a turma da área fiscal.
Nos últimos anos, foram realizados certames em 2005/2006, 2009/2010 e 2014. Intervalos de 3 a 4 anos, em média. Nesse contexto, a turma do “sempre foi assim” se encoraja em bradar (ou melhor, palpitar) que 2018 será o ano de próximo concurso. Afinal, você já sabe, né, “sempre foi assim”.
A essa altura do texto, você já deve ter percebido que não gosto da turma do “sempre foi assim”. Eles acertam? É claro que sim. Mas, erram bem mais do que acertam. Hoje, após muitos erros e acertos (ufa! rs), vejo que o segredo do sucesso (além da constância no objetivo, não resisti ao trocadilho, hehe) está em acertar mais do que errar. Se você se arrisca, estará sujeito ao erro, isso é inevitável. Mas, veja que maravilha, quem se arrisca também corre o tremendo “perigo” de acertar (muitas vezes, em cheio, especialmente quando se busca fugir do “sempre foi assim”).
Temos um artigo completo caso queira saber sobre mais sobre o concurso Receita Federal.