A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou Pedido de Suspensão de Liminar contra a decisão que determinou a suspensão das provas do concurso PRF, previstas para serem aplicadas no próximo domingo (09). A AGU argumenta que a liminar viola à ordem e segurança pública. Veja-se parte da ementa do documento:
“Grave violação à ordem pública. Ofensa grave à separação de poderes. Substituição de decisão administrativa a respeito da necessidade e viabilidade da realização de concurso público. Grave violação à ordem e segurança públicas. Potencial comprometimento do planejamento administrativo da PRF no tocante à reposição do seu efetivo indispensável à consecução do seu mister constitucional no cenário pandêmico”.
Dentre os fundamentos do pedido, é alegado pela AGU que as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram aplicadas em janeiro e não foram noticiados impactos ou acentuações dos efeitos deletérios da pandemia.
Também é requisitado que se considere a experiência do Cebraspe para organizar e executar etapas de concursos públicos, que, no caso do certame da PRF, é menor do que as provas do ENEM.
A AGU ressalta, ainda, que a decisão de suspensão do certame configura ingerência indevida do Poder Judiciário na organização administrativa da Polícia Rodoviária Federal, caracterizando violação ao princípio da separação dos poderes.
Confira o pedido da AGU completo
Segundo informações de nossos especialistas, o pedido foi distribuído, porém, ainda não há não decisão quanto à suspensão. Entretanto, trata-se de boa estratégia da União, a fim de agilizar a eventual cassação da decisão que suspendeu o certame, visto que o Pedido de Suspensão é direcionado ao presidente do TRF.
Até o momento as partes envolvidas não se posicionaram sobre o pedido de suspensão da liminar. A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos segue apurando as informações.
Após a 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) suspender a aplicação das provas do concurso público PRF, da Polícia Rodoviária Federal, o Cebraspe, banca organizadora do certame, publicou comunicado oficial que confirma a suspensão temporária do certame.
De acordo com a liminar concedida, é inaceitável que as autoridade federais, a quem cabe zelar pela saúde pública, implementem medidas que tenham o potencial de agravar a já delicada situação do país, em virtude da pandemia da Covid-19.
Seguimos acompanhando os desdobramentos do concurso PRF, cuja liminar suspendeu temporariamente o certame. Temos um artigo completo para você, acesse o link abaixo:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…
Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…
A comissão que fará parte do concurso do Tribunal de Contas do Acre (TCE AC)…