Concurso PRF: com etapa mantida, como serão as provas?
As provas do concurso PRF estão mantidas e devem ocorrer neste próximo domingo, 09 de maio. A decisão, anunciada na noite de ontem, 06, derrubou a liminar da 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) e confirmou a aplicação do exame.
Com isso, nessa reta final, é essencial manter a calma (por mais que seja difícil, em meio a tantos “põe o casaco, tira o casaco”) e revisar todo o conteúdo estudado até aqui. Por isso, vamos relembrar alguns pontos do edital sobre a realização das etapas de provas do concurso PRF.
Os candidatos serão avaliados através de duas etapas, compostas por diferentes fases, conforme abaixo:
1ª etapa:
- Prova objetiva e discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação de saúde;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de títulos;
- Investigação social.
2ª etapa:
- Curso de Formação Profissional.
Neste próximo dia 09, está prevista a aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso PRF. Os exames terão a duração de 4 horas e 30 minutos. Confira abaixo mais detalhes:
Provas objetivas do concurso PRF
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 120,00 pontos. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO.
A nota em cada item será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
Bloco I – 55 itens
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico Matemático;
- Informática;
- Física;
- Ética e Cidadania;
- Geopolítica;
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Bloco II – 30 itens
- *Legislação de Trânsito (Novo Código de Trânsito Brasileiro)
Bloco III – 35 itens
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- Direitos Humanos.
Prova discursiva do concurso PRF
A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação.
A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.
Concurso PRF: advogado entra com novo recurso
Na manhã desta sexta-feira, 7 de maio, o autor do processo que requer a suspensão da aplicação das provas do concurso PRF interpôs Agravo Interno, a fim de que seja reconsiderada a decisão que determina a realização do exame.
Confira um trecho a seguir o documento:
O pedido solicita que o desembargador reconsidere sua decisão ou ainda para que ela seja apreciada no Conselho Especial, já que o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) foi aceito e o presidente do TRF1 optou pela realização do exame.
Concurso PRF: Liminar é derrubada
Na noite de ontem, 06 de maio, saiu a decisão que derrubou a liminar que determinava a suspensão do concurso. O advogado José da Silva Moura Neto, responsável pela ação que suspendeu a aplicação das provas do concurso PRF, afirmou em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos que as chances das provas acontecerem na data prevista é de 95%.
Moura Neto concedeu a entrevista pouco depois do parecer que invalidou a suspensão vir a público. De acordo com o advogado, as chances da decisão ser revertida “são mínimas”.
Antes mesmo do pedido da União ser deferido pelo TRF1, o Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do certame, já disponibilizou em seu site a consulta dos locais de provas.
Concurso PRF: Liminar de suspensão
A liminar que suspendeu, na noite de segunda-feira, 3, a aplicação das provas considerou inaceitável que as autoridades federais, a quem cabe zelar pela saúde pública, implementem medidas que tenham o potencial de agravar a já delicada situação do país, em virtude da pandemia da Covid-19.
Na decisão, a juíza Liviane Kelly Soares Vasconcelos entendeu que seria adequado aguardar a melhora da situação da saúde pública para só então realizar o concurso público, visando proteger a saúde de candidatos, funcionários que trabalharão na aplicação das provas e da população de forma geral.
Sobre o concurso PRF
O concurso da PRF oferece 1.500 vagas para Policial Rodoviário Federal. A remuneração inicial do cargo é R$ 9.899,88.
VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA | VAGAS CANDIDATOS NEGROS | VAGAS CANDIDATOS COM DEFICÊNICA | TOTAL |
1.125 | 300 | 75 | 1.500 |
- Salário: R$ 9.899,88
- Jornada de trabalho: 40 horas semanais
- Lotação: Abrangência nacional, sendo ofertadas aos novos policiais as oportunidades de lotação de acordo com a necessidade do serviço e o interesse público
Seguimos em contato com a corporação e acompanhando todos os desdobramentos da seleção. Para saber todos os detalhes sobre as provas do concurso PRF acesse nosso artigo completo com todas as informações:
Saiba mais: concurso PRF
Quer estudar para o concurso PRF?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!