Um novo concurso público para a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural – Pré-Sal Petróleo (PPSA) vai sair do papel em breve, após a definição da banca organizadora: o IDCAP.
Com a banca oficialmente contratada, conforme publicado no Diário Oficial da União, o edital deve ser divulgado ainda em 2024.
Importante ressaltar que esse será o primeiro concurso público da Empresa, e deverá contemplar apenas cargos de nível superior. No total, serão 100 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva.
“Hoje temos um quadro de 63 colaboradores para fazer a gestão de 24 contratos de partilha, atuar nos acordos de individualização e comercializar as cargas da União. Os próximos dez anos são de crescimento, tanto na gestão quanto principalmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural. Sem aumento de pessoal não iríamos conseguir continuar representando tão bem a União. A PPSA tem uma missão única e um excelente clima de trabalho. Estamos com uma enorme expectativa em relação ao sucesso deste concurso”, disse a Presidente Interina, Tabita Loureiro.
As provas acontecerão no primeiro semestre de 2025 e poderão ser realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador. Entretanto, vale ressaltar que a lotação será apenas no Rio.
A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso PPSA. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A empresa foi criada em agosto de 2013, através do Decreto nº 8.063/2013, na forma de Sociedade Anônima de capital fechado. O capital social da Pré-Sal Petróleo é formado por ações nominativas de propriedade integral da União.
A Lei nº 12.304/2010 estipula seu objeto e fixa-lhe as competências. Nos termos do art. 2º deste Diploma, a empresa tem por objeto a gestão dos Contratos de Partilha de Produção (CPPs) celebrados pelo MME e a gestão dos contratos de comercialização do petróleo e gás natural da União.
Conforme mencionado no início do artigo, serão ofertadas 100 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível superior, com postos de trabalho no Rio de Janeiro.
As vagas serão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com atuação em diferentes áreas da empresa.
Das vagas ofertadas, 5% serão oferecidas a pessoas com deficiência (PCDs) e 20% a candidatos autodeclarados negros.
As provas acontecerão no primeiro semestre de 2025 e poderão ser realizadas no Rio, São Paulo ou Salvador.
Haverá uma prova objetiva para todos os cargos e candidatos para as vagas de advogado e especialista em petróleo farão também uma prova discursiva.
O quadro de pessoal da Pré-Sal Petróleo é composto por 62 funções gratificadas de livre provimento, com regime de pessoal regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Além das 62 funções já mencionadas, a empresa terá no máximo 150 empregados permanentes, observado o limite do quadro de pessoal aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, vinculada ao Ministério da Economia.
Adicionalmente, a empresa mantém sete contratos de prestação de serviços nas áreas de secretaria, comunicação, jurídica, comercialização/ acompanhamento da produção, tecnologia da informação e serviços gerais.
A Pré-Sal Petróleo disponibiliza os benefícios de assistência médica e odontológica extensiva aos dependentes legalmente aceitos, além de auxílio-refeição.
Em 2017, a Pré-Sal Petróleo realizou um processo seletivo simplificado, sob organização da FUNRIO. Na ocasião, foram ofertadas 15 vagas para provimento imediato, além de mais 225 para formação de cadastro reserva.
As oportunidades se distribuíram entre diversos cargos de nível superior, em diferentes especialidades. Os salários iniciais variavam de R$ 10 mil a R$ 25 mil.
Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas e discursivas. A cobrança abrangeu as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.
A validade do contrato dos profissionais durou dois anos, com possibilidade de prorrogação. Os servidores foram lotados no escritório da empresa, que fica localizado no Rio de Janeiro.
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou a contratação do Instituto AOCP como…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) está oficialmente autorizado e…
A SME Recife (Secretaria de Educação do Município de Recife) definiu nesta quinta-feira, 21 de…
Após adiar a data de aplicação da prova objetiva, o edital do concurso público da…
Provas do concurso GCM Trizidela do Vale serão aplicadas em 22 de dezembro Foram reabertas…
O Ministério da Gestão e da Inovação - MGI realizou na manhã desta quinta-feira (21)…