Concurso PPGG DF: recursos de Analista Gestão Governamental
Após a aplicação das provas do concurso PPGG DF no último domingo (15), os gabaritos provisórios foram divulgados. Com isso, o prazo para interposição de recursos está aberto até o dia 20 de janeiro.
O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação e não poderia ficar de fora deste momento. Por isso, nossos professores analisaram o gabarito de Analista em Políticas Públicas – Gestão Governamental e elaboraram recursos para o concurso PPGG DF.
Não acompanhou o Gabarito extraoficial PPGG DF: Analista – Gestão Governamental?
Acesse e confira AQUI!
Concurso PPGG DF: recursos de Analista Gestão Governamental
Prova tipo A – Questão 8:
Em “O primeiro foi a adoção de políticas públicas restritivas de gasto, que passaram a dominar uma agenda da maioria dos países, em especial os em desenvolvimento.” (linhas de 6 a 8), segundo a norma-padrão, com relação ao uso da vírgula que inicia a expressão sublinhada, é correto afirmar que se trata de emprego
A) explicativo, e a vírgula pode ser suprimida.
B) explicativo, sendo facultativa a supressão da vírgula.
C) restritivo, e a vírgula deve ser suprimida.
D) restritivo, sendo facultativa a supressão da vírgula.
E) explicativo, e a vírgula não pode ser suprimida.
Sugestão de recurso:
Solicita-se, por meio deste, a alteração de gabarito da questão número 8 da prova de Analista de Gestão Governamental – prova tipa “A”, da letra E, para a letra A.
A banca assinalou, no gabarito provisório como correta a letra E, opção em que foi citado que a vírgula que isolava a oração em questão não poderia ser retirada, segundo a norma-padrão.
“O primeiro foi a adoção de políticas restritivas de gasto, que passaram a dominar a agenda…”
No entanto, não haveria qualquer desvio no que tange à norma-padrão, com a retirada da vírgula. Quando esse sinal de pontuação é retirado, a correção gramatical fica mantida. A frase continuaria correta.
A única mudança que tal retirada provocaria seria no sentido original do fragmento. Contudo, não se fez, no enunciado, qualquer referência ao sentido original, e sim apenas aos ditames da norma-padrão.
Por isso, a vírgula que inicia a oração destacada, que tem de fato sentido explicativo, poderia ser suprimida, segundo a norma-padrão, conforme cita o enunciado da questão.