Concurso Politec PE: recursos para Agente de Medicina Legal
As provas objetivas do concurso Politec PE foram aplicadas no último domingo (21/07) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de Agente de Medicina Legal.
Os recursos foram elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.
Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!
Concurso Politec PE: recursos para Agente de Medicina Legal
Questão 19
Comentário:
A banca deu a letra D como gabarito. Entretanto, segundo renomado autor Genival Veloso de França, em sua obra Medicina Legal, 11ª edição na página 512, cita que as manchas de hipóstase, nas asfixias, são precoces, abundantes e de tonalidade escura, variando essa tonalidade, nas asfixias por monóxido de carbono quando essas manchas assumem uma tonalidade rósea. Assim, fica comprovado que a Letra A também está correta. Dessa forma, solicito a anulação da questão.
Questão 47
Comentário:
A banca deu a Letra A como gabarito. Entretanto, segundo renomado autor Genival Veloso de França, em sua obra Medicina Legal, 11ª edição nas páginas 362 e 363, cita que entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. Assim, a contusão pode ser ativa, passiva ou mista, de conformidade com o estado de repouso ou de movimento do corpo ou do meio contundente. As mistas também são chamadas de biconvergentes ou biativas (quando o corpo humano e o instrumento se movimentam com certa violência). Dessa forma, percebe-se que o examinador considerou o projétil de arma de fogo como de ação mista bem como uma faca com gume, quando, na verdade faltam elementos que possam comprovar essa ação mista por esses dois instrumentos. Podemos notar que vários instrumentos podem ser empregados de forma que possa causar lesões mistas. Como o próprio machado que ao ser utilizado a parte do gume seria um instrumento cortocontundente e ao ser empregado com a parte de trás, sem o gume, um instrumento contundente, bem como a vassoura, o punhal, o soco inglês, a foice, etc. A questão não apresenta, entre as opções, uma resposta coerente com o que cita o enunciado, assim, solicito a anulação da questão.
Saiba mais: concurso Politec PE