Concurso Politec PE: Coren solicita criação de novos cargos
Foi encaminhado ao governo do Estado, pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren PE), um pedido de inclusão de dois novos cargos no próximo concurso público para a Polícia Científica (Politec PE).
De acordo com o documento, além das vagas já previstas, foram solicitadas oportunidades aos cargos de Enfermeiro Forense e Perito Criminal (área de Enfermagem). O pedido será entregue ao poder executivo.
O texto foi realizado conforme levantamento realizado pela Comissão Estadual de Enfermagem Forense (CEEF) do Coren de Pernambuco, o qual apontou a importância da inclusão dos referidos cargos de forma efetiva na segurança pública, através do concurso Politec PE.
Um dos trechos do documento detalhou que, “cabe ao enfermeiro forense o exame e tratamento de vítimas de estupro e de vítimas de violência doméstica. Ele faz o exame físico com coleta de evidências, documentação completa da ocorrência e dos achados, preservação das evidências, tratamento físico e assistência psicológica à vítima, além do encaminhamento para serviços especiais e serviço médico quando necessário. Também presta assistência aos ofensores quando necessário”.
Segundo informações divulgadas pelo próprio Coren PE, a petição partiu do presidente do Conselho, dr. Gilmar Júnior, que ressaltou: “A enfermagem forense é uma área importantíssima para a categoria no mundo inteiro, especialmente na Europa e EUA. Nós precisamos valorizar essa especialidade que foi regulamentada aqui no país em 2016 e buscar campos de trabalho para que esses profissionais possam exercer essa expertise”.
Sobre o concurso Polícia Científica PE
O próximo concurso Politec PE foi autorizado com a oferta de 164 vagas para os cargos de Perito Criminal, Médico Legista, Agente de Medicina Legal e Agente de Perícia Criminal.
Além disso, a deputada e delegada Gleide Ângelo divulgou, recentemente, que o edital é previsto para o 2° semestre deste ano. Para saber mais detalhes, acesse: