Concurso Polícia Penal PB: veja detalhes do último edital!
Responda rápido, coruja: você que pensa em participar do próximo concurso Polícia Penal PB já viu os detalhes do último edital?
Ainda que tenha sido organizado por outra banca, olhar o último edital, bem como a estrutura das provas, é fundamental para se preparar para um concurso público. Lembre-se que evitar surpresas durante a preparação com certeza o fará largar um passo à frente.
Como foi o último edital do concurso Polícia Penal PB?
O último concurso da SEAP PB, realizado em 2008, ofertou 2 mil vagas para o cargo efetivo de Agente de Segurança Penitenciária, sendo 627 oportunidades para o sexo masculino e 373 vagas para candidatas do sexo feminino. O certame esteve sob responsabilidade da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Etapas do último certame
O último edital foi constituído por três etapas:
- Prova Objetiva
- Avaliação Psicológica
- Curso de Formação
Prova objetiva
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi constituída por questões do tipo múltipla escolha de Português, Atualidades e Legislação Específica.
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica consistiu na aplicação e avaliação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permitiram identificar aspectos psicológicos do candidato, para fins de prognóstico de desempenho das atividades relativas ao cargo de Agente de Segurança Penitenciária.
O perfil profissiográfico para o desempenho das atividades de Agente de Segurança Penitenciária consiste em características compreendidas como: assertividade, controle emocional, resistência a frustração, flexibilidade, iniciativa, relacionamento interpessoal, resistência a fadiga, adaptabilidade, adequação da agressividade, potencial de desenvolvimento cognitivo, autoconfiança e atenção difusa.
Curso de Formação
O Curso de Formação tem por objetivo formar o servidor para o desempenho das atividades relativas às normas de vigilância, manutenção de segurança, disciplina da movimentação dos sentenciados internos das Unidades Pressionais do Estado da Paraíba.
A etapa é obrigatória para o exercício do cargo. A carga horária é de 100 horas-aula. O candidato teve de ter, no mínimo, 75% de frequência.
Novo edital em 2025
Está formada a comissão organizadora responsável pelos trâmites do próximo concurso Polícia Penal PB (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba).
Segundo informações do governador João Azevêdo, o edital deve ser publicado apenas no início de 2025, com provas no primeiro semestre. São previstas 1.000 vagas para a carreira que exigirá o nível superior, sem limite de idade para ingresso.
Para mais informações do concurso Polícia Penal PB, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo exclusivo para você!