Artigo

Comissão de aprovados na Polícia Federal solicita mais nomeações

Polícia Federal tem déficit de 4 mil servidores

A Comissão de Aprovados no concurso da Polícia Federal realizado em 2018 está se mobilizando para garantir a nomeação de todos os habilitados no certame. A corporação conta hoje com 4.310 cargos vagos em toda a carreira.

Segundo ofício enviado à Câmara dos Deputados, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à imprensa especializada, os aprovados argumentam que a convocação de toda a lista não gerará aumento de despesa no orçamento da corporação, já que restariam 3.160 cargos vagos na carreira da PF.

Preparo dos aprovados

Na nota divulgada à imprensa, a comissão também destaca o alto nível de preparo dos aprovados no certame: cerca de 0,8% (1.185) dos 147.744 inscritos chegaram às fases finais do concurso.

As notas médias dos aprovados na edição de 2018 do certame também demonstra o bom nível dos candidatos: enquanto que os convocados para o curso de formação do concurso de 2012 contaram com uma nota média de 103,11 pontos, a média dos aprovados de 2018 é de 120,84 pontos.

Vacâncias na Polícia Federal

Segundo o último levantamento divulgado pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Federal de São Paulo (SINDPF-SP), a Polícia Federal tem 4.310 cargos vagos, distribuídos em toda a carreira:

  • Agente: 2414
  • Delegado: 675
  • Escrivão: 965
  • Papiloscopista: 129
  • Perito Criminal: 127

Além das vacâncias já verificadas, o que mais preocupa a Polícia Federal é a elevada taxa de evasão na carreira, além de requerimentos de aposentadorias: todos os anos, 200 a 300 policiais federais deixam a corporação.

Abaixo você confere um quadro geral da situação do efetivo da PF, com projeções do impacto das convocações do novo concurso:

polícia federal

Mesmo com o novo concurso, a situação na Polícia Federal permanece preocupante. Em declarações dadas em março de 2018, o então superintendente da Polícia Federal no Paraná e atual Diretor-Geral da PF, Marcelo Valeixo, ressaltou o déficit na corporação:

“nosso efetivo hoje é menor do que há 10 anos, isso é extremamente preocupante”; “estamos com um quadro de requerimento de aposentadorias significativo, em média de 200 a 300 por ano”; “as atribuições, as responsabilidades aumentam, essas investigações de alta complexidade absorvem muito efetivo, então é um cenário que nos preocupa, não falo em médio prazo, (mas sim) em curto prazo”; “foi anunciado pelo atual Governo 500 vagas, de certa forma é um alívio, mas não resolve o problema”

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o caso. O Estratégia Concursos acompanha o caso para mantê-lo sempre informado.

Para notícias sobre o concurso da Polícia Federal, clique aqui

Ascom Estratégia
[email protected]

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • De acordo com esse quadro parece q as vagas de perito vão ser preenchidas e não será necessário outro concurso pra esse cargo.
    Jéssica em 17/02/19 às 21:20
  • O Governo Federal precisa chamar todos os aprovados da PF e PRF!
    Ítalo Rean em 15/02/19 às 12:40
  • Como concurseiro eu apoio o pleito de nomeação dos excedentes, pois não haverá prejuízo de um novo concurso. Além disso, se essa turma é preparada (e parece que são) caso não entrem agora, terão mais facilidade de ficar dentro das vaga no próximo certame. A nomeação de todos os aprovados e bom para a PF, para os candidatos aprovados e para quem almeja o concurso da PF!
    Thiago em 15/02/19 às 10:35
  • Obrigado pela divulgação, Estatégia! Sou excedente e aluno de vocês! O Brasil precisa de uma PF mais forte! ??????
    CRISTIAN em 15/02/19 às 09:09
  • Tenho certeza através de referências bibliográficas comprovadas que não acertei poucas questões de L. Portuguesa na prova da P.R.F. Foi-me negado o recurso no tempo hábil pelo CESPE. Não me permitindo acesso no dia. O que fazer ? Gabarito errado... Questões... CESPE MAIS UMA VEZ FORA DA LEI E NORMAS DA A.B.N.T.
    Nelson Miorim de Medeiros em 15/02/19 às 08:59