Concurso PMERJ: veja detalhes da prova discursiva!
O novo edital do concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) foi publicado com oferta de 2 mil vagas para o cargo de Soldado.
As oportunidades são distribuídas entre 1.800 para homens e 200 para mulheres. Já o salário inicial da carreira é de R$ 5.233,88.
E você, coruja, já está ciente de como será a aplicação da prova discursiva? Veja todos os detalhes no decorrer deste artigo!
E como será a prova discursiva do concurso PMERJ?
A etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na redação de um texto dissertativo, de 25 a 30 linhas, e deverá ser desenvolvida em formulário específico (Folha de Resposta), personalizado, fornecido pelo fiscal de sala.
Para efeito de avaliação, serão considerados os elementos de avaliação descritos abaixo:
- Aspecto Formal – Domínio da norma culta da língua, no seu registro formal; pontuação, ortografia, concordância, regência, uso adequado de pronomes, emprego de tempos e modos verbais;
- Aspecto Textual – Respeito à estrutura da tipologia textual solicitada, paragrafação; uso adequado de conectivos e elementos anafóricos, observância da estrutura sintático-semântica dos períodos;
- Aspecto Técnico – Atendimento à proposta temática, seleção e organização de argumentos consistentes que fundamentem a tese, progressão temática coerente, propriedade vocabular, clareza, apropriação produtiva e autoral do recorte temático.
A prova discursiva do concurso PMERJ será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.
E atenção ao PRAZO: os interessados no certame poderão se inscrever entre 14 de junho e 12 de julho de 2023, no site da banca organizadora, IBADE, ao custo de R$ 100,00.
Para conferir todas as informações da prova discursiva do concurso PMERJ, bem como de todos os detalhes do edital, basta acessar o link abaixo: