A aplicação das provas do concurso para o cargo de Oficial da Polícia Militar do estado de São Paulo acontece no domingo, dia 19 de novembro. E se você deseja fazer uma boa prova e gabaritar o concurso PM SP Oficial nós temos uma boa dica para você.
Por isso, neste sábado, 18 de novembro, véspera da prova, os professores do Estratégia Concursos farão uma Maratona de Aulas Gratuitas para a Revisão Geral de Véspera do concurso PM SP, com Aulas Gratuitas e conteúdos focados no edital do concurso.
Direito Constitucional (Noções de Administração Pública)
Ricardo Vale
Português
Décio Terror
História
Sérgio Henrique
Geografia
Sérgio Henrique
Legislação PM-SP
Marcos Girão
Filosofia
Raphael Reis
Sociologia
Raphael Reis
Espanhol
Adinoél
Foi publicado o edital do Concurso Público para o CFO, Curso de Formação de Oficial, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O edital oferta 221 vagas e a exigência é que você tenha formação em Nível Médio.
O período de inscrição no certame fica aberto entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro no site da banca, a Fundação Vunesp. O valor da inscrição é de R$ 130,00. Para se candidatar a uma das vagas e ser um “irmão de farda” é preciso que você tenha no ato da inscrição entre 17 e 30 anos de idade.
A data prevista para que a primeira etapa do concurso aconteça, a Prova Objetiva, está marcada para acontecer no dia 19 de novembro, no período da manhã, nas cidades abaixo relacionadas:
Araçatuba
Bauru
Campinas
Piracicaba
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba
A PM poderá realizar as demais etapas em qualquer outra cidade. A escolha não implica que o candidato, caso aprovado, seja lotado na cidade ou região escolhida para a realização da referida etapa.
É preciso ainda fazer opção pela língua estrangeira (Língua Inglesa ou Língua Espanhola) no ato do preenchimento da ficha de inscrição. A remuneração básica inicial para o cargo de Aluno-Oficial PM é de R$ 2.988,05.
gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos.
A avaliação inicial dos candidatos será feita a partir da aplicação de uma Prova Objetiva (Parte I), com duração de 4 horas. A prova constará de 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma.
As questões versarão sobre os temas abaixo relacionados:
Ciências Humanas e suas Tecnologias, sendo:
História: 8 questões;
Filosofia: 5 questões;
Sociologia: 5 questões;
Geografia: 8 questões;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, sendo:
Língua Portuguesa e interpretação de texto: 28 questões;
Língua Inglesa ou Espanhola: 6 questões;
Além das disciplinas de:
Matemática: 10 questões; (Confira a prova resolvida)
Noções de Administração Pública: 5 questões;
Noções Básicas de Informática: 5 questões.
Já a Prova Dissertativa (Parte II), terá duração de 2 horas composta por uma redação. O candidato deverá produzir uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato.
Os professores do Estratégia Concursos realizaram no sábado, 30 de setembro, uma Maratona de Aulas Gratuitas. Foram aulas focadas no concurso da Polícia Militar do estado de São Paulo, que está com edital publicado e 221 vagas para Oficial abertas.
A classificação final do Concurso PM SP Oficial será feita a partir da soma dos pontos obtidos nos Exames de Conhecimentos (Partes I e II), em ordem decrescente, a ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Portal de Concursos Públicos do Estado.
Em caso de empate, serão adotados os critérios de desempate adiante e na seguinte ordem:
– maior nota obtida na Prova Objetiva (Parte I dos Exames de Conhecimentos);
– maior nota obtida na Prova Dissertativa (Parte II dos Exames de Conhecimentos);
– idade mais avançada.
Gostou desta oportunidade e quer começar a se preparar agora mesmo para este concurso? Confira os cursos específicos para este concurso e reforce seus estudos.
Compromisso com a sociedade, cumprimento das leis, combate à criminalidade e a preservação da ordem pública. Ser um oficial ou soldado da Polícia Militar é um grande sonho almejado por muitos, imbuídos pelo desejo de sair pelas ruas para servir a sociedade e proteger.
Por isso, a hora de virar protagonista, superar os desafios, enfrentar os medos e assumir a responsabilidade é essa…
É bem verdade quando o sargento Soriano, da PM de São Paulo, afirma que “a coragem está inerente à pessoa”. Afinal, você mesmo sabe que ser um Policial Militar é mais do que trabalhar dia após dia nas ruas em patrulhamento…
…é estar disponível para amparar e dar assistência à população, que tanto necessita de segurança e acolhimento.
Atualmente são mais de 42 milhões de habitantes no estado de São Paulo, precisando de pessoas como você. Profissionais dedicados e dispostos a fazer a diferença nas cidades, nos bairros, nas ruas e avenidas do estado de São Paulo.
Profissionais como você, que dentro de si carregam uma força para enfrentar as grandes batalhas do dia a dia, nas ruas, e contribuir com o estado de São Paulo na preservação da integridade e da vida das pessoas.
E a possibilidade de você se tornar um Herói de Farda, deixar o anonimato e virar protagonista na vida das pessoas está bem mais próxima a você do que possa imaginar.
Atualmente, a PM de São Paulo abriu um Concurso Público para para contratar 221 novos irmãos de farda. Por isso, se este desejo despertou dentro de você, gostaríamos de te convidar para acompanhar nesta página todas as informações sobre o concurso PM SP para Oficial.
Ao ingressar na carreira de policial militar da PM de São Paulo, sua missão será proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública. Confira o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre a PM SP:
O comprometimento com a sociedade tem início com a formação de cada profisisonal. Uma preparação rigorosa que dura 2 anos e inclui avaliações teóricas, psicológicas, práticas e sempre integradas com a realidade atual.
Segundo a Polícia Militar do estado de São Paulo, cada profissional que entra para a corporação, seja no Água, nos Bombeiros, ou mesmo nos batalhões espalhados por todo o estado, passam por uma preparação rigorosa, que dura dois anos e inclui avaliações rotineiras, teóricas e práticas.
Anualmente, a Escola Superior de Soldados coloca mais de 2 mil novos soldados à disposição da sociedade. Já com a Academia do Barro Branco, são mais de 100 novos oficiais todos os anos prontos para assumir sua missão.
A formação, graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento, habilitação e treinamento dos policiais militares são realizados por intermédio dos Órgãos de Apoio de Ensino Superior da Diretoria de Ensino da Polícia Militar.
Sua missão é promover com excelência a gestão de ensino, através de conhecimentos científicos e tecnológicos, humanísticos e gerais, indispensáveis à educação e à capacitação do policial militar, com o objetivo de torná-lo apto a atuar como operador do sistema de segurança pública em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e de direitos humanos.
Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, ou ROTA, como é mais conhecida, é uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque – “Tobias de Aguiar” – e uma tropa reserva do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Em 1851 o batalhão, com antigo nome de “Batalhão de Caçadores”, foi batizado com o nome de Tobias de Aguiar, ficando então “Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar”. O então Presidente da Província Rafael Tobias de Aguiar, antigo nome dado ao então governador, ficou conhecido como o criador da policia militar.
Com uma média de 140 viaturas e um efetivo de 860 homens. Constitui-se numa força tática da Polícia Militar, que visa possibilitar flexibilidade e capacidade de reação com o uso do policiamento motorizado.
Utilizada na necessidade do controle de distúrbios civis através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo de combate, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque. A história do Batalhão é defender as Instituições Republicanas. Após diversas denominações, passou a ostentar seu nome atual em 15 de dezembro de 1975. (Fonte: Divulgação/PM SP)
O edital do Concurso PM SP para Oficiais foi publicado com 221 vagas, e em Outubro será publicado o edital para Soldados com 2.000 vagas! Saiba TUDO sobre como se tornar um Policial Militar do Estado de São Paulo nesta notícia.
Gostou desta oportunidade e quer começar a se preparar agora mesmo para este concurso? Clique na imagem abaixo e confira os cursos específicos para este concurso e reforce seus estudos.
Quem é Coronel Telhada?
Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada nasceu em São Paulo, em 10 de outubro de 1961. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1979, com apenas 17 anos. Foi declarado Aspirante a Oficial PM em 1983. Em 1986, passou a integrar as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, onde permaneceu até 1992.
Atuou como Subdiretor de Pessoal da PM e Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-7, em Guarulhos; e comandou o 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (área central de São Paulo) e o 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” – ROTA.
Foi promovido a capitão da PM por bravura em 15 de agosto de 1988 e ferido em serviço duas vezes, em 1990 e 1995. Em 2010 sofreu um atentado na porta da sua casa, quando seu veículo foi alvejado com mais de dez tiros.
Em 2009, foi indicado pelo Secretário da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto para o cargo de Comandante Geral da ROTA.
Realizou, entre outros, os seguintes cursos: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Paraquedismo, Curso de Resgate de Reféns em Aeronaves, Curso de Negociação e Resgate de Reféns, Estágio de Salvamento em Altura, Curso de Resgate e Pronto-Socorrismo e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Em 2011, foi transferido para a reserva por possuir mais de 30 anos de serviço e cinco no mesmo cargo, nos termos da Lei Complementar nº 1.150/2011. Com isso, foi promovido ao cargo de coronel.
O Estratégia Concursos foi até São Paulo em busca de informações sobre a Academia Militar do Barro Branco, e entrevistou o ex-comandante da ROTA, o coronel Telhada. Por isso, você vai conferir uma entrevista que ele nos deu de forma exclusiva.
Além disso, o Estratégia participou na madrugada do dia 21 de setembro, da simulação de um assalto a um caixa eletrônico na avenida Paulista, em São Paulo. Organizado pela ROTA, a operação aconteceu por volta das 00h30 e contou ainda com a participação de praças e oficiais do corpo de bombeiros.
►Data da prova: 19 de novembro
►Vagas: 221 vagas
►Lotações: estado de São Paulo
►Remuneração inicial: R$ 2.988,05 (Aluno Oficial) Nível Médio
►Requisito: Nível Médio
►Banca: Fundação Vunesp
►Escolaridade: Ensino Médio
►Cursos Estratégia Concursos: CURSOS PARA CONCURSO PM-SP 2017
►Edital: Edital no DOE – A partir da página 373 Clique Aqui!
Fernando Brito
Ascom Estratégia
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
dúvida... esse cargo é administrativo ???
trabalha na rua ?
Tenho interesse, gostaria de mais informações!
O governador do Maranhão já veio a público várias vezes e ontem em entrevista a uma rádio maranhense ratificou que o concurso da PM e do Corpo de Bombeiros sairá dia 30 deste mês (30/09/17). Serão 1300 vagas para PM e 450 para o CBM. O estratégia vai fazer preparação para esse concurso? Ainda não vi nenhum comentário de vocês sobre o dito certame que já está com o edital tão perto de sair.
Já noticiamos informações a respeito do concurso da Polícia Militar do Maranhão. Com a publicação do edital, nossos professores devem preparar materiais para este concurso.
Porque a idade para PM é de no máximo 30 anos?
Quero fazer parte da PM gostaria de saber mais
Meu sonho é ser um policial da rota quando andando de carro com um amigo meu por dentro de umas favela de Osasco eu coloco o braço para fora e ficou aprestando atenção nos movimentos da comidade de Osasco
NA RUA COMPANHEIROS... É POLÍCIA
Boa tarde? Tenho mais de 30 anos, eu posso ser um militar, queria que alguém me informa_ se obrigado!!
Quero faser parte dessa família!