Concurso PM CE: confira as possibilidades de recursos
Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso PM CE? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso PM CE teve suas provas aplicadas no último domingo, 22 de janeiro. Recentemente, foram divulgados os gabaritos preliminares.
Pretende interpor recurso para a PM CE? Todo o processo deve ser realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, através do site do IDECAN.
E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:
- Recursos de Português
- Recursos de Atualidades e História do Ceará
- Recursos de Raciocínio Lógico-Matemático
Concurso PM CE: recursos de Português
QUESTÃO 2
GABARITO PRELIMINAR: LETRA B
GABARITO PRETENDIDO: LETRA D
FUNDAMENTAÇÃO:
Exemplificar é citar apenas alguns elementos de um conjunto de possibilidades. Quando lemos “A maior parte do gás é gerada diretamente pela vida: micróbios produtores de metano em terras úmidas, arrozais ou nos aparelhos digestivos de animais de grande porte”, o conectivo OU nos permite inferir que foram enumerados todos os elementos que correspondem ao termo “vida”.
Portanto, não se trata de meros exemplos, e sim da explicitação (revelação por completo) de todos os referentes do termo “vida” nesse contexto.
Desse modo, diante do exposto, solicito a mudança do gabarito dessa questão.
QUESTÃO 9
GABARITO PRELIMINAR: LETRA A
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO:
A questão em destaque exige do candidato pelo menos dois movimentos principais: a análise sintática de um período composto e a associação dessa análise a elementos gráficos supostamente correspondentes ao excerto considerado.
O período compõe-se de uma oração principal (“a metanogênese é uma estratégia metabólica óbvia e fácil para qualquer vida baseada em carbono”) e duas orações subordinadas (“mesmo que a bioquímica seja radicalmente diferente”, (“dadas as fontes de energia provavelmente presentes em exoplanetas rochosos”), uma das quais reduzida (“dadas as fontes de energia provavelmente presentes em exoplanetas rochosos”), além de um complemento nominal (“da que existe na biosfera da Terra”). Logo, quatro elementos integram o período destacado.
A priori, intui-se que as figuras de cor preta correspondam à oração principal; as de cor branca, aos termos que orbitam a oração principal.
Nesse sentido, as letras B e C são coerentes, tendo em vista que: na B, o quadrado central de cor preta corresponderia à oração principal e os quadrados brancos maiores, à esquerda e à direita, respectivamente, corresponderiam às orações subordinadas; o quadrado branco menor, na parte inferior direita, representaria o complemento nominal, de menor extensão.
Já na C, a seta de cor preta com indicações de sentido bilaterais corresponderia à oração principal; as setas brancas direcionadas à direita seriam as orações subordinadas, sendo a primeira seta a subordinada antecessora da principal e a segunda, a sucessora; são brancas e no mesmo sentido por exercerem papéis semelhantes em relação à oração principal (são ambas orações subordinadas); a seta de cor preta no sentido oposto (direcionada à esquerda) corresponderia ao complemento nominal.
Logo, a letra C também atende à associação requisitada no enunciado.
Por fim, vale destacar que se a questão leva em conta as funções sintáticas dos termos, a letra A não pode corresponder ao gabarito, pois não são iguais em tamanho os triângulos equivalentes às orações de mesmo papel sintático.
Nessas circunstâncias, considerando que a questão possui mais de uma resposta plausível, solicito anulação do item.
Concurso PM CE: recursos de Atualidades e História do Ceará
Questão 28: Era 10 de abril de 1649 quando o comandante holandês Matias Beck ergueu, à margem esquerda da foz do Riacho Pajeú, uma cerca de pau-a-pique sobre um monte isolado. A posição
estratégica, com vista panorâmica para as hostis terras do Ceará, seria fortificada e batizada de Forte Schoonenborch. […] os principais canhões da paliçada voltados não para o mar, como costume em ocupações portuárias, mas para a própria cidade. A orientação pouco usual do armamento chamou a
atenção inclusive do viajante anglo-português Henry Koster, registrada em 1811 no livro Viagens ao Nordeste do Brasil. “Notei que a peça de maior forçada estava voltada para a Vila. A que estava montada para o mar não tinha sequer calibre suficiente para atingir um navio no ancoradouro comum”.
Gabarito [B] (Endosso o gabarito)
A banca explorou a posição dos canhões holandeses apontados para o litoral, que de acordo com o artigo citado, voltavam-se para o continente, devido ao risco de ataques indígenas, que eram frequentes.
O Candidato ficaria entre as alternativas [B] e [E], mas essa última pode ser eliminada, pois em 1649, quando Matias Beck invadiu o território, o Forte São Sebastião, na barra do rio Ceará, já estava decadente, pois em 1637, o forte fora dominado pelos holandeses, sob o comando de George Gartsman.
Em 1644, reagindo à escravidão dos nativos pelos holandeses, os indígenas destruíram o forte e trucidaram os holandeses em guarda.
Questão 32: O autor do texto destaca ações características do governo conhecido como “Governo das mudanças”, gestão associada à uma política
Gabarito oficial [E]
Recurso: Anulação da questão.
O governo de Tasso Jereissati foi marcado pela tentativa de ruptura com as antigas oligarquias regionais tradicionais e a implantação de uma gestão fundada em princípios técnicos orientados pelo pensamento neoliberal, que explicam o enxugamento da máquina pública no período. A questão refere-se ao governo das mudanças, como foi chamada a gestão de Tasso entre 1987 até 1991.
Ele foi eleito e governou novamente entre 1995 e 2002, quando o país e o Ceará já estavam em uma nova realidade, em que o governo federal era de Fernando Henrique Cardoso e estava em curso a implementação de uma agenda neoliberal através da privatização de empresas públicas, por exemplo.
Foi lançado o plano Real em 1994, quando Tasso era presidente do PSDB e propôs a privatização do Banco do Ceará, mas ela não ocorreu neste momento e nem em seus posteriores dois mandados, e sim em 2004, na gestão do governador Lúcio Alcântara e do presidente Luís Inácio.
O porto de Pecém teve suas obras entre 1996 e 2002, quando foi inaugurado.
Tanto a privatização do BEC quanto a modernização de Pecém, apesar de influenciados por personalidades como a de Jereissat, ocorreram em um contexto posterior à proposta de ruptura com o passado feita na eleição de 1986, por isso a alternativa [E] erra ao associar a privatização do banco e à modernização do porto ao “Governo das Mudanças”, por isso solicitamos a anulação da questão.
A expressão “Governo das Mudanças” foi usada na campanha de Maria Luíza Fontenelle à prefeitura de Fortaleza em 1985, e já fora usada nas eleições legislativas de 1978, pela esquerda. Foi incorporado pelos jovens industriais do Centro Industrial Cearense, CIC, e usado como slogan na eleição de Tasso Jereissati.
Fontenele ficou isolada, pois não tinha nem seque um vereador na capital. Tasso e o grupo Cambeba atribuíam os problemas enfrentados pelo Ceará à inoperância da esquerda petista, mas foi eleito com o apoio do Partido Comunista Brasileiro, PCB e do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
O PT se coligou com o Partido Socialista Brasileiro, PSB, lançou para governador o padre Aroldo Coelho.
De acordo com entrevistas concedidas por ela, em seus anos de prefeita, todos os principais projetos propostos não tiveram apoio das verbas estaduais e federais, com ocorreu durante o último ano do mandato do governador Gonzaga Mota e especialmente no governo de Tasso Jereissati.
Concurso PM CE: recursos de Raciocínio Lógico-Matemático
14. O conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos a interseção do conjunto dos cabos e dos soldados é igual à:
- A) Interseção do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos soldados.
- B) União do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará união o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos soldados.
- C) Interseção do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará união o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos soldados.
- D) União do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará.
- E) União do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos soldados.
A banca considerou a opção (E) como gabarito oficial.
Entretanto, inicialmente, devemos ponderar que a intersecção do conjunto dos cabos com o conjunto dos soldados é um conjunto vazio. Uma pessoa não pode ser cabo e soldado ao mesmo tempo.
Portanto, “O conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos a interseção do conjunto dos cabos e dos soldados” é exatamente igual ao conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará.
Embora a opção (E) realmente esteja correta, devemos observar que a opção (D) também serve como resposta, visto que a “União do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará.” é igual ao conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará.
Embora a opção (E) realmente esteja correta, devemos observar que a opção (B) também serve como resposta, visto que a “União do conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará união o conjunto dos cabos com o conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará menos o conjunto dos soldados.” é igual ao conjunto dos policiais militares do Estado do Ceará.
Portanto, há 3 opções corretas. Diante do exposto, pede-se a anulação da questão.
15. Existiam em meados do ano de 2011 na PMCE três tipos de escalas de serviço: A – 12×36 (trabalha 12h e folga 36h), B – 6×1 (trabalha 6 dias consecutivos com turnos de 8h e folga um dia) e a C – 12×24, 12×72 (trabalha 12h e folga 24h e, em seguida, trabalha 12h e folga 72h), as quais figuravam em caráter ininterruptos. O SD PM 30.345 Xavier trabalhou um período em uma companhia vivenciando as três escalas da seguinte forma: BBCCBAAACBA. A partir disso, qual foi o total de horas trabalhadas pelo policial militar?
- A) 50h
- B) 100h
- C) 200h
- D) 300h
- E) 400h
A banca considerou a opção (D) como gabarito oficial. Entretanto, ao realizarmos a escala proposta BBCCBAAACBA, obtemos 48 + 48 + 24 + 24 + 48 + 12 + 12 + 12 + 24 + 48 + 12 = 312 horas de trabalho, que não consta nas opções.
Diante do exposto, pede-se a anulação da questão.
19. Três policiais servindo no Batalhão de Segurança Patrimonial, um soldado, um cabo e um sargento, trabalham nas salas ????,???? ???? ????, assumindo as funções de P1, P2 e P3 não obrigatoriamente nesta ordem. Sabendo-se que o sargento assume função de P3, o que trabalha na sala ???? é o P2 e o soldado não trabalha na sala ???? e nem assume a função de P3, os policiais que trabalham, respectivamente, na sala ???? e o que atua como P1 são:
- A) o soldado e o sargento
- B) o cabo e o sargento
- C) o cabo e o soldado
- D) o soldado e o cabo
- E) o sargento e o cabo
A banca considerou a opção (D) como gabarito oficial. Entretanto, é totalmente possível obtermos outra resposta.
Por exemplo, se o soldado trabalha na sala ???? e assume a função P1. Nesse caso, o cabo estaria na sala ???? e estaria na função P2 e o sargento na sala ???? assumindo a função P3. Tal configuração não contraria o enunciado e remete a opção C. Diante do exposto, pede-se a anulação da questão.
20. A figura abaixo apresenta o contracheque de um soldado pronto da PMCE.
Assinale a alternativa que apresenta o salário líquido do policial, bem como a porcentagem aproximada do salário bruto obtido pela gratificação de qualificação policial.
- A) R$ 4.166,58 e 32%
- B) R$ 4.166,58 e 22%
- C) R$ 2.803,48 e 22%
- D) R$ 2.803,48 e 52%
- E) R$ 2.803,48 e 62%
A banca considerou a opção (C) como gabarito oficial.
Entretanto, pode-se observar que o salário líquido do policial que é dado pela diferença entre o salário bruto e os total de descontos, é igual a R$ 4.166,58 – R$ 1.303,10 = R$ 2.863,48, que não consta nas opções. Diante do exposto, pede-se a anulação da questão.
21. O interstício na PMCE é o tempo mínimo de efetivo serviço considerado em cada posto ou graduação, descontado o tempo não computável. Para a graduação de Cabo são 7 (sete) anos na graduação de Soldado; para a graduação de 3º Sargento, 5 (cinco) anos na graduação de Cabo; para a graduação de 2º Sargento, 3 (três) anos na graduação de 3º Sargento; para a graduação de 1º Sargento, 3 (três) anos na graduação de 2º Sargento e, por fim, são 4 (quatro) anos na graduação de 1º sargento para a graduação de Subtenente. Um soldado que tenha ingressado nas fileiras da PMCE em 2022 e em meados de 2027 pediu licença de 02 (dois) para tratar de interesse particular, ou seja, sem remuneração da PMCE e sem computar tempo de serviço. Em qual ano esse policial chegará à graduação de subtenente supondo que sempre tenha conseguido entrar no quadro de acesso e tenha realizado todos os cursos de formações a contento?
- A) 2046
- B) 2047
- C) 2048
- D) 2049
- E) 2050
A banca considerou a opção (E) como gabarito oficial. Entretanto, se somarmos os tempos de interstício com o tempo de 2 anos de licença temos: 7 + 5 + 3 + 3 + 4 + 2 = 24 anos.
Como o soldado inicia em 2022, então chegará à graduação de subtenente em 2022 + 24 = 2046. Diante do exposto, pede-se a troca de gabarito para a opção A.