Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso PGE RJ? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro teve suas provas aplicadas neste último domingo, 1º de maio. E, recentemente, foram divulgados os gabaritos preliminares.
Pretende interpor recurso para PGE RJ? Todo o processo deve ser realizado no prazo de dois dias úteis, ou seja, de 4 a 5 de maio, através do site do Cebraspe.
E para te ajudar, assim como realizaram a correção extraoficial da prova, nossos professores também analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo!
De acordo com NAKAMURA em Segurança de Redes em Ambientes Corporativos, 1ª Edição, editora Novatec, 2007, página 272:
“O sistema de detecção de intrusão baseado em rede (NIDS) monitora o tráfego do segmento da rede, geralmente com a interface de rede atuando em modo ‘promíscuo’. A detecção é realizada com a captura e análise dos cabeçalhos e conteúdos dos pacotes, que são comparados com padrões ou assinaturas conhecidas.”
A teoria citada justifica que o trecho 1 de texto da questão reproduzido abaixo reza:
TRECHO 1: “Um IDS baseado em rede tem a finalidade de monitorar o tráfego de pacotes de
rede para descobrir possíveis atividades suspeitas” é irrefutável, logo o TRECHO 1 é VERDADEIRO.
De acordo com DIÓGENES em Certificação Security +, 1ª Edição, editora Novaterra, 2011, páginas 165, 166 e 167:
“Existem basicamente dois tipos de sistema IDS: um baseado em rede e outro baseado em host (em um dispositivo único). O sistema IDS baseado em rede é chamado NIDS (Network Intrusion Detection System) e o baseado em host é chamado de HIDS (Host-Based Intrusion Detection System). A principal diferença entre um e outro é que no NIDS o sistema é dedicado a monitorar atividades suspeitas que ocorram na rede de uma forma geral, ou seja o sistema é capaz de identificar que houve uma tentativa de exploração de uma vulnerabilidade de rede quando um dispositivo está conversando com outro na rede…”
“No caso do HIDS a principal função é proteger o host local, ou melhor, alertar quando houver uma tentativa de intrusão no sistema local no qual o software está instalado.”
Portanto o trecho 2 que reza: “entretanto, devido as suas limitações técnicas, ele não pode ser usado para impedir que usuários excluam, acidentalmente, arquivos do sistema” também pode ser considerado verdadeiro pois a competência de monitorar a máquina seria de um HIDS e não de um NIDS como a questão (limitação técnica), inclusive por se tratar de IDS não poderíamos IMPEDIR um ataque, apenas alertar, monitorar, registrar, pois o IDS não possui papel ativo sendo este o caráter que o difere de um IPS.
Conclui-se desta forma que o gabarito da questão supracitada deve ser retificado para CERTO. Na certeza de apreço e deferimento agradeço.
RECURSOS IDENTICOS SÃO IGNORADOS, ESCREVA COM AS SUAS PALAVRAS E AS MINHAS CITAÇÕES.
Professor Renato da Costa – Estratégia Concursos
QUESTÃO: “Compras emergenciais podem gerar incrementos do estoque”
De acordo com Viana, a compra em emergência “ocorre quando a empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais…”.
Segue o autor: “Comparando-se esse fluxo com o da compra normal…observa-se a perda de várias etapas fundamentais, o que torna a compra em emergência desvantajosa, porque os preços obtidos são elevados em relação aos da compra normal”.
Nesse contexto, a compra emergencial pode gerar incrementos de preços e não estoques. Até porque ao comprar emergencialmente o comprador tem a necessidade de utilizar o novo material ou produto adquirido de forma imediata, dessa forma não gerando incremento no estoque da organização.
A única forma da compra emergencial gerar incremento de estoque ocorre no caso do fornecedor impor a aquisição de volume superior ao desejado pelo comprador, mas essa não é uma condição prevista pelo enunciado e não deve ser considerada uma condição comercial comum ou corriqueira.
Da mesma maneira e em condições normais, ou seja, quando o fornecedor não impõe essa condição (o que é o esperado e ocorre de forma corriqueira), a afirmativa “Compras emergenciais podem gerar incrementos do estoque” não condiz com a realidade e está errada.
Nesse cenário, a geração de estoque adicional ao longo do processo de compra emergencial não é tipicamente esperada e, na grande maioria das vezes, não ocorre, induzindo o aluno à resposta incorreta de acordo com o gabarito da banca o que sugere a anulação da questão.
Professor Ricardo Campanario – Estratégia Concursos
Questão: Embora se desdobre em três funções, o poder estatal é uno, indivisível e indelegável.
Requerimento: Anulação.
Fundamentação:
Embora a uma parte da doutrina estabeleça, de uma forma genérica, que o poder estatal seja indivisível, essa afirmação em uma questão de Certo/Errado torna-se extremamente dúbia e abre margem para interpretações diversas.
Existem diversas situações em que o poder estatal pode ser delegado, vejamos:
Dessa forma, verificamos que existem diversas formas de delegação da atividade estatal, amparadas na própria Constituição Federal, o que torna a presente questão dúbia.
Assim, requer-se a anulação da assertiva acima indicada, de maneira a manter a lisura e imparcialidade do certame.
Questão: Na administração direta, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso.
Requerimento: Troca de gabarito
Fundamentação:
A lei 14.133/21 trata da modalidade licitatória concurso para a contratação de serviços técnicos, científicos ou intelectuais. Contudo, isso não alcança os serviços técnicos profissionais especializados, que possuem um tratamento diferenciado pela lei, vejamos:
Art. 6º (…) XXXIX – concurso: modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor;
Os serviços técnicos profissionais especializados configuram caso de inexigibilidade de licitação. Ante a competição ser inviável, essa é uma situação de contratação direta, na qual não será realizada licitação, vejamos:
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: (…) III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:
Desse modo, a questão fez referência a atividade descrita no art. 74, que configura hipótese de contratação direta, e não de licitação na modalidade concurso.
Assim, requer-se a troca do gabarito para ERRADO, de forma a manter a lisura e imparcialidade do presente certame.
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo trataremos acerca das evidências de auditoria para o concurso…
O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado com 55 vagas…
Neste artigo você encontrará um resumo das modalidades de documentos psicológicos Relatórios Psicológico e Multiprofissional,…
A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, anunciou a suspensão das incrições do edital 4…
A Prefeitura de São João do Piauí reabriu as inscrições do edital de concurso público,…
Estão suspensas as atividades do concurso CISNORJE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro…