A batalha judicial sobre a realização do concurso da Polícia Federal está perto de ter uma definição. Nesta sexta-feira, 21 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará em Plenário virtual a Reclamação Constitucional que solicita a suspensão das provas do concurso da Polícia Federal (PF).
“A concessão da medida liminar Inaudita Altera Pars para fins de SUSPENDER a realização de todas as fases/etapas do concurso público da POLÍCIA FEDERAL agendadas para o próximo dia 23.05.2021 em todo o país, em que se faça necessária a presença física de candidatos em locais de provas e/ou para entrega de documentos, até decisão posterior proferida nestes autos.”
O texto do processo aponta os riscos para a saúde dos candidatos, a possibilidade de contágio durante a realização das provas e o perigo de colapso do sistema de saúde do país.
“É intrínseco aos iminentes riscos à saúde e à vida da candidata, dos demais candidatos e da sociedade como um todo, haja vista que potencialmente, as aglomerações denunciadas nestes autos se repetirão, expondo candidatos ao risco de contaminação, ocasionando um alastramento em larga escala do vírus e colapsando o já combalido sistema de saúde”
Na última quarta-feira, 19, o Cebraspe divulgou confirmou as provas do dia 23 de maio, reafirmando a aplicação dos exames no município de Curitiba, onde o prefeito editou um decreto que restringiu ou suspendeu diversas atividades na cidade, incluindo concursos públicos.
Nesta quinta-feira, o município ajuizou uma ação solicitando a suspensão do certame até que haja condições sanitárias que garantam a saúde dos candidatos
“A presente ação civil pública busca garantir o necessário adiamento da aplicação de provas Concurso Público para o provimento de vagas nos cargos de Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, referente ao Edital n. 1 – DGP/PF, de 15/01/20121, prevista para o próximo dia 23 de maio de 2021, até que haja condições sanitárias adequadas para sua realização, incluindo a estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimentos, de maneira adequada, dos casos de COVID-19.”
Há pouco a votação foi finalizada e com o placar de 6×1, foi decidido que as provas do concurso PF serão realizadas agora no domingo, dia 23/05. A equipe de jornalismo do Estratégia Concursos segue acompanhando todos os desdobramentos do concurso PF e em breve trará mais informações.
Para saber todos os detalhes sobre o concurso PF acesse o artigo abaixo:
Saiba mais: concurso PF
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!
O fim de semana está com uma programação cheia de eventos para você reforçar seus…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo trataremos acerca das evidências de auditoria para o concurso…
O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado com 55 vagas…
Neste artigo você encontrará um resumo das modalidades de documentos psicológicos Relatórios Psicológico e Multiprofissional,…
A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, anunciou a suspensão das incrições do edital 4…
A Prefeitura de São João do Piauí reabriu as inscrições do edital de concurso público,…