Concurso PF: decisão será tomada pela justiça de SP
Os processos do concurso PF, um que pede o adiamento das provas e, outro, a manutenção das datas, continuam a apresentar movimentações na justiça.
Segundo o advogado que pediu habilitação nos autos, o juiz do Ceará acatou a exceção de incompetência da União e declinou a competência para São Paulo. Assim, quem julgará o processo será um magistrado do estado de São Paulo que já julgou ação semelhante e decidiu pela manutenção da etapa de provas.
As novas movimentações ocorrem após o Ministério Público Federal (MPF) ingressar com ação pedindo que a etapa seja novamente adiada.
Na ação civil pública encaminhada à União, o MPF apresentou novos fatos sobre a pandemia da Covid-19 e acerca da realização de concursos no âmbito nacional pelo Cebraspe. Com isso, o órgão ressaltou a necessidade de suspender a aplicação das provas da PF.
Após isso, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu parecer sobre o assunto, alegando uma suposta “prevenção” entre esta ação popular atual e uma outra de fevereiro.
Em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos, o procurador do MPF, Oscar Costa Filho, deu detalhes sobre a Ação que solicita a suspensão das provas. Costa Filho afirmou que entende que os candidatos estejam ansiosos porque estão se preparando há muito tempo, mas ressalta que as provas serão realizadas quando as condições mínimas se estabelecerem.
Vale lembrar que o cronograma do certame foi alterado. Entre as mudanças registradas, está a data para divulgação dos locais de prova, que passou para o dia 18 de maio. Confira os detalhes aqui!
Inicialmente, a avaliação era prevista para ocorrer em 21 de março, entretanto foi postergada para 23 de maio. De acordo com imagem que circula nas redes, a seleção registrou o total de 321.014 inscritos.
O Estratégia Concursos segue acompanhando o desenrolar dos acontecimentos acerca do concurso PF, cujos processos serão apreciados pelo justiça do estado de São Paulo.
Saiba mais: concurso PF
Quer estudar para o concurso Polícia Federal 2021?
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!