Concurso PF: Curitiba poderá punir quem descumprir decreto
Após a publicação do Cebraspe confirmando as provas da PF para o próximo domingo (23), a Prefeitura de Curitiba se manifestou sobre o fato. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba, quem desrespeitar o decreto poderá sofrer punições de acordo com a lei municipal.
Lembrando que o decreto N.º 890/2021 restringe concursos públicos e processos seletivos em toda a cidade:
“Reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados…”
O Estratégia já havia confirmando com a prefeitura que realmente não haverá realização das provas na cidade, já que o decreto contempla não só concursos locais, mas federais também.
Ações judiciais
Vale lembrar que as ações judiciais, que atualmente tramitam na justiça, poderão também adiar a realização das provas do concurso PF.
Nos últimos dias, após o Ministério Público Federal (MPF) se mostrar favorável à realização das provas, o órgão recuou e ingressou com uma ação pedindo para que a etapa seja novamente adiada.
Em ação civil pública encaminhada à União, o MPF traz alguns fatos sobre a pandemia da Covid-19 e realização de concursos no âmbito nacional organizados pelo Cebraspe. Com isso, o órgão ressaltou a necessidade de suspender a aplicação das provas da PF.
Após isso, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu parecer sobre o assunto, alegando uma suposta “prevenção” entre esta ação popular atual e uma outra de fevereiro.
Em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos, o procurador do MPF, Oscar Costa Filho, deu detalhes sobre a Ação que solicita a suspensão das provas. Costa Filho afirmou que entende que o candidato que está ansioso porque está se preparando há muito tempo, mas ressalta que as provas serão realizadas quando as condições mínimas se estabelecerem.
O Estratégia Concursos continua a apurar as principais informações sobre o decreto de Curitiba e o concurso PF. Para mais informações, acesse o link abaixo:
Quer estudar para o concurso Polícia Federal 2021?
Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!