Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 31

Oi, oi,oi! O tema das enchentes sempre entra em discussão no início do ano devido à grande quantidade de chuvas dessa época. Logo, para o Concurso PCDF escrivão, esse assunto merece atenção.

Proposta de Redação 31

As maiores cidades brasileiras sofrem frequentemente com chuvas e com inundações. Em geral, elas seguiram um modelo de urbanização que só agrava o problema.

Bairros a perder de vista, prédios e mais prédios, ruas e avenidas cercadas pelo concreto, onde o que se vê é quase tudo cinza. Áreas verdes quase não aparecem na paisagem. Outra característica em comum dessas metrópoles? As inundações, que devem ficar cada vez mais fortes.

“Gente, eu estou inundando”, lamenta uma motorista dentro do próprio carro em uma tempestade.

No Rio, a região do Jardim Botânico, por exemplo, recebeu 300 milímetros de chuva em 24 horas – 88 milímetros em apenas uma hora. A região, que tem bastante área verde, reteve grande parte da água no solo; e o restante desceu numa forte enxurrada pelas ruas e avenidas que são impermeabilizadas. A parte baixa ficou completamente alagada.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/04/11/chuvas-e-inundacoes-sao-rotina-nas-maiores-cidades-brasileiras.ghtml

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

A rotina de inundações e enchentes nas maiores cidades brasileiras

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra acerca das causas das enchentes nos centros urbanos [10,00]
  2. Comente sobre algumas das consequências geradas pelas enchentes nas cidades. [10,00]
  3. Apresente algumas medidas eficazes para combater as enchentes [9,00]

Venha conhecer o curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.