Concurso PC TO: há possibilidade de não ocorrer, diz secretário.
O titular da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, declarou que o próximo concurso da Polícia Civil do estado (PC TO) pode não acontecer em razão da aprovação da Emenda Constitucional (EC) 110/21, derivada da PEC dos Pioneiros, que, de acordo com o executivo tocantinense, pode levar o estado à falência.
O secretário acredita que a EC pode impossibilitar os pagamentos de progressões e do novo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da corporação. Cristiano se refere à norma como “emenda Titanic” e no seu entendimento ela “quebra o estado para depois afundar”.
Cristiano ainda declarou que existe possibilidade de o gasto com pessoal do Tocantins aumentar para 61%, o que impediria o aumento de despesas com o funcionalismo público, mas ressalta que o governo do estado irá fazer uma “gestão responsável” e que deve melhorar “todos os índices de desenvolvimento”.
“O gasto com pessoal pode subir para 61%, impedindo aumento de despesas de pessoal. Mas o Governador @mauro.carlesse fará o possível para continuar fazendo uma gestão responsável, e melhorando todos os índices de desenvolvimento do Estado. Estamos confiantes que essa irresponsabilidade fiscal e administrativa será superada e conseguiremos implementar um novo PCCS para a #PCTO !!”, escreveu Cristiano nas redes sociais.
O secretário já havia afirmado que o próximo certame da Polícia Civil do Tocantins deve ofertar vagas para Agente, Delegado e Papiloscopista. Além disso, sinalizou que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe, pode ser a banca organizadora da seleção.
O último concurso PC TO foi realizado em 2014 e organizado pela Fundação Aroeira. Na ocasião, foram ofertadas 515 vagas mais oportunidades para formação de cadastro de reserva para Delegado, Agente, Escrivão, Papiloscopista, Agente de Necrotomia, Médico Legista e Perito Criminal.
Para saber todos os detalhes sobre o concurso PC TO, acesse o artigo abaixo:
Saiba mais: concurso PC TO