Concurso PC SP pode ter novo edital em janeiro de 2023? Confira!
O novo concurso PC SP pode ter seu edital publicado em janeiro de 2023? Segundo informações do delegado e diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da Polícia Civil de São Paulo, Gilson Cezar Pereira da Silveira, sim!
Em entrevista, o diretor destacou que “a nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício. Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”.
Em relação às provas, a expectativa é de que a primeira etapa seja aplicada no primeiro semestre do próximo ano. Outra importante informação revelada sobre o novo concurso PC SP é referente a banca organizadora.
“A banca organizadora é contratada por dispensa de licitação e precisa nos oferecer o menor preço. A Academia de Polícia faz uma pesquisa de mercado para verificar os preços praticados. Se o preço da Vunesp for o menor/melhor, ela pode ser contratada pela administração pública. Caso não ocorra, é necessário fazer uma licitação”, revelou Silveira ao ser questionado se a Fundação Vunesp seria mantida como organizadora.
Segundo despacho de autorização divulgado no início de setembro, a Polícia Civil de São Paulo recebeu o aval para 3.500 vagas. As oportunidades serão distribuídas em diferentes carreiras de 3ª classe, sendo:
- 552 vagas de Delegado de Polícia;
- 116 vagas de Médico Legista;
- 249 vagas de Perito Criminal;
- 1.250 vagas de Investigador de Polícia;
- 1.333 vagas de Escrivão de Polícia.
E o concurso PC SP para nível médio?
O tão aguardado concurso público para as carreiras de nível médio da PC SP segue em estudos. O diretor da DAP, Gilson Cezar Pereira da Silveira, estima que o pedido para autorização seja realizado ainda neste ano.
“Nós já estamos realizando estudos preliminares para solicitar ao governador a abertura de mais concursos para as carreiras de fotógrafo, técnico pericial, desenhista técnico pericial, agente de telecomunicações, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, atendente de necrotério e auxiliar de necropsia.
A ideia é que essa autorização saia neste exercício também. Isso depende do governador e das secretarias.”
Saiba mais: Concurso PC SP