Os participantes do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) terão a oportunidade de realizar a prova em localidades mais próximas de suas residências.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a relação das 180 cidades selecionadas para sediar o certame, com previsão de acontecer em março de 2024. Confira:
Para a execução do CNU, foram escolhidas localidades e aglomerados populacionais com uma população superior a 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso a estrutura do município selecionado não seja adequada para sediar o concurso, as provas serão conduzidas em cidades vizinhas. A distribuição abrange 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-Oeste, 44 no Sudeste e 23 e na região Sul.
A escolha de realizar o certame em 180 cidades em todo o país visa democratizar o acesso da população às oportunidades no serviço público.
Segundo José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, essa abordagem torna mais acessível e econômico para as pessoas realizarem a prova em proximidade de suas residências.
Na região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.
No Nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.
Na região Centro-Oeste, o CPNU abrangerá 20 municípios, distribuídos da seguinte maneira: oito locais em Goiás, quatro em Mato Grosso do Sul, sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal.
Já no Sudeste, as provas serão realizadas em 44 municípios, incluindo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo.
Por fim, na região Sul, o certame ocorrerá em 23 municípios, sendo oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.
Essa será uma boa oportunidade para quem sonha em ingressar na carreira pública, uma vez que o concurso terá 6.640 vagas com salários iniciais que podem chegar na casa dos R$ 22 mil.
Para mais informações do Concurso Nacional Unificado (CNU), além dos locais de provas divulgados, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo e exclusivo para você:
Participe do nosso Grupo de Estudos gratuito do CNU
Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso ISS Cuiabá para o cargo de Auditor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Flores de Goiás, com vagas…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? A Lei 14.133/2021 (Lei…
Olá, bom te ver! Para reforçar cada vez mais nossos estudos, neste conteúdo aprenderemos um…
Olá, pessoal! Recentemente foi amplamente destacado na mídia a nova lei dos concursos públicos, sancionada…
Estão na praça os novos editais de concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) com…