Concurso Nacional Unificado: veja o cronograma aqui!
Com a publicação dos editais do Concurso Nacional Unificado, a chance de abraçar essa grande oportunidade de ingressar na carreira pública está nas suas mãos! O cronograma prevê provas no dia 05 de maio.
Além disso, os candidatos interessados no CNU devem se atentar as demais datas do cronograma, como por exemplo, o prazo de inscrições. Nesse artigo você confere todas as principais datas do maior concurso dos últimos tempos!
CRONOGRAMA DO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO
- Qual o período de inscrição? de 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024
- Qual o valor da taxa de inscrição? a taxa varia de R$ 60,00 a R$ 90,00, conforme o nível de escolaridade escolhido.
- Onde realizar a inscrição? todo o procedimento deve ser realizado na plataforma Gov.br e o valor deverá ser pago por meio de GRU.
- Posso pedir a isenção? Até quando? caso você possua os requisitos definidos no edital, poderá solicitar a gratuidade entre os dias 19 a 26 de janeiro.
- Quando serão as provas do CNU? as provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).
- Quando serão divulgados os gabaritos preliminares? No dia 07 de maio.
- Resultados finais do concurso no dia 30 de julho.
- Início da convocação para posse e cursos de formação – 05 de agosto.
Vale lembrar que as respectivas datas estão disponíveis nos editais do Concurso Nacional Unificado, passiveis de alteração, conforme necessidade do Governo Federal.
Ademais, o “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional).
Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.
Além disso, o Ministério da Gestão e da Inovação estima que de 2 a 3 milhões de pessoas se inscrevam. O governo afirma que o objetivo do certame é promover igualdade de acesso aos cargos públicos efetivos, além de padronizar os procedimentos de aplicação dos exames.
Para ficar por dentro de mais detalhes do certame, acesse agora mesmo o link abaixo:
Saiba mais: Concurso Nacional Unificado