Concurso MRE já tem “pedido de autorização formalizado”
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou à equipe de jornalismo do Estratégia Concursos nesta quarta-feira (26/4) que o pedido de novo concurso para a área de apoio já foi formalizado.
O pedido tramita junto ao Ministério da Economia desde maio de 2022 e prevê o preenchimento de vagas nas carreiras de assistente e oficial de chancelaria.
Conforme o esclarecido pelo órgão, por não ter autonomia para autorizar concursos para a área de apoio o MRE aguarda a autorização para o provimento de cargos.
“A intenção do Ministério é sim realizar realizar o concurso ainda em 2023, mas estamos aguardando o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, afirmou a fonte contatada.
A previsão é de que sejam ofertadas 100 vagas, sendo:
- 50 vagas para oficial de chancelaria;
- 50 vagas para assistente de chancelaria.
Cabe destacar que o o presidente do Sindicato Nacional dos servidores do Itamaraty (Sinditamary) e oficial de chancelaria, João Marcelo Melo, levantou a possibilidade de que o concurso seja realizado anualmente dado o grande número de cargos vagos nas carreiras de oficial e assistente de chancelaria.
Segundo o representante, a possibilidade ainda está avaliada internamente, mas é necessária já que muitos dos aprovados tendem a viver no exterior e a Sede em Brasília sofre com um quadro defasado.
“O Ministério em Brasília é maior, são inúmeras divisões e inúmeros departamentos. Tem bastante trabalho a ser feito, mas tem pouca gente”. Veja detalhes em vídeo aqui!
Confira todos os detalhes e informações do novo concurso no link abaixo:
Saiba mais: concurso MRE 2023