Ficou surpreso que a FGV é a banca do concurso MPU?
O edital do concurso do Ministério Público da União (MPU) pode ser publicado a qualquer momento! O extrato de contrato com a banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) já foi publicado.
Inclusive, a escolha da FGV foi uma novidade, tendo em vista que nos últimos seis concursos públicos o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebrasbpe) – de 1999 a 2018 – foi a empresa responsável pelos editais.
Ou seja, a forma de cobrança dos conteúdos será diferente nas próximas provas. Por conta disso, o Estratégia Concursos separou as diferenças entre as bancas para que você possa conhecer um pouco melhor o estilo de cada uma e adaptar os seus estudos.
Concurso MPU: como é a banca FGV?
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das maiores bancas examinadoras de concursos públicos do País e costuma organizar certames para a carreira de Tribunais.
A FGV é rigorosa na elaboração e aplicação das provas, seguindo padrões éticos e técnicos reconhecidos internacionalmente.
As questões são bem elaboradas, extensas e abordam temas atuais. Além de aplicar situações-problema, também focam em conceitos, legislação e terminologias específicas.
É preciso estar atento para não cair em “pegadinhas”. As provas costumam ter entre 70 e 80 questões objetivas de múltipla escolha e os temas das redações normalmente são relacionados à conjuntura social.
Concurso MPU: como é a banca Cebraspe?
As provas geralmente contam com 120 questões, mas, dependendo do certame, a avaliação pode chegar até 150 alternativas. Já nos exames de múltipla escolha, a quantidade varia de 60 a 80 questões.
O concurso realizado pelo Cebraspe também costuma ter uma prova de redação. Os temas geralmente são técnicos, com assuntos sobre o cargo/área da seleção, ou de atualidades, o que pode variar conforme o edital.
Quando o assunto é o estilo de exigência do conteúdo, o Cebraspe busca trazer questões contextualizadas, principalmente, com a rotina do trabalho do futuro servidor.
Entre os concurseiros a empresa também é reconhecida pela rigidez com a interpretação de texto e assuntos que fogem do famoso “decoreba”.
Confira mais detalhes do concurso MPU através do link abaixo:
Saiba mais: concurso MPU
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Que tal estudar para o concurso MPU?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.