Concurso MPO avalia adiamento do 2º dia de provas!
Mais um concurso federal avalia realizar o adiamento de suas provas, dessa vez, o concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento).
Com provas discursivas previstas para o dia 09 de junho, o Cebraspe junto à Pasta Federal pode realizar a medida em razão do atual cenário no Rio Grande do Sul, que teve reconhecido calamidade pública pelo Governo Federal.
A informação foi obtida pelo nosso próprio time de jornalismo que, em contato com o Ministério no dia 16 de maio, confirmou a possível alteração da data. Veja:
Conforme a resposta, o MPO visa garantir a segurança e o bem-estar dos candidatos gaúchos, bem como da equipe de aplicação das provas.
Além disso, a isonomia na disputa é uma das principais prioridades da Pasta, que, se não exercido, a necessidade da medida se torna primordial.
Vale lembrar que foi decretada calamidade pública em mais de 80% dos municípios do Rio Grande do Sul. A ação é consequência das fortes chuvas – classificadas em nível III, grande porte e intensidade, que afeta toda região.
Os cidadãos do sul sofrem com falta de abastecimento de água e luz, perda de suas casas e pertences, falta de medicamentos e insumos. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas e 150 foram mortas.
Vale lembrar que, devido ao atual cenário na região gaúcha, o Ministério de Gestão e Inovação adiou por tempo indeterminado a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, que possui oportunidades do MPO contempladas.
Sobre o MPO
O Ministério do Planejamento e Orçamento, antigo Ministério do Planejamento, foi extinto durante o governo de Jair Bolsonaro e reaberto pelo atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
O órgão foi um dos englobados para a criação, juntamente com outros ministérios, do Ministério da Economia.
São atribuições gerais do Ministério do Planejamento e Orçamento:
- Elaboração de subsídios para o planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional;
- Avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas;
- Elaboração de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos nacionais;
- Elaboração, acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais;
- Viabilização de novas fontes de recursos para os planos de governo; e
- Formulação de diretrizes, acompanhamento e avaliação de financiamentos externos de projetos públicos com organismos multilaterais e agências governamentais.
Quer saber mais informações sobre o concurso MPO, além do adiamento das provas? Então, confira o nosso artigo completo sobre!
Mais informações sobre o concurso MPO