Após quase um ano de negociações, paralisações e greve, um acordo foi firmado com o MGI para reajuste salarial e progressão de carreira da categoria ambiental, abrangendo, inclusive, o concurso público do Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas (MMA).
A resolução assegura a reestruturação remuneratória em duas etapas, sendo a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026.
Recentemente foram publicadas as nomeações de 98 candidatos aprovados no certame realizado em 2023.
Devidamente homologada, a seleção ficará válida por um ano (até 29 de abril de 2025), podendo ser prorrogada por igual período uma única vez.
Importante destacar que, recentemente, foi solicitado um novo concurso com cerca de 350 vagas. Conforme ofício, todas as oportunidades seriam destinadas ao preenchimento do cargo de Analista Ambiental, mesma carreira contemplada no último concurso, de 2023.
Neste artigo, você fica por dentro de todas as informações e novidades sobre o concurso MMA. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Confira abaixo informações do cargo, vagas e salário do concurso MMA:
Cargo | Vagas | Salário |
---|---|---|
Analista Ambiental | 98 | R$ 8.817,72 |
Analista Ambiental: diploma de conclusão graduação em nível superior ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atualmente, o vencimento básico inicial para o cargo de Analista Ambiental é de R$ 5.145,72.
Com a restruturação na carreira e reajuste salarial, sendo a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026, as tabelas remuneratórias passarão a ser da seguinte maneira:
Segundo dados de junho de 2024, existem atualmente 473 cargos vagos referente ao Analista Ambiental, dentre 918 existentes.
Os candidatos do concurso MMA foram avaliados pelas seguintes etapas:
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeram 100,00 pontos e foram compostas por 100 questões do tipo CERTO ou ERRADO.
A prova discursiva valeu 30,00 pontos e consistiu de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a atualidades, sendo:
O último edital para o cargo de Analista Ambiental foi publicado em 2010, com a oferta de 200 vagas distribuídas entre cinco áreas de concentração, com 40 vagas cada.
Foram registrados 36.634 inscritos, uma concorrência de, aproximadamente, 183 candidatos por vaga. Posteriormente, foram convocados 347 candidatos aprovados.
Homologado em 2011, o concurso público foi prorrogado por mais dois anos, a partir de 09 de agosto de 2013, expirando em 2015.
Já para Agente Administrativo, o último concurso foi realizado um ano antes, em 2009 (prorrogado por dois anos, expirou em 2013).
Foram ofertadas 248 vagas para o cargo que exige nível médio completo, sendo convocados 746 candidatos. Com 23.753 inscritos, a concorrência ficou em, aproximadamente, 118 candidatos por vaga.
Criado em novembro de 1992, o Ministério do Meio Ambiente tem como missão formular e implementar políticas públicas ambientais nacionais de forma articulada e pactuada com os atores públicos e a sociedade para o desenvolvimento sustentável.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…
Ver comentários
Gostaria de participar do concurso de MMA...
Gostaria de estar informado sobre o concurso