Concurso Ministério da Fazenda – Assistente Técnico-Administrativo (ATA/MF): Uma Análise Completa do Edital
Olá, pessoal!
Hoje gostaria de apresentar para vocês uma análise detalhada do último concurso do Ministério da Fazenda para o cargo de ATA (Assistente Técnico-Administrativo).
O último edital foi publicado em 2014, sendo ofertadas 1024 vagas para diversos Estados da Federação. A banca responsável pelo concurso foi a ESAF.
A tabela abaixo sintetiza o número de vagas por Estado da Federação:
Note que o Estado de São Paulo e o Distrito Federal não foram contemplados com vagas. Por isso, a expectativa é de que haja muitas vagas para esses entes da federação (SP e DF) no próximo certame!
Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK
Para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo (ATA/MF) exige-se apenas o nível médio de escolaridade. A remuneração inicial é de aproximadamente R$ 3.670,00 reais, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O Assistente Técnico-Administrativo tem como atribuições a execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas (Auditor-Fiscal e Analista). Muitos ATAs ocupam importantes funções de chefia dentro do Ministério. Trata-se de um cargo bastante respeitado dentro da Receita Federal do Brasil!
Vamos, agora, à questão que todos querem responder: como é o concurso Ministério da Fazenda? Tenho que estudar MUITO? (risos)
No último concurso do Ministério da Fazenda, foram realizadas duas provas, uma de Conhecimentos Básicos e outra de Conhecimentos Específicos. Essas provas totalizaram 70 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:
A prova 01 foi responsável por 80 pontos e a Prova 02 foi responsável por 40 pontos, totalizando 120 pontos. Cada disciplina representou o seguinte percentual desse total:
Note que Português e Matemática/Raciocínio Lógico foram responsáveis por praticamente 50% do total de pontos! São as disciplinas a que você mais deve se dedicar, sem dúvida! Todavia, há uma pontuação mínima por disciplina (40%) e por prova (50% na Prova 01 e 40% na Prova 02), então não dá para descuidar de nenhuma matéria…
Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK
O que você deve estar se perguntando agora é: quando haverá um novo concurso Ministério da Fazenda?
Não podemos responder a essa pergunta, infelizmente. O que se sabe, atualmente, é que o Ministério da Fazenda solicitou ao Ministério do Planejamento (MPOG) a abertura de concurso para o preenchimento de 5.000 (cinco mil) vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo (ATA/MF). Isso significa que há, sim, muita necessidade de novos servidores no órgão!
Outra dúvida importante: qual foi a concorrência do último concurso?
A concorrência “nominal” foi de aproximadamente 256 candidatos/vaga. Contudo, houve cerca de 47% de abstenções, o que significa uma concorrência real de mais ou menos 135 candidatos/vaga. Por isso, não dá para prestar esse concurso sem se preparar adequadamente…
Mesmo assim, ninguém gabaritou a prova (risos), o que mostra que a ESAF não é “mansinha”. A maior nota do concurso foi 113 (94% do total). Alguns candidatos foram aprovados com nota mínima (50% do total) de 60 pontos.
Confira o conteúdo programático do último edital, que pode ser baixado neste LINK:
Prova 01 – Conhecimentos Básicos
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Emprego das classes de palavras. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Concordância nominal e verbal. 9. Regência nominal e verbal. 10. Significação das palavras. 11. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República. 12. Redação de correspondências oficiais: documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Matemática: 1. Numeração; 2. Números naturais: múltiplos, divisores, divisibilidade e restos; 3. M.D.C. e M.M.C.; 4. Números fracionários e Operações com frações; 5. Números Decimais e Dízimas Periódicas; 6. Sistemas de Unidade, Notação Científica e Bases não Decimais; 7. Razões e Proporções; 8. Escalas; 9. Divisão Proporcional; 10. Regra de Três Simples ou Composta; 11. Porcentagem; 12. Teoria dos Conjuntos: Conjuntos Numéricos; Relações, Funções de Primeiro e Segundo Grau; 13. Noções de Probabilidade e Estatística Descritiva; 14. Noções de Lógica; 15. Matemática Financeira; 16. Aplicações e Operações com Inequações; 17. Sequências e Progressões Aritméticas e Geométricas; 18. Operações com Matrizes, Logaritmos, Raízes e Radicais, Fatoração Algébrica; 19. Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas, Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões, Lógica sentencial (ou proposicional), Proposições simples e compostas, Tabelas-verdade, Equivalências, Diagramas lógicos, Lógica de primeira ordem, Princípios de contagem e probabilidade, Operações com conjuntos, Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Conhecimentos básicos de linguagens de programação relativos a Lógica e Estrutura de programação. 2. Conceitos básicos de Datamining e Datawarehouse. 3. Conceitos básicos de armazenamento de dados. Banco de Dados Relacional. 4. Conceitos básicos sobre a arquitetura e administração de Banco de Dados. 5. Conhecimentos básicos de ambiente de servidores: Estrutura de servidores físicos e virtualizados. 6. Conceito de Computação em Nuvem (Cloud Computing). 7. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 8. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação na Internet, correio eletrônico, redes sociais, grupos de discussão e de busca. 9. Conceitos básicos sobre ameaças e segurança da informação.
ATUALIDADES: 1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. 1.1. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social. 1.2 O debate sobre a legalização das drogas e seu impacto sobre as políticas públicas e sobre a sociedade. 1.3 Tecnologia e educação. 2. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado. 2.1. Movimentos sociais na era da internet. 2.2 Conselhos de políticas públicas. 2.3. Instrumentos de participação e controle social. 3. Transformações das estruturas produtivas e influência da economia na sociedade global. 3.1. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. 3.2. Poder econômico e responsabilidade social. 3.2.1 Norma Brasileira de Diretrizes sobre Responsabilidade Social – ABNT NBR ISO 26000 : 2010. 3.3 Educação e trabalho. 4. Desenvolvimento Sustentável e Administração Pública. 4.1. Origem e evolução do conceito de Desenvolvimento sustentável. 4.2. Questões ambientais contemporâneas: mudança climática, efeito estufa, chuva ácida, biodiversidade. 4.3. A nova ordem ambiental internacional – Rio/92, Agenda 21, Rio + 20. 4.4. O serviço público e os desafios da sustentabilidade: Agenda Ambiental da Administração Pública; Contratações Sustentáveis, Plano de Logística Sustentável.
Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK
Prova 02 – Conhecimentos Específicos
GESTÃO DE PESSOAS E DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 1. Desafios da Ouvidoria Pública no Brasil. 2. Carta de Serviços ao Cidadão. Decreto nº 6.932/2009. 3. Lei de Acesso a Informação – Lei 12.527/2011. 4. Aprendizagem e Comportamentos Organizacionais. 5. Comunicação Eficaz. 6. Motivação. 7. Formação e Desenvolvimento de Equipes. 8. Administração de Conflitos e Gestão da Mudança. Clima e Cultura Organizacionais.
ÉTICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) 5.2. Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de Administração Pública. 2. Princípios da Administração Pública. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da Administração Pública Brasileira. Concentração. Desconcentração e Descentralização. 6. Decreto-Lei nº 200/1967. 7. O Brasil e sua Administração Pública: Da República velha aos dias atuais. Nascimento e Afirmação da República Brasileira. Aspectos Fundamentais na Formação do Estado Brasileiro. Teorias das Formas e dos Sistemas de Governo. 8. Análise Crítica aos Modelos de Gestão Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 9. Controle Interno e Externo da Administração Pública. Lei nº 8.443/92. 10. Medidas Organizacionais para o Aprimoramento da Administração Pública Federal. Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal. 11. Manual Técnico de Orçamento- MTO-2014. 12. Processo Administrativo em Âmbito Federal.
REGIME JURÍDICO DOS AGENTES PÚBLICOS. 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos, Deveres e Proibições do Servidor Público e seu Regime Disciplinar. 3. Formas de Provimento e Vacância do Cargo Público. 4. Seguridade Social do Servidor. 5. Lei nº 8.429/1992: Disposições Gerais, Atos de Improbidade Administrativa. 6. Decreto nº 7.203/2010. 7. Decreto-Lei nº 2.848/1940: Artigos 153; 296; 311-A/337-A e 359-A/359-H.
Confira os cursos do Estratégia Concursos para o Concurso Ministério da Fazenda! Clique neste LINK
……………
Espero que você tenha gostado da nossa análise do concurso Ministério da Fazenda! =) Lembro-me, com muita alegria, de quando fui aprovada nesse concurso em segundo lugar em Goiás, no ano de 2009! Muitos dos aprovados naquele concurso foram bem-sucedidos no concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, que ocorreu logo depois… Mas isso é assunto para um novo artigo! (rs)
Abraços e bons estudos!
Nádia Carolina
: Clique no LINK
(Ricardo Vale): Clique no LINK